O Carnaval do Brasil

João Henrique Sol
1–800-JOAO
Published in
4 min readMar 10, 2021

Olá, todo mundo! Não nos vemos há algum tempo. Como vão vocês?

Hoje falaremos sobre um tema muito marcante no Brasil. Trata-se de um evento, de uma atividade de expressão cultural, de algo que ocorre todos os anos. Alguém poderia dizer o que é? Aqueles que pensaram no Carnaval, acertaram! Isso mesmo, hoje falaremos do Carnaval, a maior festa popular do mundo!
Para começar, vou introduzi-los à música. Aqui vai uma música de Carnaval bem famosa:

Chama-se Bandeira Branca, de Dalva de Oliveira, a diva da Era Rádio, os anos 50 no Brasil. Esta música influencia nos sambas e nas marchinhas de Carnaval. Prestem bem atenção no ritmo!

Para iniciar este tema, tenho uma pergunta importante: quando ocorre o Carnaval no Brasil e por quê? Alguém consegue formular alguma hipótese nos comentários?
Para já, o evento ocorre entre fevereiro e março, dependendo do ano. Sua data é variável, pois depende da Páscoa, uma vez que ocorre 47 dias antes desta outra comemoração.
São quatro dias oficiais de muita folia, festa e alegria. Em todo caso, como tudo no Brasil se torna um exagero, fazemos também o pré-carnaval e o pós-carnaval, totalizando algumas semanas de comemorações. É importante dizer que isto é possível graças ao fato do Brasil ser um país do hemisfério sul, pois assim temos as estações em oposição aos países do hemisfério norte, logo, na época de Carnaval, estamos, em geral, de férias.
Eu, um estudante universitário, só começo o ano letivo na segunda semana de março. Desta forma, durante as férias, consigo comemorar pelo menos três semanas de carnaval, que se intensificam gradativamente.

Mas de qualquer forma, o que é o Carnaval?
É uma festa popular em que podemos nos expressar livremente cantando, dançando e festejando na rua por diversos dias de folia.

Os foliões se vestem com fantasias ou apenas roupas leves e muito glitter e tinta no corpo e há também diversos tipos de carnaval…

Quanto aos tipos de carnaval, há dois:o carnaval das escolas de samba e o carnaval popular, das ruas.
O carnaval das escolas de samba são eventos nos quais as escolas de samba competem fazendo grandes desfiles de carnaval. O carnaval popular é uma atividade de expressão cultural nas ruas, na qual os foliões se divertem com festas de carnaval todos os dias, e a qualquer momento, nas ruas.

Os estilos musicais oficiais do carnaval são o samba, as marchinhas e o funk, mas podemos encontrar festas de todos os tipos, até mesmo techno.

Vejamos este vídeo para que vocês conheçam um pouquinho do carnaval das escolas de samba:

Este foi o desfile da escola de samba Portela no ano de 2020. Os desfiles contam com meses de preparação e ensaio. A música oficial deste tipo de carnaval é o samba. As letras costumam abordar temas sociais do Brasil. Há muito investimento nos carros alegóricos!
Vocês devem estar se perguntando “Mas o que é um carro alegorico?”. É simples: são as grandes construções que se movem no desfile e sempre trazem figuras dos temas abordados, como os indígenas, os animais etc. Vejam um exemplo neste vídeo do Twitter.

Diferente das escolas de samba, o carnaval popular ocorre nas ruas, por isso as pessoas têm mais liberdade e podem explorar a cidade com muita folia. Dentre todas as cidades brasileiras, as mais marcantes são Olinda e Rio de Janeiro.
A música oficial são as marchinhas, mas podemos, como já dito, ouvir de tudo. Conheçam um pouco das marchinhas para terem alguma ideia.

O canal que publicou este video possui diversas outras marchinhas de carnaval. Confiram-nas!

Vamos ver um pouco mais dos carnavais populares, começando pelo de Olinda:

Ele é marcado todos os anos pelos desfiles de bonecos gigantes. É uma atividade característica desta região. Além das marchinhas, também temos o frevo como ritmo oficial. Os blocos dos bonecos gigantes podem representar diversos personagens e figuras conhecidas.

O Carnaval do Rio é conhecido pelos megablocos. O nome é autoexplicativo: são blocos muito grandes e muito cheios, alguns tendo até um milhão de pessoas.
As marchinhas fazem parte das músicas oficiais, mas o funk também é muito presente. Aproveitando o tema da música, os artistas lançam músicas a fim de disputar quem será o dono do hit de carnaval do ano; compreende-se “hit de carnaval” a música que ficou mais famosa na época do evento.
Uma boa notícia é que o prefeito da cidade do Rio, Eduardo paes, anunciou que a partir de 2022caso a maior parte da população já estiver vacinada — , a cidade vai celebrar dois carnavais oficiais por ano: um entre fevereiro e março e outro em julho, na época de férias de verão na Europa!
Talvez este vídeo consiga mostrar um pouco do que é um megabloco.

Há quem diga que o carnaval brasileiro funciona como um expurgo, mas talvez esta palavra seja forte demais para defini-lo… Trata-se de uma espécie de expurgo, pois, de fato, quase tudo é permitido e as pessoas se preocupam menos. É o momento de gastar todas as energias antes do ano começar de maneira oficial.

Podemos definir o carnaval brasileiro através da frase: “É proibido, mas se quiser, pode.” E, para que possam ver um exemplo de coisas que acontecem durante o evento, mas que não aconteceriam em outras ocasiões, mais um vídeo:

Bem, espero que vocês tenham gostado do Carnaval e já tenham vontade de conhecê-lo!

--

--

João Henrique Sol
1–800-JOAO
0 Followers
Editor for

Assistente de língua portuguesa na França 2020–2021.