Os indígenas brasileiros

João Henrique Sol
1–800-JOAO
Published in
4 min readDec 4, 2020

Certamente vocês já ouviram falar que no Brasil, como em todo continente americano, há populações que compartilham de costumes diferentes dos nossos, não é? Mas qual é o nome destes povos? Vou deixar algumas dicas através de imagens:

Eles tem uma relação bem direta com os animais. 🐦

Praticam pesca usando arco e flecha. 🐟

E, diferente de nós, que habitamos em cidades, eles habitam em aldeias.

Crianças indígenas fotografadas

São os indígenas! As populações nativas que temos no mundo inteiro!! Na foto acima, podemos ver crianças indígenas de etnia Ashaninka na aldeia Apiwtxa, no estado do Acre.
Como se trata de populações nativas e o Brasil é um país enorme, há também muitos povos indígenas e estes povos falam muitas línguas indígenas. Há quem pense que eles só falam tupi e guarani, mas não… Há, na verdade, mais de 180 línguas indígenas, que são compartilhadas por mais de 220 povos indígenas! Incrível, não é!?

Vocês se lembram de minha apresentação sobre Niterói? Então, minha cidade tem uma particularidade com os indígenas. Vejam a imagem abaixo:

Estátua de Araribóia na Praça Araribóia em Niterói

Esta é a estátua de Araribóia, que fica justamente na Praça Araribóia, no centro da cidade de Niterói. Esta é a praça onde uma das estações das barcas se localiza.

Mas por que ele é importante para a cidade? Bem, ele é simplesmente o fundador da cidade de Niterói!
Durante uma batalha entre os portugueses e os franceses, Araribóia, junto a sua aldeia, a Aldeia Temiminó, apoiou a luta dos portugueses na conquista da Baia de Guanabara. Se os franceses houvessem ganhado esta batalha, talvez falássemos francês em Niterói.

Mas a vida dos indígenas não é só manter seus costumes e gerar importância para as cidades, infelizmente. Há muitos conflitos entre os indígenas e os não-indígenas, sobretudo por conta de território… Vejam se conseguem observar isto na imagem abaixo:

Aqui temos a representação de uma manifestação contra a demolição da Aldeia Maracanã. Provavelmente já ouviram falar no estádio Maracanã, porém sabiam que há uma aldeia indígena por ali? No Rio de Janeiro, estes indígenas tem de lutar muito por seu território, sobretudo por se tratar de uma aldeia em espaço urbano.

E como toda manifestação, há conflitos entre os manifestantes e os policiais…

E esta não é a única razão para estes conflitos! Os indígenas habitam principalmente nas zonas de mata, de floresta e, por lei, a invasão de território indígena é ilegal, porém ainda assim há pessoas que insistem em invadi-las, um grande exemplo é o dos garimpeiros, que invadem as terras indígenas para minerar ouro e os madeireiros, que invadem as terras indígenas para extrair madeira, dentre outros abusos.

Então podemos concluir que os povos indígenas se manifestam, pois os povos não-indígenas não respeitam seu território e contribuem também para a morte de indígenas, seja com covid, seja por intoxicar as águas, seja por intoxicar a terra, seja com fogo, dentre outras razões.

No vídeo a seguir vemos o testemunho de Davi Kopenawa, líder indígena da Aldeia Yanomami, que discursou na audiência da ONU em março deste ano. Seu objetivo era de alertar às autoridades internacionais sobre o que está acontecendo aos indígenas brasileiros, um pedido de socorro.

Vale a pena repetir que o garimpo e qualquer outro tipo de “razão” para invasão de terras indígenas são ilegais! Isto ataca os indígenas, além de colocá-los em risco. Muitos deles tem tido problemas com covid, pois, como habitam zonas diferentes das cidades, não possuem hospitais para atendimento, logo, durante uma pandemia, estas invasões se tornam ainda mais problemáticas.

Indígenas se manifestando contra o garimpo

Há diversos exemplos de pedidos e falas de indígenas que pedem socorro e se manifestam, como Davi Kopenawa. Aqui temos um vídeo produzido por indígenas Yanomami e Ye’kwana contra a ação dos garimpeiros e em defesa do cumprimento das leis quanto aos povos e territórios indígenas:

Bem, espero que vocês tenham gostado e que agora conheçam um pouco mais dos indígenas e de sua situação no país. Eles são, com certeza, muito importantes para nossa história e cultura, mas sofrem muito há muitos séculos…

--

--

João Henrique Sol
1–800-JOAO
0 Followers
Editor for

Assistente de língua portuguesa na França 2020–2021.