Rio 40°C
Coucou, estudantes do liceu Herriot. Tudo bem?
Como já sabem, eu venho do estado do Rio de Janeiro, que fica no litoral do Brasil e na região sudeste. Vejam-no ilustrado a seguir:
Este é seu mapa e vocês já o conheciam, porque o vimos durante minha primeira apresentação. Trata-se de um estado dividido em 12 regiões internas e turísticas. A capital se encontra na região metropolitana, mas e as outras cidades? Vamos conhecer um pouco mais?
Começo lhes perguntando: que cidade é essa? Onde ela fica?
Podemos ver pequenas casas, algumas cores, pequenas ruas, algumas plantas. E se eu dissesse a vocês que esta cidade fica no estado do Rio de Janeiro?
Estamos falando de Penedo! Uma cidade que se localiza em uma região montanhosa do estado, a região das Agulhas Negras, por isso faz muito frio. Também é conhecida como Pequena Finlândia e é muito procurada no inverno por conta de seu clima e especialidades.
E agora? Onde estamos? Digo-lhes desde já que não é a cidade do Rio e nem Niterói… Podemos observar que se trata de uma cidade litorânea, que tem casas e apartamentos e, sobretudo, uma praia!
Estamos falando de Arraial do Cabo! Muito conhecida por atrair turistas durante o verão e Carnaval, a cidade compõe a região Costa do Sol e, evidentemente, fica no litoral, tendo praias banhadas pelo Oceano Atlântico.
Para terminar, uma cidade mais conhecida e que vocês já ouviram falar, com certeza! Onde será que estamos?
Observem as paisagens, o mar, as montanhas, pois a resposta não é difícil…
Estamos no Rio de Janeiro, também conhecido como Cidade Maravilhosa! Aqui temos a vista do monumento principal, o Cristo Redentor. Outro monumento muito atraente é o Pão de Açúcar. Trata-se de uma cidade famosa pela bossa nova, pelas favelas, pelo futebol, pelas praias, pelo samba, dentre outras coisas.
Não sei se vocês se lembram, mas há quatro anos atrás a cidade foi sede de um evento mundial, as Olimpíadas 2016!
Agora vamos às curiosidades: vocês sabiam que houve um plano de construir um Rio de Janeiro que se parecesse com Paris? A tentativa de criação de uma espécie de Paris Tropical, podemos dizer. Este plano foi anteriormente pensado pela coroa portuguesa, porém só foi colocado em prática na transição entre século XIX e XX, com o prefeito Pereira Passos. Vejam abaixo alguns exemplos:
O que acham? A Avenida Central foi planejada e construída tendo por inspiração a Avenida des Champs Élysées em Paris.
Temos outro exemplo mais concreto e ainda mais similar, vejam-no:
À esquerda temos o Theatro Municipal, que foi planejado e construído tendo a Opéra Garnier como inspiração e, ao seu lado, à direita, temos a Escola Nacional de Belas Artes, que foi, por sua vez, planejada e construída tendo o Musée du Louvre como inspiração. O que estão achando destas similaridades?
Houve ainda a ideia de trazer um outro artigo ao Rio de Janeiro para que se parecesse cada vez mais com a Cidade Luz. Não se trata de um objeto, construção, monumento, tampouco de uma rua. O que vocês acham que poderia ser?
Sim, os pombos… Não havia pombos no Brasil até esta época, porém com este plano, passou-se a tê-los, primeiro no Rio de Janeiro e, depois, no país inteiro.
O que vocês acham desta ideia em específico?
Uma vez que foi a segunda capital do país, o Rio de Janeiro é provavelmente a cidade na qual vocês pensam quando alguém diz “Brasil!”, afinal temos muitos elementos fortes da cultura brasileira, como Carnaval, futebol, dentre outros clichês. Por conta disto e por conta do calor da cidade — lembrem-se que o Brasil é um país majoritariamente subtropical — , foi feita uma homenagem à cidade em forma de música! Trata-se de Rio 40°, uma música de Fernanda Abreu, cantora carioca e ícone da música popular brasileira. Acompanhem então ao videoclipe feito para esta canção:
E aí? O que pensam sobre este videoclipe? Listem nos comentários os elementos vistos no vídeo! :)
Nos vemos então na próxima publicação! Até logo!!