Uma curiosidade sobre a migração

João Henrique Sol
1–800-JOAO
Published in
3 min readMar 31, 2021

Bom dia, boa tarde, boa noite, estudantes do Herriot. Vão bem? Todos bem?

Já devem ter percebido que o Brasil é um país extremamente plural, diverso. Todo mundo poderia ser brasileiro. Não há um estereótipo físico e de aparência que seja verdadeiramente acurado
Vamos começar então o tema de hoje a partir de uma afirmação e de uma pergunta: o Brasil é extremamente plural e diverso por conta do grande movimento de migração, sobretudo no início do século XX; de quais países esses migrantes vieram?

Dou-lhes algumas opções: Portugal, Itália, Venezuela, França, China, Estados Unidos, Índia, Japão, Angola e Austrália. Pensem um pouco e depois continuem a leitura para conferir a resposta.

Pois bem, dentre os países mencionados, os de migração mais marcante são Portugal, Itália, China e Japão! Vamos nos concentrar em apenas um desses, em todo caso.

Vejam a imagem abaixo. Onde esta foto pode ter sido feita? Alguma hipótese?

É o bairro Liberdade na cidade de São Paulo! Conhecido como bairro de concentração de migrantes japoneses, durante o século XX, e de nipo-brasileiros.

Assistam a esse vídeo e escrevam nos comentários algumas coisas que compreenderam.

Sabemos agora que o Brasil recebeu uma enorme migração japonesa. Devo dizer também que os primeiros migrantes chegaram ao país em um navio

Este é Kasato Maru, o navio que trouxe o primeiro grupo de migrantes japoneses ao Brasil. Ele chegou à cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, em 1908, com um grupo de cerca de 200 mil migrantes.

Os brasileiros de origem japonesa são chamados de nipo-brasileiros. A palavra “nipo” vem de nihon em japonês, que significa Japão, e é usada junto a “brasileiro” para designar brasileiros de origem japonesa, que tenham raízes japonesa. Pesquisas confirmam que há mais de um milhão de nipo-brasileiros no Brasil!

Agora que já conhecemos um pouco do tema, vamos conhecer também algumas personalidades nipo-brasileiras!

Sabrina Sato, 40 anos, uma atriz, apresentadora, humorista e modelo.

Ana Hikari, 26 anos, uma atriz e primeira protagonista nipo-brasileira de uma telenovela no país.

Claudio Seto, 1944–2008, desenhista responsável por introduzir a arte mangá no país.

Hugo Katsuo, 22 anos, diretor de cinema e ativista pelas causas asiáticas no Brasil.

Vamos assistir ao trailer de seu último filme, Batchan, que significa uma maneira carinhosa de dizer “minha avó” em japonês.

Marilia Kubota, escritora conhecida pela obra Eu também sou brasileira.

Para que vocês tenham contato com essa cultura brasileira, deixo aqui uma dica bem interessante.

Vamos assistir ao trailer de NipoBrasileiros, uma websérie de Diego da Costa, Alexandre Nakahara e Pedro Tinen, que expressa particularidades do que é ser descendente de japoneses no Brasil.

Vocês podem assisti-la por completo no site oficial NipoBrasileiros!

Bem, até logo! Espero que vocês tenham gostado e achado interessante!!

--

--

João Henrique Sol
1–800-JOAO
0 Followers
Editor for

Assistente de língua portuguesa na França 2020–2021.