4 Podcasts que marcaram a minha vida

Pedro Gonçalves
1% Melhor Todo Dia
Published in
5 min readApr 1, 2018

Uma das maneiras que eu mais gosto de aproveitar o meu tempo com algo construtivo é ouvindo podcasts. Se você ainda não conhece, um podcast é, basicamente, uma conversa gravada e editada sobre algum tema. No Brasil, existem vários programas incríveis sobre diversos assuntos: negócios, empreendedorismo, finanças, cultura pop, humor, esportes… a lista vai longe!

A principal vantagem do podcast é que você pode ouvi-lo enquanto faz alguma tarefa mecânica ou automática, como dar faxina na casa, fazer uma caminhada, ir até a academia ou mesmo quando você está viajando de ônibus ou de avião.

Com episódios que variam entre alguns minutos até algumas horas, existem opções para todos os gostos.

Hoje vou trazer para você uma lista com os meus 4 podcasts preferidos, para que você também mergulhe de cabeça neste universo de conteúdo rico para o seu crescimento intelectual.

E se você quer mais dicas sobre como crescer todos os dias, acesse o blog 1% Melhor Todo Dia.

Vamos lá!

1) Nerdcast — Jovem Nerd

O maior podcast do Brasil, com milhões de downloads todos os meses, é um verdadeiro oásis de aprendizado e entretenimento para quem gosta de cultura pop, história, cinema, quadrinhos, ciências e empreendedorismo.

Com episódios que abordam desde o período do Brasil Império até a neurociência, passando por sessões inteiras de RPG de futurismo e terror psicológico, o nerdcast é uma excelente opção para começar no universo podcast.

Tenho certeza que você vai encontrar um tema que vai chamar a sua atenção e transformar a sua vida, assim como transformou a minha (a primeira vez que eu ouvi falar de empreendedorismo, por exemplo, foi pelo nerdcast, neste episódio).

Nerdcast: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/

2) Café Brasil

Atualmente o podcast que eu mais tenho ouvido, o Café Brasil é um daqueles programas que abalam as nossas estruturas. Apresentado pelo gigante Luciano Pires, você vai encontrar aqui temas como política, economia, empreendedorismo, protagonismo, resumo de livros fodas, entrevistas com gente fantástica e mil reflexões sobre assuntos atuais.

Para começar, recomendo esta entrevista inspiradíssima com o professor de Marketing e empreendedor Bruno Teles, que está fazendo um trabalho excepcional nos Estados Unidos e no Brasil.

Foi um episódio tão marcante para mim que me tirou da inércia e me levou a escrever este texto numa sexta-feira à noite, exausto depois de uma semana intensa de trabalhos e estudos, e ainda com um brilho nos olhos.

Ame-o ou odeio-o, o fato é que ninguém passa incólume pelo Café Brasil. Vai por mim!

Café Brasil: http://www.portalcafebrasil.com.br/

3) GV Cast — Geração de Valor

Capitaneado por um dos empreendedores mais famosos do Brasil, Flavio Augusto, que entre outras coisas fundou a escola de inglês para adultos Wise Up, comprou o time de futebol Orlando City nos EUA e fundou o meusucesso.com, o GV Cast é uma coletânea de insights e entrevistas sobre empreendedorismo, inovação, planejamento financeiro e carreira.

Se você tem um projeto que quer tirar do papel e não sabe como, se você quer crescer profissionalmente, adquirir uma visão de protagonismo sobre a sua própria vida e trazer uma transformação positiva para o mundo, este é o seu podcast.

Você vai descobrir que a vida pode ser muito mais do que a velha fórmula que te ensinaram desde a infância, de estudar, fazer uma faculdade, trabalhar em um emprego que você nem gosta tanto, mas que te dá um bom salário, até você se aposentar e morrer arrependido de não ter vivido.

E acredite: essa é a melhor notícia que você poderia receber.

GV Cast: https://gvcast.podbean.com/

4) Mundo Freak Confidencial

Saindo do campo dos negócios e das ciências e entrando no reino da especulação, o Mundo Freak Confidencial é dedicado para os amantes do mistério, das histórias macabras, de casos não resolvidos, das lendas urbanas e das creepypastas.

Sempre trazendo um debate de alto nível sobre episódios históricos que aconteceram no mundo e para os quais até hoje não se tem uma explicação razoável, a turma do Mundo Freak vai atiçar a sua curiosidade e te levar aos recônditos mais obscuros da mente humana e de estranhas histórias de ovnis, fantasmas, criaturas horripilantes e muito mais.

Em uma frase, eu resumiria este podcast com a famosa citação de Shakespeare: Existem mais coisas nos céus e na Terra, Horácio, do que sonha a sua filosofia.

Mundo Freak Confidencial: http://www.mundofreak.com.br/categoria/podcast/mundofreak-confidencial/

Menção honrosa:

A saga do Tio Patinhas — Cabulosocast

Este é o podcast que me apresentou uma das histórias em quadrinho mais inspiradoras que já li na minha vida: A saga do Tio Patinhas. Esta é uma trama tão rica e interessante que me fez repensar seriamente a minha vida e para onde eu estou indo.

O sonho com uma vida melhor, as aventuras, um propósito, a perseverança, o papel da família e dos amigos, tudo isso e muito mais está presente aqui, de forma leve e divertida.

Recomendo fortemente este episódio!

A Saga do Tio Patinhas: http://leitorcabuloso.com.br/2017/08/cabulosocast-206-saga-do-tio-patinhas/

Gostou? Então não se esqueça de recomendar e compartilhar este post e seja você também uma fonte de inspiração para os seus amigos :)

Ah, e aproveite para me acompanhar também no Medium. Em breve postarei conteúdos exclusivos por lá!

Um grande abraço,

--

--

Pedro Gonçalves
1% Melhor Todo Dia

Otimista, curioso e 1% melhor todo dia. Acredita em transformar o mundo pelo conhecimento e busca inspirar pessoas a crescer, sonhar grande e alcançar mais.