Depoimento de um Alienado

Madsen Vale
1 Minuto
Published in
2 min readMar 9, 2016

Outro dia li um texto curto sobre “alienação” e a mensagem principal era uma crítica à pessoas que, supostamente, viviam em uma realidade dissimulada.

Quando estava prestes a erguer meu polegar direito em sinal de aprovação, fui desafiado pelo seguinte pensamento: o que mesmo caracteriza um ser alienado?

“Na psicologia, o termo alienação designa os conteúdos reprimidos da consciência e também os estados de despersonalização em que o sentimento e a consciência da realidade se encontram fortemente diminuídos.”

Vamos supor que todo o conhecimento que temos sobre o universo e todas as coisas foi originado a partir de convenções sociais feitas entre seres pensantes. Sendo assim, seria correto afirmar que o que entendemos por realidade é nada mais do que o agrupamento de uma série de comportamentos, características e cenários dentro de um universo semiótico comum.

Mas e aí, o que isso tudo tem a ver com alienação?

Nossa vida é composta não por uma, mas várias camadas de realidade distintas. Cada uma faz sentido dentro de um universo específico, com condições específicas.

Já que a construção da realidade permite que cada ser tenha uma experiência singular, o simples fato de um indivíduo lidar com a realidade de uma forma diferente da minha não me garante o direito de o taxar como alienado.

No final das contas, ainda estamos todos dentro de uma caverna nomeando sombras e penumbras.

--

--