Conheça os convidados do Seminário

Confronto de Ideias
100 Anos da Revolução Russa
8 min readSep 6, 2017

Pesquisadores de todo o Brasil integram a programação do Seminário Nacional - 100 Anos da Revolução Russa: Debates sobre Democracia, Socialismo e Anarquismo. Confira:

Angelo Segrillo

Professor de História Contemporânea na USP. Com mestrado pelo Instituto Pushkin de Moscou e doutorado pela UFF, é autor do artigo Historiografia da Revolução Russa: Antigas e Novas Abordagens (revista Projeto História, 2010) e de vários livros sobre a Rússia/URSS, entre os quais O Declínio da URSS: um estudo das Causas (ed. Record), De Gorbachev a Putin: a saga da Rússia do socialismo ao capitalismo (ed. Prismas), Os Russos (ed. Contexxto) e Rússia: Europa ou Ásia? A questão da identidade russa nos debates entre ocidentalistas, eslavófilos e eurasianistas e suas consequências hoje na política da Rússia entre Ocidente e Oriente (ed. Prismas).

José Alves Junior

Historiador, professor associado da Universidade Federal do Pará, tendo trabalhado por um longo período como professor, também no ensino médio, principalmente em convênios e vestibulares. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Companhia de Jesus, Período Pombalino, ideologia, interpretações, organização, livro didático e ensino da história. Autor dos livros: Tramas do Cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão-Pará do Setecentos (Prêmio Professor Benedito Nunes de melhor tese na área de Ciências Humanas, Belém: EDUFPA, 2010) e Mundo Contemporâneo: do Imperialismo à derrocada do Leste Europeu. 2. ed. Belém: Editora Paka-Tatu, 2002.

Alfredo Oliveira

Médico, compositor, pesquisador e memorialista. Ex-militante do PC do B. Seu 11º livro, publicado em 2010, Cabanos & camaradas, relata as narrativas de militantes do Partidão desde a sua fundação em Belém, em 1931.

André Nunes

Escritor e dono de restaurante rural na região metropolitana de Belém. Desde os 60 anos dedica-se à vida literária. Militou no movimento estudantil e aos 17 anos entrou para o Partido Comunista, então na clandestinidade. Com o AI-5, foi exonerado do cargo de economista do Banco de Crédito da Amazônia.

Hecilda Veiga

Cientista política, professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA. Ex-presa política e anistiada, foi militante na Ação Popular Marxista-Leninista-APML no período de 1968–1971, quando estudante na Universidade de Brasília, juntamente com seu marido Paulo Fonteles, assassinado quase duas décadas depois por pistoleiros a serviço do latifúndio, em plena luz do dia em Belém.

Nazareno Tourinho

Dramaturgo, jornalista e funcionário público aposentado. Homem de esquerda independente, comunista cristão, como se define, nunca se filiou a partidos políticos. Escreveu mais de 14 peças de teatro abordando a questão da fome, da miséria social, da opressão e da revolta popular, com destaque para a Cabanagem.

Dulce Rocque

Economista. Tem especialização em economia política na Rússia e na Itália. Durante sua estadia no exterior, militou contra a ditadura militar no Brasil. Mora em Belém desde 2006 e preside a Associação Cidade Velha-Cidade Viva-CIVIVIVA de defesa do Patrimônio Histórico.

Ernani Chaves

Professor Titular da Faculdade de Filosofia da UFPA, Pesquisador do CNPQ, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, Psicologia e Antropologia da UFPA. Autor de inúmeros capítulos de livros e artigos publicados o Brasil e no Exterior. Tradutor de Nietzsche, Benjamin e Freud.

Acácio Augusto

Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UVV-ES e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES, pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária) e bolsista Pós-Doc CAPES na UVV-ES. Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Autor de Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens, Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.

Camila Jourdan

Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas áreas de Filosofia da Linguagem, Teoria do Conhecimento, Lógica e Filosofia Contemporânea. É autora de vários artigos e dos livros: Teoria Política Anarquista e Libertária (Rio de Janeiro: Via Vérita, 2016, com Moraes, W.) e Análises críticas da noção de infinito: contribuições da filosofia da linguagem de Wittgenstein (São José dos Campos: INPE, 2007).

Rogerio Nascimento

Professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Integra o Núcleo de Sociabilidade Libertária-Nu-Sol da PUC-São Paulo, do coletivo editorial de Verve-revista semestral do Nu-Sol e do Laboratório de Estudos das Tradições-LETRAS da UFCG.

Edson Passetti

Professor livre docente da PUC-SP. É coordenador do Nu-Sol (www.nu-sol.org) desde 1996, registrado em diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É parecerista ad hoc do CNPq, Fapesp e de diversas publicações científicas. Livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Coordena os núcleos editoriais das revistas Verve e Ecopolítica. Realizou Projeto Temático Fapesp (Ecopolítica) entre 2010 e 2015).

Nilson Oliveira

Escritor e editor da revista literária Polichinello (https://revistapolichinelo.blogspot.com/). É autor de A outra morte de Haroldo Maranhão & outros contos (Belém: IAP, 2006 — Prêmio IAP de Literatura) e A literatura e os possíveis da escrita literária (São Paulo: Lumme Editor, 2010).

Denis Bezerra

Professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA. Diretor de teatro.

Úrsula Vidal

Jornalista e documentarista. Foi apresentadora da TV Cultura em Belém e editora regional do telejornal do canal SBT Pará, onde dirigiu e apresentou o programa de entrevistas Etc & Tal por mais de 10 anos. Como documentarista, realizou Marias e Josés de Nazaré e Catadores de Sonho. Atualmente trabalha de forma independente numa pequena produtora. https://www.facebook.com/UrsulaVidalOficial/

Ramon Cardeal

Escritor. É autor de O estrangeiro e outros andarilhos (Belém: IAP, 2013).

Gustavo Simões

Pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária da PUC-SP) desde 2005, pesquisou durante a iniciação científica (2005–2006) o jornal libertário O Inimigo do Rei. Fez uma dissertação de mestrado intitulada Roberto Freire: Tesão & Anarquia e atualmente desenvolve a tese intitulada O sim do silêncio: a invenção da anarquia em John Cage.

Flávia Lucchesi

Pesquisadora no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária), do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais-PEPGCS da PUC-SP. Desenvolveu as seguintes pesquisas: Mídia e polícia na (des)construção do movimento punk paulistano?, vinculada ao projeto temático-FAPESP, Ecopolítica: governamentalidade planetária, novas institucionalizações e resistências na sociedade de controle, coordenada pelo pesquisador Edson Passetti, e Capturas e metamorfoses de uma máquina de guerra.

Luíza Uehara

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), desenvolve pesquisas no Nu-Sol e é professora da Faculdade Sagrada Família-PR.

Thais Florencio de Aguiar

Cientista política, ganhou o Prêmio Capes de Tese 2014 na categoria Ciência Política com a tese Demofobia e Demofilia: dilemas da democratização, posteriormente publicada em livro (Rio de Janeiro: Azougue, 2015). É pesquisadora-membro do Grupo de Pesquisas Anticapitalismo e Sociabilidades Emergentes-GPASE/UFFS e do Sociofilo: co-laboratório de teoria social do IESP/UERJ.

Cássio Brancaleone

Sociólogo, professor do curso de Ciências Sociais e do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim. Desenvolve pesquisas e tem publicações sobre Democracia, Autogoverno e Autogestão; Sociabilidades Emergentes; Movimentos Sociais Latino-americanos e Anarquismo. É autor de Teoria Social, Democracia e Autonomia: uma interpretação da experiência de autogoverno zapatista. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2015.

Celso Vaz

Cientista político, professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Direito da UFPA. Idealizador, fundador e coordenador do Observatório do Judiciário na Amazônia-OJA junto ao CNPq. Publicou L’Hybris Moderne: Sécularisation, Nihilisme et Esseulement. La Critique Religieuse de l’Âge Moderne par Hannah Arendt (Paris: Presses Académiques Francophones, 2014) e Uma Obra no Mundo: Diálogos com Hannah Arendt, Chapecó: Argos, 2009 (org.).

Fabiano Bringel

Professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Pará-UEPA e militante da Federação Anarquista Fabana-FACA/Coordenação Anarquista Brasileira-CAB. Membro do Instituto de Teoria e História do Anarquismo-ITHA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia-GPTECA/UEPA e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Campesinato-LEPEC/UFPE.

Jean Tible

Militante e professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo. É autor de Marx Selvagem (Annablume, 2013; 2. edição, 2016) e co-organizador de Junho: Potência das Ruas e das Redes (Fundação Friedrich Ebert, 2014) e Cartografias da Emergência: Novas Lutas no Brasil (FES, 2015).

Marly Gonçalves da Silva

Socióloga, professora da Faculdade de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, onde criou e dirige, desde 2007, o projeto extensionista Confronto de Ideias. Tem uma rica trajetória de atuação nos movimentos sociais em Belém e no Pará. Participou da organização de vários movimentos e lutas de resistência política, dentre os quais se destacam a reconstrução do movimento estudantil na UFPA, a criação da Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos-SPDDH, atuando no seu Comitê de Anistia, e a organização do Movimento Em Defesa da Vida-MDV de solidariedade à luta dos ribeirinhos atingidos pela construção da barragem de Tucuruí. Assessorou a luta de sindicalistas contra as cadeias de dominação do capital comercial no município de Gurupá-PA. Atualmente é ativista em movimento contra a espoliação urbana em Belém. https://www.facebook.com/movimento25compesnochao/

Pere Petit

Historiador, professor associado da Faculdade de História da UFPA e dos Programas de pós-graduação em História Social da Amazônia e Linguagens e Saberes na Amazônia. É autor dos seguintes livros: A Esperança Equilibrista: a trajetória do PT no estado do Pará (São Paulo: Boitempo, 1996), Chão de Promessas: elites políticas e transformações econômicas no Estado do Pará pós-64 (Belém: Paka-Tatu, 2003); Lula! Donde vás?!: Brasil entre lá gestión de la crisis e la prometida transformación social (Barcelona: Icaria, 2004, em colaboração com Pep Valenzuela).

Lúcio Flávio Pinto

Jornalista, formado em sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Autor de mais de trinta livros sobre a Amazônia. Editor do Jornal Pessoal que no mês de setembro de 2017 completa 30 anos de circulação. Ganhador de vários prêmios no Brasil e no exterior (Colombe d’Oro per la Pace, 1997; Wladimir Herzog, 2012). Seu jornal independente foi objeto de vários estudos no campo acadêmico. Criou vários blogs, entre os quais: https://lucioflaviopinto.wordpress.com

Patrick Pardini

Fotógrafo, pesquisador e ensaísta, trabalha no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia. Desenvolve os projetos fotográficos Círio-Corda-Corpo (sobre a Corda dos Promesseiros no Círio de Nazaré) e Hileia (paisagens florestais na Amazônia), em andamento. Como pesquisador e autor de ensaios, seus temas de interesse são: origens e teoria da fotografia, estilo documentário, experiência da criação, interpretações da Amazônia, retrato e paisagem, ética e poética, barroco, Natureza e Cultura, cosmologias ameríndias, alteridade indígena.

Márcio de Carvalho

Professor e tradutor. Tem pesquisas e artigos publicados sobre tradução de poesia, com ênfase na obra tradutória de Haroldo de Campos e Jerome Rothenberg.

Lúcia Gomes

Artista visual e performática.

Honestíssimos

Grupo de teatro constituído por ex-alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA-ETDUFPA.

--

--