A história de amor mais linda que existe é a do amor próprio.

sarah
10barra10
Published in
4 min readJan 26, 2019

Começando com o seguinte momento: Você lê o título e sinopse do livro, automaticamente você pensa que é algo que envolve uma garota gorda que se apaixona e tem todo o dilema em volta disso da paixão por outra pessoa, porém no decorrer da leitura você só escuta aquela voz chegando de mansinho: ACHOU ERRADO OTÁRIO! Pois o verdadeiríssimo foco não é esse.

Em Amor Plus Size temos Maitê, uma adolescente gorda, sim gorda, não tem essa de fofinha, cheinha, com mais carne é gorda. Ela tem seu melhor amigo, uma mãe que tenta a todo custo que ela se alimente melhor para perder peso e um irmão extremamente fofo que da vontade de matar pois mesmo sendo uma criança ele tem as melhores frases nos melhores momento e uma menina que pratica bullying (que também pode ser chamada por dona do plot twist pois único sentimento é OQUE!)

A história gira em torno dos pensamentos e sentimentos de Maitê, sobre adolescência, ensino médio (que sabemos que é o inferno se você não for padrão, na verdade é inferno em dose infinita) família e amor. A forma da Larissa escrever é leve e contagiante, mesmo se tratando de um assunto sério e importante como esse, conseguindo fazer o leitor se colocar no lugar da personagem, pensar em tudo isso, talvez trazer memórias de você ter sido ou ser uma pessoa gorda, ter/estar sofrido ou conhecer alguém nessa situação.

Minha relação com esse livro foi pegando migalhas e ensinamentos no decorrer da leitura, aprendi um pouco mais de como é o processo de começar a se amar, como é sentir que você pertence ao mundo mesmo não sendo a regra que a tantos anos é estabelecida. Foi parar e pensar se a felicidade estava ali com tudo aquilo, como você se vê feliz e ir atrás disso. Uma dos tópicos que amo lembrar é que todos nós merecemos apoio, todos nós merecemos amor seja o de amizade ou relacionamento e o principal: todos nós merecemos nos amar e se ver como a pessoa mais sensacional do mundo.

Com ela percebemos que isso não é fácil, nunca vai ser algo da noite para o dia e não é porque hoje você se vê como a pessoa mais maravilhosa, que todos dias serão assim, o processo do amor próprio é constante e ininterrupto, sendo um hábito que vamos correndo atrás e aprendendo, são detalhes que são mudados e sentimentos que vamos permitindo e pessoas que deixamos entrar ou sair para o nosso próprio bem.

O dialogo e abrir o seu coração é a chave mestre da questão, como as vezes alguém que esta ao seu lado esta passando por algo extremamente difícil e quando você descobre ai sim tudo faz sentido, eu queria muito falar sobre a Duda, pois Duda e Maitê são lados opostos importantes que se complementam no final das contas, porém acredito que seria spoiler, por isso digo que leiam, leiam com a mente aberta e sem julgamento e dispostos a aprender sobre e com cada personagem e principalmente com a Maitê que mesmo com vontade de da um vários socos, tem o seu caminho de ensinamento.

Que alegria existia em se privar daquilo que você gosta só por não ter um maldito corpo “perfeito”?

Essa frase é chute e tapa na cara de tantas formas, pois nós nos privamos de coisas como a forma de se vestir, pensar se seria boa ideia ou não ir em um determinado local ou vestir algo que se sinta confortável em uma praia ou piscina e entre outras mil coisas. Por que ficamos com isso na cabeça de se privar? Só porque alguém virou e falou que era feio, que não era algo para você? Se você se sente bem e feliz então É PARA VOCÊ!

É bom e ruim quando nos identificamos com o personagem, quando percebemos que na sua juventude você era assim, passou ou esta passando por algo igual e de como o livro teria te ajudado naquela fase. Eu me vi na Maitê em vários momentos, eu senti raiva, tristeza e alegria lendo. Senti seu desespero em momentos complicados e um quente no coração na sua evolução por esta passando por essa evolução, porém a evolução que nunca para. Não sinta tristeza por lembrar como você era ou que você é, se era então que bom a mudança para melhor e se você é e deseja mudar, sempre tem uma maneira, com pequenos passos grandes coisas são feitas.

E mais uma coisa, alô Verus publica Para Ana, Com amor (você pode ir lá pro site da Larissa ler o primeiro capitulo e ver o vídeo) que conta sobre a Duda, essa personagem que comentei acima e sigam a Larissa e mandem amor pra ela, leiam seus livros pois ela é um amor de pessoa e uma ótima escritora que merece todo amor e mensagens lindas e principalmente, se amem muito e peguem a mensagem no ar. Amor Plus Size esta disponível em físico e e-book, disponível no Kindle Unlimited que o primeiro mês é grátis e sempre rola promoções de R$1,99 pr três meses então… não pirateia livro porra se não tu vai morrer 🤗.

--

--

sarah
10barra10
Editor for

tentando transformar desgraças da vida em ensinamento.