Muito obrigada pelas palavras.

sarah
10barra10
Published in
4 min readAug 9, 2019

A algumas semanas comemoramos o dia do escritor, a ideia de escrever algo sobre já estava em mente a um tempinho porém o processo de escrita aqui é demoradamente demorando (sério, muito demorado, mas prazeroso). Minha história com a leitura é meio complicada e a ‘descoberta’ dos autores nacionais foi um pouco tarde, então esse texto é especialmente para eles.

Eu sempre amei ler, porém eu tinha preguiça de pegar livros ‘maiores’ meus primeiros livros foram “Amityville” (o primeiro livro clickbait a gente nunca esquece) e a “A Droga da Obediência” do Pedro Bandeiras (na época eu não fazia a mínima ideia de quem ele era, PERDOEM MEU EU CRIANÇA 😭), no meio disso tudo minha família sempre foi do meio que nada que fosse nacional prestava e infelizmente fui conduzida a essa linha de raciocínio durante anos, até que ali por 2010/2011 eu li “A Batalha do Apocalipse” do Eduardo Spohr , lembro até hoje como eu fiquei em choque quando descobri que se tratava de um livro nacional e não conseguia acreditar pois o livro era bom demais (eu sei, eu era bem escrota, eu reconheço isso peço perdão novamente, não me abandonem). Entre 2014/2016 eu desanimei da leitura, do blog, twitter etc, tudo por conta da faculdade, até voltei a ler em 2016 porém bem pouco e com livros bem encaixadinhos, restritos digamos assim, até que no final de 2017 (AMÉM BIENAL) eu resolvi voltar, voltar para esse meio literário e conhecer autores E AI QUE COMEÇA MINHA DECLARAÇÃO DE AMOR!

Eu voltei a seguir editoras, assistir booktubers e assim fui conhecendo pessoas que escreviam/liam/falavam sobre livros, desde 2017 eu aprendi tantas coisas, conheci tantos autores e compartilhei experiências, fui criando aquele carinho enorme pela leitura novamente e pelas pessoas também. Li palavras que eu sei que não eram direcionadas para mim, mas sabe quando encaixa de uma forma incrível? Isso vale para tweets, breves textos e os livros. Me tornei uma pessoa que ama interagir, ainda sinto um pouco de vergonha admito mas acho que isso não vai embora tão cedo.

Com as histórias eu aprendi que estava tudo bem ser eu mesma, aprendi a me amar, que não estava errado amar quem eu amo, valorizar mais as coisas e respeitar determinadas situações. Eu cresci muito com cada história e sei que existem outras que sem duvidas vão proporcionar o mesmo sentimento (pois tem TANTO LIVRO PRA LER MEU DEUS AMADO, passa mais uns mil anos de vida no débito, por favor). Até voltei a escrever, por diversão, coisa que eu achava impossível por um e um trilhão de motivos, tudo isso pois eu me abri a conhecer o meio literário nacional, em especial o ya.

Isso não é nem metade do role todo que já li, quero ler e vou ler do grupinho nacionais.

Eu não quero agradecer apenas por conta do dia e sim por um todo, por cada palavra que se tornou aquele leve empurrão em determinadas situações e sentimentos, pelas frases marcadas, anotadas e que vire e mexe da vontade de reler, seja por demonstrar apoio ou parecer que é você ali no papel, tanto por pensar tal coisa x ou passar por coisa y, se sentir normal e que faz parte do mundo de novo.

Muitos eu conheci da forma mais aleatória do mundo, outros foram por alguma indicação/amizade literária (já podemos amar o twitter e odiar ao mesmo tempo?), conheci vários por coletâneas (COMO EU AMO COLETÂNEAS) entre mais. No meio disso tudo, alguns eu tive o prazer de começar a conversar e interagir, mesmo que sendo eventualmente, outros se tornaram amigos e a cada dia eu conheço mais, porém independente do ‘grau da coisa toda’ eu sou extremamente feliz e grata por ter conhecido cada um de vocês, desde apenas acompanhar em algum perfil até ler um breve conto. Resumindo, agradecer pela companhia indireta nas redes sociais.

Imagens reais do momento que estava escrevendo esse texto, só que correu umas lágrimas básicas aqui.

Não citarei nomes, pois primeiro muitos (haha) e segundo eu não quero classificar autores, se chegar em você só sinta, se te mandarem só sinta, pois é exatamente para VOCÊ!

Só queria lembrar que vocês inspiram pessoas, ajudam e que os livros são aquele aperto de mão que não nos deixa desistir, fizeram parte do meu crescimento pessoal e mental mesmo sendo já ‘velha’. Espero que consigam sentir meu abraço e todo meu amor e carinho por vocês. Você são incríveis, nunca se esqueçam disso e se esquecerem pode deixar que eu lembro. ❤

Muito obrigada por todas as palavras.

--

--

sarah
10barra10
Editor for

tentando transformar desgraças da vida em ensinamento.