O hábito de se conhecer é mais simples do que se imagina.
Todo ano achamos que evoluímos, que mudamos de ideia em inúmeras coisas, que ficamos maduros e chegamos no máximo da vida, porém isso sempre é apenas uma sensação passageira, você sabe que mudou mas não sabe o que ou quando. Até o momento que você começa a preencher esse pequeno livro, como ele diz, uma pergunta por dia durante cinco anos e eu vou dizer uma coisa: Como é incrível isso.
Comecei com “Uma Pergunta Por Dia” em 2018. Achei que seria apenas mais um hábito simples no meu dia, super animada e quem me conhece sabe que quando eu me animo muito com algo eu enjoo MUITO mais fácil e rápido que o normal, só que chegou um ponto que eu ficava o dia todo pensando em uma resposta para a pergunta do dia, pois era algo que eu nunca achei que responderia, ou uma coisa que nunca passou na minha cabeça.
Algumas são perguntas bem simples, como sua música favorita do momento ou qual cor da sua roupa, já outras como escrever um soneto que descreva seu dia ou um poema, ou se você fosse um estilo de arte qual seria. Você deve esta achando isso bobo, sendo que pode-se apenas registrar no celular normalmente o decorrer dos dias quando você tiver vontade, ai que entra o diferencial.
Esse ano, 2019, reiniciei o livro, indo para a primeira pergunta:
Qual é a sua missão?
Ano passado eu coloquei que era arrumar um emprego, me graduar e esse ano eu apenas pensei na hora: ser mais feliz. No primeiro dia eu já vi como meu pensamento mudou no inicio do ano para o outro, das duas opções eu apenas me formei FINALMENTE e eu poderia ter colocado novamente, que minha missão esse ano seria arrumar um emprego, porém eu só pensava em querer ser feliz esse ano, em sorrir mais e viver bem. Talvez o emprego pudesse trazer isso, ou também não.
Ano passado eu coloquei como legenda da foto desse livro como: uma forma de diário diferente e diferente é muito bom. Eu continuo com esse pensamento, porém eu coloco ai o auto conhecimento, pois querendo ou não é uma forma de se conhecer, saber o que mudou.
E mais uma coisa para finalizar aqui, um aplicativo Day One (iOs e Android), você registra o seu dia seja por foto, áudio ou apenas texto. Pode ser considerado um diário livre, você coloca o que quer, da forma que achar melhor, no dia que quiser e assim vai. E outro aplicativo que recomendo também é o Daylio (iOs e Android), você registra como foi o seu dia pelos sentimentos que já vem e você pode incluir também, pode fazer uma breve nota e quais atividades você realizou naquele dia, por exemplo se você foi trabalhar, leu um pouco, ouviu alguma música e etc. Esses dois aplicativos eu utilizo e sem duvidas são ótimos para registrar os meus dias, o caso do Daylio tem um gráfico que mostra o seu humor no decorrer daquele mês, quantas vezes você registrou por exemplo ótima e morrendo de ódio.
Então a minha dica para esse inicio de 2019 é se conheça mais, viva mais e tente coisas novas. Utilize maneiras simples, seja por minhas dicas ou um diário a moda antiga ou nova utilizando Notion ou Evernote. Saiba se você mudou e o motivo de ter mudado e fique feliz com mudanças, pois mudanças para melhor são mudanças incríveis. E não tenha medo do seu eu do ano passado, tudo ocorre e muda por um motivo!