Our app!

Como criamos os Microbooks do 12'?

Não, eles não se escrevem sozinhos!

Vivemos em um mundo em que tempo é bem mais do que dinheiro — ele é um recurso escasso e também, uma oportunidade de ganhar conhecimento, se atualizar e se desenvolver!

Acreditamos que micromomentos, como a fila do banco, a espera do dentista e o transporte para o trabalho são uma ótima oportunidade de aprender.

Essa é a ideia central do 12minutos e é essa ideia que queremos que os nossos futuros assinantes adotem. O motivo pelo qual criamos nossos Microbooks é para que as pessoas possam aproveitar melhor estes momentos e assim se atualizarem e se desenvolverem.

Afinal, o que é um Microbook?

Um microbook é um sumário, disponível em texto e áudio com as principais ideias de um livro de não ficção, em um formato de fácil consumo. A ideia é que você leve de 10 a 20 minutos para captar as ideias chaves de um livro. Hoje temos livros de negócios, marketing, empreendedorismo, saúde, nutrição e produtividade para quem quiser aprender coisas novas em um curto espaço de tempo. Se você se interessou e quer conhecer nosso catálogo, basta acessar esta página e nela você verá todos os microbooks disponíveis. Ah, e todos estão disponíveis em nosso app, na App Store ou no Google Play!

Tudo bem Brenda, mas como os Microbooks são Criados?

Vocês tem um robô sumarizador? Um algoritmo resumidor de livros? Muita gente também se pergunta: Como confiar nas informações dos Microbooks? Como saber se o nosso conteúdo é realmente de qualidade?

Essas são perguntas que ouvimos sempre dos nossos usuários. Para tirar esta dúvida, hoje resolvi contar para vocês, passo a passo, como criamos nossos queridos microbooks.

Então vamos nessa:

Passo 1: Curadoria/Seleção

Antes de criar um Microbook é preciso saber qual Microbook nossos usuários realmente querem. Por isso, o time editorial seleciona os melhores títulos, baseado no que vocês pedem para gente. Criamos uma ferramenta de wishlist, onde qualquer pessoa pode sugerir um título que ela gostaria de ver no 12'. Se quiser conhecer, confira aqui:

Nosso Wishlist!

Lá, temos centenas de títulos que os usuários já solicitaram e ainda não estão disponíveis. Quando um segundo usuário pede o mesmo título, aquele título ganha um voto e os títulos com mais votos são priorizados pela nossa equipe.

Além da Wishlist, também adoramos resumir livros que nos ensinaram muito e que nos marcaram de alguma forma, pois acreditamos que eles farão o mesmo com vocês. Além disso, estamos sempre buscando também títulos que estão em alta. Também tendemos a priorizar os pedidos dos nossos assinantes pagantes. Se eles pedem um livro, a gente faz o possível para colocar no ar o mais rápido possível ;)

Passo 2: O Recrutamento

Hoje produzimos Microbooks internamente e externamente, de acordo coma urgência e também a área do conhecimento daquele livro. Quando lançamos, o Diego Gomes, por exemplo, fez os primeiros 50 títulos sozinho, com a ajuda da sua esposa. Não é atoa que a maioria dos livros que tínhamos na época falavam sobre startups e empreendedorismo.

Além disso, temos uma equipe externa de especialistas. São freelancers com conhecimentos técnicos fantásticos. Temos um time com advogados, empreendedores, pesquisadores, professores. Sempre buscamos ter freelas com uma gama ampla de conhecimentos e que realmente entendem do assunto sobre o qual eles vão escrever. Nós fazemos diversos testes antes de escolhê-los para garantir conteúdo de qualidade e com a nossa cara.

Antes de meter a mão na massa, tentamos sempre discutir os pontos centrais de um livro e tentar entender da nossa equipe o que nos marcou naquela leitura. Uma vez que tenhamos escolhido quem será o autor do Microbook, chegou a hora de enviar o livro em papel, PDF ou no Kindle para o responsável.

Ah, uma dica para quem quiser resumir um livro: uma ferramenta muito legal que encontramos por aqui foi a ferramenta de "highlights", as marcações do Kindle. Com ela você vê o que as pessoas mais gostaram em um livro e isso ajuda a entender ainda melhor as lições chaves dele.

Passo 3: Revisão Editorial

Nós do 12’, para padronizar nossa produção, criamos uma série de diretrizes editoriais — que são regrinhas para que o Microbook fique perfeito e tenha sempre o mesmo estilo, independente de quem esteja o produzindo.

Fazem parte das nossas diretrizes tópicos como:

  • Ler ao menos 5 Microbooks antes de começar — isso te ajudará a entender o nosso modo de escrever.
  • Escrever usando frases diretas, simples e curtas, pois todas serão gravadas em áudio posteriormente.
  • Quebrar o texto em blocos temáticos, fáceis de serem compreendidos.
  • Adicionar uma "Dica do 12'" ao final do livro.
  • E muitos outros!

Passo 4: Direto ao ponto

Depois de selecionarmos os melhores títulos e fazer o matchmaking entre o título e o escritor, partimos para a produção do Microbook.

Como já falamos, escolhemos a dedo os nossos redatores, para que eles leiam o livro original e filtrem as melhores e mais importantes informações. Dessa forma, será feito um resumo de qualidade e muito, mas muito fácil de ler, já que é esse o nosso objetivo: facilitar a sua vida.

Ah, e não podemos esquecer de uma coisa muito importante: o nosso tempo de leitura deve ser sempre, em média, de 12 minutos. É daí que vem o nosso nome! Isso dá aproximadamente 3 mil palavras por Microbook. É claro que alguns são maiores ou menores, mas ficando próximo dos 12 minutos, nós ficamos mais felizes ;)

Passo 5: Checando os fatos

Assim que o autor entrega o seu microbook, um editor precisa checar todos os fatos, ou seja, ele precisa conferir se algumas questões estão fiéis ao livro original, tais como o conteúdo do livro, autor e ano de publicação. Além disso, o editor também checa toda a gramática e ortografia do livro, para que sua leitura não seja prejudicada ou interrompida por alguns errinhos. É importante lembrar que o trabalho do editor é contínuo, pois estamos sempre analisando e corrigindo nossos livros para que a perfeição em nosso processo seja garantida.

Passo 6: O áudio

O 12’ é um time com diversas pessoas, mas só uma voz. Aquela mesma que você ouve no Microbook quando está no trânsito, na fila do banco ou esperando para buscar os filhos na escola.

Consideramos essencial a gravação de áudios dos nossos Microbooks, já que esta será mais uma barreira derrubada contra a falta de tempo. Também fazemos isso com freelancers, que encontramos no site Locutores. Sempre pedimos um teste e depois que temos certeza que a qualidade é alta, aí sim, fechamos a gravação do Microbook em áudio.

Passo 7: A entrega

Depois da produção minuciosa dos Microbooks, é hora de entregá-los! Publicamos novos títulos todas as segunda-feiras. São, em média, 3 novos títulos por semana. Mas não é por isso que você só vai ler 3 por semana. Temos um catálogo recheado de microbooks prontinhos para serem devorados por você! Que tal conferir alguns no nosso app?

Passo 8: A melhoria contínua

Nossos usuários podem avaliar nossos microbooks dando uma nota de 1 a 5 estrelas e deixando seus comentários. Sempre que recebemos um comentário ou uma avaliação negativa, ou até mesmo um leitor encontra um pequeno errinho (não somos perfeitos, né?), revisitamos o título e fazemos as melhorias necessárias.

Se você chegou até aqui…

É bem possível que você goste da ideia que vamos lançar. Agora que você já conhece o nosso processo, nós adoraríamos ouvir suas opiniões sobre ele. Além disso, estamos sempre buscando novos autores, para criarem Microbooks conosco. Para isso funcionar, é preciso que as pessoas escrevam sobre os livros que elas amam, por isso aqui vai uma ideia legal que pode te dar uma assinatura anual grátis do 12minutos…

Que tal ganhar uma conta anual free do 12’?

É simples: Queremos convidar você a criar um microbook para nós! Lembre-se que ele precisa seguir as diretrizes editoriais e não existir no 12’ ainda. Depois de pronto, é só me enviar e aguardar a aprovação. E se tiver qualquer dúvida antes de começar, basta entar em contato comigo no brenda@12min.com.br e vou te responder rapidinho! Esse pode ser o primeiro passo para você se juntar à nossa comunidade de redatores e ainda ganhar uma conta free do 12'.

Manifestando o seu interesse de se tornar um freela constante, vamos bater um papo, lhe enviar alguns testes e, então, você pode se integrar ao nosso time!

E se você não quiser ser um criador de Microbooks…

Convidamos você a se tornar um dos nossos leitores e usuários. Corre lá e baixe nosso app. Temos um Microbook novo e 100% gratuito todas as semanas.


P.S. Se você curtiu este artigo, nos ajude a espalhá-lo clicando no ❤ abaixo. E se quiser acompanhar nossas postagens, não deixe de seguir esta publicação aqui no Medium. Ah, não tem nosso aplicativo mobile? Clique aqui e baixe agora!

P.S2 Se você chegou até aqui e é um fã do 12', e quer nos ajudar a crescer, ficaríamos muito felizes se você pudesse fazer uma avaliação do nosso app na App Store ou no Google Play! Ajuda a gente, vai!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.