De agência à startup de tecnologia: 4 aprendizados do CEO e fundador da Peepi

Fábio Mazzeu
12minutos
Published in
3 min readDec 11, 2017

--

A Peepi é uma plataforma de marketing de defensores fundada no começo de 2017 que está captando sua primeira rodada de investimentos agora, para escalar o negócio.

No episódio 16 do Heroes, o podcast do 12min, conversei com o Felipe Thomé, CEO e fundador da Peepi. Um dos aspectos mais interessantes sobre a criação da Peepi, é o fato de o Felipe ter empreendido em uma agência de publicadade e ter fundado outra startup voltada para o marketing de defensores à alguns anos, a Vocatu.

Sem dúvidas essa foi a base da criação da startup. Além disso, também conversamos sobre co-founders, captação de investimento. Para ouvir o episódio completo, é só clicar no player abaixo. Você também pode ouvir no iTunes ou no seu player de podcasts favorito para Android.

iTunes | Android | SoundCloud

Separei 4 aprendizados o Felipe sobre empreendedorismo, startup e founders que me chamaram a atenção.

Boa leitura e não se esqueça de ouvir o podcast!

1. Sua startup nasce incerta e você precisa trabalhar para transformá-la em um negócio

"Startup realmente é um experimento, no início não é uma empresa. É um experimento que você está validando e procurando transformar isso em uma empresa. Você acaba tomando muito não, suas premissas que você achava que estavam certas, estavam erradas. Você tem que voltar, mudar, abandonar um trabalho onde já tinha feito muitas coisas e achava que estava no caminho certo. [..] Tem que voltar, mudar. É totalmente diferente. Para mim são duas coisas diferentes: empreender em um mercado tradicional e empreender com uma startup."

2. Co-founders precisam ter mais que habilidades complementares

"Todos os co-founders que vão entrar na empresa devem ter os mesmos objetivos. Quando você vai empreender em uma startup é algo totalmente incerto. Você precisa ter muito estômago e estar disposto a passar por muitos perrengues. As coisa não vão dar certo de início, vão acontecer muitas discussões, cada um terá uma opinião. Se você não tiver um objetivo muito claro de onde você quer chegar, qual é o sonho grande de cada um e que todos estejam cientes que essas dificuldades vão aparecer, não dá certo. A primeira coisa que temos que verificar para encontrar um co-founder é verificar se a pessoa está disposta a sacrificar 3,4 anos da sua vida, sem ter retorno, em algo extremamente incerto.

3. O momento do mercado pode definir a vida ou morte da sua startup

"O momento da Peepi está melhor. O mercado está um pouco mais maduro sobre o marketing de defensores. A conscientização das empresas que ela precisa ter um bom relacionamento com seus clientes[…]. Hoje está cada vez mais difícil impactar um cliente, conseguir convencê-lo que a sua empresa é a melhor opção para ele. Os profissionais de marketing ainda estão tomando conhecimento disso[…].

4. Experiências passadas não são falhas, são aprendizados

"Outra coisa que tem ajudado bastante a Peepi é essa experiência anterior que eu tive, que me trouxe bastante aprendizado. Uma dificuldade que eu sempre tive é de escolher oportunidades. Muita gente fala que você precisa de oportunidade para empreender, mas eu acho que todas as oportunidades estão aí. Uma das maiores dificuldades é dizer não para as oportunidades, porque quando você começa a empreender com algo novo, surgem muitas oportunidades diferentes e que não se relacionam entre elas."

Confira o episódio completo na íntegra:

iTunes | Android | SoundCloud

Hey, curtiu o post? Se inscreva no podcast para acompanhar novos episódios! Clique aqui para o SoundCloud, aqui para o iTunes ou aqui para Android.

PS: gostou do texto? Compartilhe e deixe alguns claps por aqui!

PS2: se gostar do episódio, deixe um review no iTunes. ;)

--

--