Desenvolvimento profissional: 5 aprendizados do Diretor de Marketing da Rock Content

Fábio Mazzeu
12minutos
Published in
4 min readDec 4, 2017
The Hank!

Crescer como profissional é um objetivo e um desafio ao mesmo tempo.

Em uma startup, a possibilidade de se desenvolver como profissional e tocar projetos incríveis é muito grande. Mas muitos colaboradores ainda não entendem com clareza qual é o caminho para crescerem dentro da empresa.

No episódio de hoje do podcast do 12min, conversei com o Renato Mesquita. Ele é diretor de marketing da Rock Content, a empresa referência em marketing de conteúdo do Brasil.

Lá no começo da empresa, o Renato (mais conhecido como Hank) entrou como analista de marketing, quando a empresa tinha cerca de 30 funcionários. Hoje, ele tem um cargo de direção em uma startup de quase 300 colaboradores.

Para conferir o episódio, é só escolher a sua plataforma preferida e ouvir na íntegra:

iTunesPlayerFMSoundCloud

PS: não se esqueça de seguir o nosso podcast no SoundCloud e iTunes. ;)

Aproveitando, separei 5 aprendizados sobre desenvolvimento profissional para você se inspirar e que vão te ajudar a planejar o seu futuro profissional. Boa leitura!

1. Aprenda com mercados mais maduros que o seu

“Para mim sempre foi muito claro que para entender melhor o que eu queria fazer, ou até mesmo entender o que as pessoas estavam fazendo, eu tinha que saber o que elas faziam exatamente.

Mais do que simplesmente saber o que é X ou o que é Y, eu ia atrás de cases (de sucesso) e para mim isso é um grande diferencial. Depois, essa minha crença foi reforçada pelo Diego e pelo Peçanha, pois era a galera falando que a gente tinha que entender mesmo como que o pessoal tinha resultado lá fora, e a solução era ir atrás de cases de sucesso”.

2. Em uma startup você vai, obrigatoriamente, aprender fazendo

"Todo mundo aprendeu fazendo. Então eu acho que uma das coisas que transformou a cultura aqui da empresa — e até a que eu criei em mim mesmo — é que a gente sempre fazia o que a gente podia com que a gente tinha. Não tinha espaço para desculpas como “Ah não sei fazer”. Beleza, você não sabe fazer, provavelmente outra pessoa do outro time também não tá sabendo o que ela tá fazendo, mas ela está aprendendo, está se especializando e ela vai tentar fazer o melhor para fazer aquilo ali”.

3. Gestão não é sobre você, é sobre ter os melhores resultados dos talentos de acordo com o que a empresa precisa

“Eu acho que em qualquer cargo de gestão, quando a gente se cobra muito a gente quer cobrar as outras pessoas que trabalham com a gente no mesmo nível que nos cobramos. Mas temos que entender que cada pessoa é única, cada um tem um estilo de trabalho e a gente tem que respeitar isso.

A empresa só consegue ter um resultado fantástico quando a gente consegue garantir que todo mundo que está aqui dentro, consiga desempenhar o seu papel da forma correta para ela, desde que esteja de acordo com a empresa também.

Eu não posso deixar que alguém esteja aqui fazendo um trabalho do jeito que gosta e da forma como acha certo, mas a forma como ela faz está desvinculada dos objetivos da empresa”.

4. Sua maneira de aprender precisa evoluir junto com suas funções

“Se eu quero chegar em um lugar foda, se eu quero ser um profissional fantástico, eu tenho que abrir mão de certas coisas. Então eu preciso entender quais são os momentos que eu tenho livre e quais os formatos de conteúdo vão funcionar para mim.

Para mim já funcionou muito conteúdo em texto. Hoje em dia, conteúdo em áudio e vídeo funcionam muito mais. […] Para mim uma das melhores coisas do 12min é poder ouvir o livro, é uma mão na roda do caramba!”.

5. Desenvolvimento pessoal nunca foi tão fácil — e só depende de você

“Para todo mundo que quer se desenvolver, crescer na carreira, dar uma guinada: tome uma decisão. Simplesmente pare de fazer o que você está fazendo e mude. Se você está incomodado com qualquer coisa na sua vida, para e muda. Estude, o que mais tem hoje em dia é conteúdo — seja livro, audiobook, post ou vídeo. Se você quer aprender alguma coisa, alguém está ensinando, tenha certeza disso”.

O Hank é um cara incrível e um profissional excelente! Não é atoa que ele é o cara do marketing da Rock hoje em dia. Para ouvir o episódio inteiro (e aprender ainda mais) é só escolher a sua plataforma preferida.

iTunesPlayerFMSoundCloud

Extra: 2 livros para você começar a evoluir hoje mesmo

Durante o episódio o Hank comentou sobre dois livros incríveis, um focado em marketing e um focado em gestão. Ou seja, leia para ontem ;)

Traction

O primeiro é o Traction. O livro escrito pelo Gabriel Weinberg e Justin Mares traz dicas práticas para quem quer tracionar e crescer startups com dicas práticas realmente úteis.

Radical Candor

O segundo é o Radical Candor: Be a Kick-ass boss without losing your humanity. Um livro escrito pela Kim Scott, que já liderou o AdSense, Youtube e Online Sales do Google, antes de ir para a Apple! Além do livro ela tem vários talks bem legais sobre liderança e desenvolvimento. Enjoy. ;)

Hey, curtiu o post? Se inscreva no podcast para acompanhar novos episódios! Clique aqui para o SoundCloud ou aqui para o iTunes! Se você está em um dispositivo Android, é só entrar no seu app de podcasts preferido e procurar por Heroes 12min. ;)

PS: gostou do texto? Compartilhe e deixe alguns claps por aqui!

PS2: se gostar do episódio, deixe um review no iTunes. ;)

--

--