Uma bela estante.

Meus Top 15 Autores Preferidos

Caras que me inspiram todos os dias…

As pessoas que me conhecem sabem: eu gosto muito de ler. Tanto, que o 12Minutos surgiu da minha paixão por leitura e aprendizado constante.

Antes do 12', eu já resumia os principais livros que lia para guardar melhor os aprendizados. Depois de algum tempo, e um acervo que seguia crescendo, decidi criar um app para disponibilizar conteúdos incríveis que as pessoas acabam perdendo por causa da correria do dia a dia.

Neste post, gostaria de compartilhar alguns dos meus autores favoritos para quem está em dúvida de qual a próxima leitura que deveria pegar:

Marc Benioff

Marc é autor e filantropo, e fundador da Salesforce. Ele foi o criador do termo “plataform as a service”, que permite às pessoas utilizarem o software aberto do Salesforce.

Ele é um visionário e sabia desde o começo da empresa que o SaaS ia substituir os softwares tradicionais “on premise”.

Impossível ficar sem entrar na cabeça de um cara desses. A leitura obrigatória é o livro que conta a história da Salesforce. Behind the Cloud conta os bastidores da maior empresa de SaaS do mundo, desde quando ela era apenas uma startup.

David Allen

David é autor do livro clássico de produtividade, A Arte de Fazer Acontecer, é um dos que eu mais recomendo para qualquer jovem profissional. O ritmo de trabalho que nós precisamos enfrentar para prosperar não é fácil e David nos traz um método sólido.

Não é a toa que David baseia o trabalho de toda a sua vida nele, dando palestras e consultorias.

Andy Grove

Sou apaixonado por Andy Grove. O cara é um monstro. Como CEO da Intel, o cara navegou a empresa e, com muito sucesso, conseguiu períodos de transformações gigantescas no mundo da tecnologia. A maioria das empresas de tech seguem seus ensinamentos e se inspira no estilo de gestão dele.

Dois livros do Andy são guias para mim: High Output Management e Only the Paranoid Survive. O primeiro é focado em otimizar as suas habilidades de liderança para gerar os melhores resultados possíveis. O segundo ajuda a ter controle sobre situações de crise ou mudanças drásticas no mercado competitivo.

Mark Roberge

Mark foi VP da maior referência de inbound marketing no mundo, a Hubspot. Tive o prazer de conhecê-lo no Inbound 2015, e o papo com ele foi fantástico. Como VP de vendas da Hubspot ele levou a empresa do zero até U$100m de receitas anuais recorrentes.

Seu livro, The Sales Acceleration Formula, é essencial para quem trabalha com vendas e startups SaaS, junto ao livro do Aaron Ross (que vou falar aqui embaixo). Todos os conceitos são baseados na ideia de que precisamos nos centrar no cliente e não no que oferecemos.

Aaron Ross & Jason Lemkin

Todo mundo sabe que sou fã do Predictable Revenue, certo? Se você não sabe, sugiro que dê uma lida neste post que fiz sobre o livro alguns anos atrás.

Mas também recomendo para todos a leitura de From Impossible To Inevitable, a sequência do Predictable Revenue. O livro mostra como empresas SaaS podem atingir o hiper crescimento através de vendas e customer success. Além disso, recomendo MUITO também o blog do Lemkin, o SaaStr. O blog é tão popular no mundo SaaS que até virou uma conferência (que eu vou todo ano!).

Ben Horowitz

O blog do cara é fantástico, a carreira dele é impecável, mas o principal motivo pelo qual eu admiro e respeito este cara é sua sinceridade quase visceral. Ben foi CEO da Opsware, empresa de tecnologia e enfrentou a bolha da internet, superando crises absurdamente difíceis. No livro The Hard Thing About Hard Things ele conta como foi esse processo e como ele sobreviveu!

Cal Newport

Cal caiu nas graças dos empreendedores com Deep Work, onde ele fala sobre como podemos entrar no modo de produtividade totalmente concentrada. Para quem ainda precisa regular seu foco para alcançar os objetivos, ele é leitura obrigatória. Mas o cara tem MUITO mais coisas legais.

David Heinemeier Hansson

Esse cara foi uma das minhas inspirações para aprender a programar.

DHH é um programador que ficou conhecido por ter criado o framework Ruby on Rails. Ele é sócio no Basecamp, empresa que antes era focada em web design e agora é inteiramente dedicada ao desenvolvimento de aplicações web. Eu conheci o trabalho dele como escritor, quando li pela primeira vez o Getting Real, quando trabalhava como gerente de produtos na Samba Tech. Aquele livro explodiu meu cérebro.

Além disso, David é coautor de Rework, que também oferece uma visão pouco ortodoxa do hypado mundo de startups e empreendedorismo.

Gary Vaynerchuk

Gary é o maior Hustler da história. Ele pegou o negócio da sua família e fez o business crescer de 3 para 60 milhões de dólares em receitas anuais. Tudo isso, com muita raça e muito conhecimento de marketing digital.

No livro Nocaute ele ensina como você também pode fazer a internets trabalhar pela sua empresa. É o típico cara como eu, que faz muitas coisas ao mesmo tempo (hehehe).

Brad Feld

Brad é um blogueiro FODA! Se você não conhece o blog dele, siga aqui. Mas além disso, ele é um autor fantástico também. Ele tem mais de 10 livros publicados.

Meu livro favorito dele é o Venture Deals, que ensina os fundamentos dos deals de VC e como lidar com investidores.

Jim Collins

Jim é um autor com background acadêmico sólido e muitos dizem que ele é o novo Peter Drucker. Meus favoritos são Feitas Para Durar e Empresas Feitas Para Vencer. Os livros são SUPER embasados, resultado de pesquisas extensas com centenas de empresas.

Jack Welch

Sinônimo de liderança nos anos 80/90 é algo impressionante. Não é atoa que quando saiu, ele teve o maior bônus da história que um CEO já recebeu ao se aposentar. A leitura de Paixão Por Vencer, onde ele conta toda essa história, é essencial.

Nassim Taleb

Nassim escreveu um dos livros mais influentes das últimas décadas, A Lógica do Cisne Negro. Fiz um paralelo entre o trabalho dele e marketing de conteúdo neste post.

O outro livro que recomendo é o Antifrágil, que segue na mesma linha, mas fala um pouco mais de como podemos ser resilientes e resistir aos imprevistos e assim nos tornarmos mais fortes.

Tim Ferriss

Nem preciso falar o quanto gosto do Tim. Já até escrevi um post em sua homenagem.

É um dos caras mais inspiradores sobre produtividade e motivação. Suas obras são bem práticas, para quem precisa aprender conceitos e aplicá-los agora. Recomendo Trabalhe 4 Horas Por Semana e 4 Horas Para o Corpo.

Gostou desta lista?

E por hoje é só! Se você curtiu este post, eu agradeceria MUITO se você pudesse deixar um comentário, marcar aquele seu amigo que pode se interessar ou mesmo compartilhar esse post!


PS: No 12minutos, temos conteúdo de todos estes caras, num formato super fácil de consumir, em texto e áudio. Baixe o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Happy reading!