Observe, orient, decide, act!

OODA Loop: Questão de vida ou morte

Observe, orient, decide, act!

Marcelo Toledo
12minutos
Published in
7 min readJul 24, 2017

--

No mundo do Silicon Valley e das startups o OODA Loop da sua tomada de decisão é efetivamente o que diferencia sua habilidade de prosperar.

OODA significa:

  • Observe
  • Orient
  • Decide
  • Act

Foi criado por um coronel da força aérea americana para que um piloto possa processar este ciclo rapidamente, observando e reagindo aos eventos que se desdobram mais rapidamente do que um oponente, podendo assim “entrar” no ciclo de decisão do oponente e ganhar vantagem.

O piloto que tem o OODA Loop mais rápido vence uma batalha, o mais lento morre.

Tão apropriado ao mundo do empreendedorismo, se tornou um conceito fundamental para qualquer empreendedor, veja só:

A Blockbuster foi fundada em 1985 por David P. Cook um jovem de 29 anos de idade, cresceu de forma meteórica e menos de dez anos depois foi vendida por US$ 8,4 bilhões.

A Blockbuster infelizmente não soube fazer o OODA Loop corretamente e acabou falindo. Ironicamente ou não, em 2000 recusou a compra da Netflix por US$50 milhões.

Em 1997 nasceu a Netflix, uma empresa de alugueis de filmes via correio que repensou completamente o modelo. Sem lojas físicas, poucos funcionários, basicamente uma empresa de logística.

Menos de dez anos depois seu mercado mudou radicalmente, fazendo a leitura correta e aplicando o OODA Loop em 2007, a Netflix se transformou em uma empresa de Engenharia de Software.

Trouxe os melhores engenheiros do mercado e construiu a melhor plataforma de streaming de vídeos existente no mundo.

Pouco tempo depois observou que a plataforma se tornou uma commodity e novamente surge uma nova tomada de decisão, a Netflix precisava se tornar uma empresa de produção de conteúdo, nasce então em 2013 o “Netflix Originals” e sua primeira série, House of Cards.

O modelo de negócios inicial da Netflix já não existe mais atualmente, se ela não tivesse efetuado o OODA Loop corretamente estaria morta. O mesmo acontece pouco tempo depois quando precisou se tornar uma empresa de conteúdo.

O conceito de OODA Loop pode ser aplicado em quase todas as situações da nossa vida, tanto pessoal como profissional. Para que possamos aplicá-lo corretamente, precisamos estar sempre presentes e concentrados nos acontecimentos e tendências do mundo.

Eu sempre fui voraz consumidor de conteúdo, de multi-meios, livros, audiobooks, podcasts, blogs, redes sociais. São esses meios que mantém minhas referências afiadas e com elas que eu faço relações para observar e entender os acontecimentos ao meu redor.

E o mais importante de tudo, tomar decisões e agir.

Esse é o OODA Loop da minha vida e eu acredito firmemente que sem livros o OODA Loop de qualquer pessoa se torna limitado. Abaixo alguns livros que marcaram minha vida de alguma forma:

The Secret to Success
Eric Thomas

Talvez você já tenha visto um vídeo do Eric Thomas no YouTube, ele é pra mim um dos maiores autores e palestrantes motivacionais. Ele veio lá de baixo, do pior lugar que você pude imaginar. Foi morador de rua por dois anos, até que um padre fez uma provocação e com incentivo e amor ele mudou completamente sua vida. Por maior que seja seus problemas esse livro vai te motivar, vai te fazer erguer a cabeça e ter energia para sair do estado de lamentação e partir para o estado de ação!

Mysterious Stranger
David Blaine

David Blaine sempre foi pra mim um dos maiores mágicos ilusionistas do mundo. E a única certeza que nós temos quando estamos falando de mágica é que é um truque, existe uma forma de fazer algo sem que a gente perceba o que de fato está acontecendo.

Mas o David Blaine teve um momento OODA Loop na sua vida e foi ali que ele se diferenciou dos demais, ele começou as fazer coisas reais, que não eram mágica ou ilusão e com isso chocou o mundo. Por isso ele se tornou uma referência pra mim, por ser um cara que quebrou o padrão.

Ele já foi enterrado vivo em um caixão de vidro por sete dias. Entrou em um cubo gigante de gelo e permaneceu lá por 61 horas e 40 minutos. Já subiu em um pilar de 27m de altura com 56cm de superfície e permaneceu por 34 horas. Quebrou o recorde mundial de apneia passando 17 minutos e 4 segundos em baixo da água sem respirar e diversos outros feitos impressionantes.

Don’t Make Me Think
Steve Krug

Esse livro é simples, pequeno, mas é uma explosão de conteúdo. Ele foi o grande responsável por me fazer pensar de uma forma completamente diferente sobre experiência do usuário. Nós não sabemos criar produtos fáceis e intuitivos de serem utilizados, esse livro vai te provocar a pensar de uma forma diferente, de uma forma simples.

No Limits: The Will to Succeed
Michael Phelps

Fui atleta profissional de natação e esse foi o esporte que me formou como pessoa e profissional. Tive o privilégio de estar vivo e presenciar o maior atleta de todos os tempos, Michael Phelps, que quebrou todos os recordes imagináveis que um atleta poderia quebrar. Uma medalha em Olimpíada é um sonho que muitos atletas tem, e nunca alcançam, ele conseguiu 28 medalhas olímpicas. Se você quer entender o verdadeiro significado de persistência e disciplina maluca, leia esse livro e entenda o que é necessário para ser o melhor em qualquer situação.

American Shaolin
Matthew Polly

Eu sempre fui obcecado pelo cultura oriental, especialmente China e India. No passado após parar de nadar o primeiro esporte que eu quis praticar foi o Kung Fu e eu era muito fã dos Monges Shaolin. Eles viviam para meditar, rezar e treinar, mantendo seu corpo afiado como uma arma letal.

Esse livro me lembra todos os dias que nós precisamos fazer coisas malucas em nossas vidas. Esse americano que não levava qualquer jeito para o Kung Fu decidiu largar todas as coisas nos EUA para viver em um templo Shaolin na China, uma completa loucura, mas com um desenrolar incrível. Faça coisas malucas!

Autobiografia de um Iogue
Paramahansa Yogananda

Sabe quando a vida vai te dando sinais para qual rua você precisa ir, quais pessoas precisa conhecer? Foi assim que eu conheci esse livro. A vida foi me empurrando de tal forma que um dia eu parei de cara com esse livro e uma loja, cópia única, soberano na vitrine, entrei, comprei e devorei o livro.

Lhe apresento ao meu mestre espiritual, já li praticamente todos os seus livros e levo seus ensinamentos e praticas no meu dia-a-dia com muito respeito. Não é uma religião, é apenas uma filosofia, espiritual sim, mas que pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer religião.

Uma curiosidade, eu sou fã do Steve Jobs, li praticamente todos livros que falam a seu respeito. Imaginem a minha surpresa após ler sua Biografia, após sua morte, que o único livro que ele lia anualmente e carregava em seu iPad era este. Além disso, em seu velório, uma cópia deste livro foi distribuída para todos que estavam presentes.

Age Is Just a Number
Dara Torres

Este livro também é sobre um atleta de natação, mas a lição que ele me deu foi a seguinte: Não importa a idade que você tem. Se você realmente tiver a disciplina a persistência para lutar pelo que realmente quer, você pode não ganhar, mas conseguirá um resultado excepcional, inimaginável. Exatamente o que aconteceu com Dara Torres, quando decidiu competir uma última vez na Olimpíada.

Se tornou a primeira nadadora com mais de 40 anos a participar de uma Olimpíada, conquistando três medalhas olímpicas, sendo uma medalha de prata nos 50 metros livres ficando atrás por 0.01 da campeã 15 anos mais nova.

E é isso aí pessoal, e para você, quais os livros que te ajudaram a tomar decisões melhores?

P.S. Se você curtiu este artigo, nos ajude a espalhá-lo clicando no ❤ abaixo. E se quiser acompanhar nossas postagens, não deixe de seguir esta publicação aqui no Medium. Ah, não conhece ainda o 12minutos? Clique aqui e conheça agora!

P.S.2. Se você curte o trabalho do Marcelo Toledo, estamos com uma promo muito legal, onde quem assinar nos próximos dias ganha uma cópia grátis, autografada do livro dele, o Dono!

--

--