Para se inspirar: os hábitos de leitura das pessoas bem sucedidas

Descubra os Segredos do Zuck, Elon Musk e da Oprah Winfrey

Todas as pessoas bem sucedidas têm uma característica em comum: elas leem muito. É comum ler sobre CEOs e grandes empreendedores que largaram o ensino médio, nunca pisaram na faculdade e hoje estão no topo do mundo. O que fica implícito nas biografias deles também é que isso nunca os impediu de continuar aprendendo. Como o filósofo americano Mortimer Adler observa em “Como ler livros”, os livros são os melhores professores para quem que não está na escola.

Mesmo sem uma educação formal, ou uma coleção de diplomas, o sucesso pode vir com um simples hábito. É por isso que ler faz tanta diferença para quem quer alcançar o sucesso. Especialistas e pesquisadores sugerem que ler é essencial para quem ocupa uma posição de liderança. Bons hábitos de leitura nos tornam melhores comunicadores, desenvolve a empatia e ajuda nas relações interpessoais. Pensando nisso e passando de Elon Musk a Oprah Winfrey e Mark Zuckerberg, conheça os hábitos de quem usou os livros para subir — e muito — na vida.

Os hábitos de leitura dos bem sucedidos:

A expressão “hábito de leitura” já deixa bem claro que ler não requer nenhum talento ou aptidão natural. Se você não lê muito, então, não se preocupe. Como todo hábito, é possível se dedicar e “aprender” a ler com frequência.

Adquirir hábito de leitura requer grande curiosidade e paixão pelo conhecimento, antes de mais nada. Além disso, disciplina e organização também não fariam mal.

Para se inspirar, que tal se espelhar nos hábitos de grandes empresários e personalidades bem sucedidas?

  • Ao longo de 2015, Mark Zuckerberg criou uma meta. Essa é uma ótima forma de desenvolver um hábito de leitura e adquirir conhecimento. A cada duas semanas Mark leria um livro diferente. Além disso, Mark criou um clube do livro chamado “A Year of Books” (Um ano de livros), para discutir com a comunidade do Facebook o que ele leu ao longo de 2015. A maioria dos livros tratava de outras histórias de sucesso, como a de Zuckerberg. Um dos livros que ele leu e recomendou, inclusive, é Criatividade S/A, que conta a história da Pixar e você confere resumido no 12’.
  • Oprah Winfrey, apresentadora, empresária e uma das pessoas mais influentes dos Estados Unidos, também é uma leitora ávida. Oprah também é outra celebridade que criou um Clube do Livro para aproximar seus fãs das obras que ela vinha lendo. Em seu site, Oprah discute online com vídeos, reviews e perguntas e respostas o que ela anda lendo. E os Clubes do Livro não são exclusividade das pessoas famosas! Você mesmo pode criar um na sua empresa ou com seus amigos, se preferir.
  • O gênio dos investimentos Warren Buffet hoje ganha mais de 20 bilhões por ano. No início de sua carreira, o que poucos sabem é que ele lia entre 600 e mil páginas por dia. Para se tornar o investidor que é hoje, essa dedicação foi essencial. Aliás, ainda hoje, ele diz dedicar cerca de 80% de seu dia à leitura.
  • O empresário, investidor e autor Mark Cuban também dá show de hábitos de leitura. Mark, que ainda é dono de um time de basquete, os Dallas Mavericks, já disse publicamente que lê mais de 3 horas por dia.

Bill Gates e a paixão pelo livro de papel

Quem não quer ser como Bill Gates? Além de rico, bem sucedido e influente, o empresário da Microsoft tem uma imagem sensacional. Responsável e sempre envolvido em boas causas, Bill ainda é um leitor famoso pelo seu apetite por livros.

“Esta é uma das coisas que eu gosto na leitura”, diz Bill Gates. “Cada livro abre novas avenidas de conhecimento para explorar”. É através dos livros que ele expande o já imenso conhecimento que tem, lendo mais de 50 livros por ano. O mais inusitado na história dele, porém, é que o empresário da tecnologia prefere livros de papel.

Para colocar em prática os bons hábitos de Bill Gates, não é preciso ceder ao livro impresso ou ler tanto quanto ele. Para ser igual ao empresário, o importante é ter a mesma paixão pelo conhecimento, antes de mais nada.

Elon Musk: dos livros aos foguetes

Se o nome Elon Musk não lhe diz nada, talvez você também precise ler um pouco mais. Elon é CEO bilionário da Spacex e da Tesla, e um leitor ávido enquanto isso.

A trajetória profissional e de vida de Elon Musk é tão interessante que rendeu um próprio livro, escrito por Ashlee Vance. Ele é um dos empresários mais impressionantes do Vale do Silício e a imprensa sempre o rotula como o próximo Steve Jobs.

Nascido na África do Sul, Musk sempre foi apaixonado por tecnologia, pelo espaço e por energias renováveis e se mudou para os Estados Unidos ainda quando garoto. Lá, seu objetivo era unir suas paixões e empreender. Quando perguntado sobre como aprendeu a construir foguetes, Elon respondeu simplesmente: lendo livros.

Como ler livros

Outra coisa que os bem sucedidos leitores têm em comum: eles não leem qualquer coisa. E como eles não têm tempo de sobra, também podemos imaginar que a leitura deve ser dinâmica e inteligente.

Pensando nisso, vamos propor uma tarefa. Confira agora mesmo Como Ler Livros e aprenda as melhores técnicas de leitura para extrair o máximo dos conteúdos que estiver lendo.

As histórias de Bill Gates, Elon Musk e Oprah também te inspiraram? Qual passar adiante esse conhecimento e compartilhar este texto com seus amigos? E não se esqueça de deixar um comentário contando dos seus próprios hábitos de leitura e o que está lendo atualmente.

PS: No 12minutos, temos conteúdos MUITO bacanas, em um formato super fácil de consumir, em texto e áudio. Baixe o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Happy reading!