1 milhão de sorrisos para a vida

Nasci no sertão, lugar em que mesmo enfrentando tantas dificuldades ainda conseguimos encontrar sorrisos nos rostos das pessoas. Cada sorriso conta uma história por trás dele. E os dias difíceis se curvam nas curvas dele.

Saí do sertão e encontrei novos desafios e outras dificuldades. Um deles eu assumi como missão: o de reabilitar vidas. Em minha trajetória na medicina, aprendi a não cuidar de pacientes, mas sim de pessoas. E na minha trajetória quanto vida, aprendi a cuidar da sociedade em prol dessas pessoas.

Foi quando conheci o empreendedorismo social e desde então acredito nele como a mudança que a sociedade precisa. O empreendedorismo social é uma filosofia de trabalho social que constrói caminhos em que o principal retorno é a felicidade das pessoas.

É esse trabalho que fazemos no Ceir — Centro Integrado de Reabilitação. Quando você entra nele não vê pessoas com deficiência sofrendo suas limitações, você aprende com elas a enfrentar os desafios da vida e a acreditar que pode sim superar limites.

E com elas quebramos barreiras diariamente, mostrando para a sociedade que a pessoa com deficiência tem muito que nos ensinar. O meu maior aprendizado foi entender qual é o maior capital do mundo: o capital humano.

Precisamos cuidar das pessoas e o desejo de satisfazer as pessoas é uma visão de mundo, uma visão de transformação da sociedade. É um trabalho que levanta florestas.

Certa vez li que faz muito mais barulho uma árvore que cai do que uma floresta que se levanta. Quem faz empreendedorismo social é construtor de florestas, trabalha em silêncio, no dia a dia, na busca por demolir o maior muro que existe na sociedade: o muro do apartheid social.

No Ceir estamos nessa luta e temos muito que comemorar. Chegamos a 1 milhão de atendimentos realizados. Atendimentos que, de um por um, ajudam a quebrar um pedaço desse muro.

E estamos comemorando muito mais. Os sorrisos que se curvam durante cada um desses atendimentos. Estamos comemorando 1 milhão de sorrisos!

Benjamim Pessoa Vale — presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir.