Que Front-End é você?

Luis Vinícius
2 Minutos de Js.
Published in
2 min readNov 13, 2015

Uma abordagem sobre o profissional de Front-End

Antes de mais nada, quero deixar claro que esse post é apenas a minha humilde opinião. Não é verdade absoluta, mas queria compartilhar com você a forma como eu vejo o profissional de Front-End. Vou ser bem direto e objetivo, sem enrolações.

Front-End possui duas áreas: Designer e Desenvolvimento

Designer Front-End: é o profissional que vai cuidar de todo o conceito de criação de Interface. Conhece HTML , mas conhece muito bem CSS. Ele cria animações com relação direta a usabilidade. UX está no sangue dele, conhece a influência das cores, tem uma afinidade com ferramentas de criação de layouts, etc. Alguns nem tocam no Javascript, outros até podem fazer algumas coisa com jQuery, mas o foco dele é o Design.

Desenvolvedor Front-End: é o profissional que vai desenvolver interfaces, assim como o designer, porém Javascript é a menina dos olhos pra ele. Conhece acessibilidade, performance, frameworks Js, testes de código, lógica de programação, etc. Ele codifica HTML5 semântico, CSS modular e Javascript performático. Embora também conheça CSS, não tem um senso diferenciado de Design em si, pois ele não passa parte do seu tempo se dedicando a isso. Ele programa interfaces.

O que quero mostar aqui com essa definição é que embora ambos os lados sejam Front-End, o que diferencia um profissional do outro é a afinidade que ele possui com cada área. Assim, lógicamente, ele vai dedicar seu tempo estudando aquilo que gosta: design ou desenvolvimento.

Não acho errado o cara ser Front-End e só saber HTML e CSS. Ele pode ser muito bom em UX, sabe criar uma interface que vai levar o usuário aonde ele quer, cria páginas que convertem, conhece ferramentas de design, ele é bom nisso.

Acho que o grande problema, está no termo variável-Front-End. As vezes nós complicamos demais as coisas. KISS. Quer trabalhar com Front-End? Veja o que mais tem afinidade e se especialize nisso. Ponto.

Depois, se quiser, pode até dividir seu tempo e estudar Javascript para começar a programar interfaces e tudo mais, porém, você talvez não será tão bom quanto um desenvolvedor que se dedica somente a isso.

Cá entre nós… Front-End é incrível, mas ao mesmo tempo é muito trabalhoso e difícil. Você tem que estar estudando o tempo todo. Nossa área precisa de profissionais especialistas naquilo que fazem, isso faz toda diferença.

Por fim, essa é a visão que tenho de Front-End. Você pode ser muito feliz sendo Designer Front-End ou Desenvolvedor Front-End. Cada área tem sua importância e quando combinadas, faz o usuário ganhar muito com isso, que é o que importa não é mesmo?

Abraços pessoal!

--

--