Como diminuí a procrastinação

Fabiane Monteiro
2 Minutos!
Published in
2 min readFeb 20, 2016

Houve uma fase em minha vida que eu fazia todos os passos certinhos de capturar, esclarecer e organizar do GTD. Deixava sempre a minha caixa de entrada vazia. Porém, a minha lista de tarefas crescia cada vez mais e não havia tarefas resolvidas. Percebi que só estava fazendo as tarefas que tinham prazo final e eram feitas quando estava em cima do prazo. Então, elaborei uma checklist com tarefas para serem realizadas diariamente e comprometi comigo mesma que eu deveria fazer essa checklist antes de qualquer outra quando chegasse em casa.

  1. Definir a tarefa mais importante para o dia seguinte. Minha escolha hoje se baseia em prazo da tarefa, tempo disponível e onde estarei no dia, mas no começo eu não tinha essa percepção. Para evitar a procrastinação, como a minha lista de tarefas eram por ordem de inserção, eu simplesmente pegava o primeiro da lista como a tarefa mais importante.
  2. Definir e organizar o material para ler no ônibus/metrô. Quem realizou aquela primeira grande captura do GTD, agora possui uma pasta ler/revisar. No meu caso, eu tenho o material da faculdade, a pasta ler/revisar física, a pasta ler/revisar digital (sabe aqueles arquivos que você baixa porque achou legal e vai ler depois? Pois é…) e lista de livros. Eu gasto em média 3h por dia dentro de metrô e ônibus e essa é uma forma que eu encontrei para aproveitar esse tempo. Hoje em dia, esse período não se limita mais em leitura. Possuo no meu sistema de organização o contexto “Portátil” onde listo as tarefas que eu posso fazer em qualquer lugar, inclusive já consegui fazer trabalho da faculdade no metrô com a ajuda do Evernote.
  3. Realizar a tarefa mais importante do dia definida no dia anterior. Se você definiu a tarefa mais importante do dia, você tem que se comprometer para realizar essa atividade.

Uma checklist pequena é boa para dar o primeiro passo sem mudanças bruscas, é bom para os dias com muitos compromissos ou muita preguiça e também pode ser um gatilho para realizar outras tarefas. Com esses três passos, consegui melhorar na execução de tarefas e aumentar a minha produtividade.

--

--

Fabiane Monteiro
2 Minutos!

Ex-futura engenheira de redes, atual analista de sistemas. Apaixonada por T.I., organização e dança de salão. Buscando a minha melhor versão através da escrita.