Meu sistema de organização

Fabiane Monteiro
2 Minutos!
Published in
3 min readSep 17, 2016
Fonte: https://freerangestock.com

Eu tinha decido fazer um post sobre os programas/aplicativos que eu uso para me organizar. Mas quando parei para listá-los pensei “Miga, sua louca! Como pode usar tudo isso e não se perder? Você não está desperdiçando seu tempo controlando tantos aplicativos? Você não está perdendo o foco ao dispersar sua organização por tanta coisa?”. Então resolvi refletir sobre a minha rotina diária afim de analisar os momentos que eu uso esses aplicativos.

De manhã eu acordo, me arrumo, tomo meu café e vou trabalhar. Durante o trajeto para o trabalho, quando surge alguma ideia na cabeça, abro o Evernote no celular e escrevo por lá. Chego no trabalho, abro o e-mail do trabalho e vejo se não tem alguma tarefa urgente. Abro o Trello para ver as tarefas que eu tenho que fazer. O que for aparecendo durante o dia escrevo no Trello, se for relacionado ao trabalho, ou no Evernote, se for pessoal. Ao final do expediente, processo os itens do Trello priorizando o deverá ser feito no dia seguinte.

Chegando em casa, eu descanso, janto, vou para o computador e abro o Habitica para realizar as atividades da minha checklist diária (a checklist está um pouco maior que nesse post que eu fiz). Depois, clarifico os itens que foram coletados no Evernote (ação vai para o Wunderlist, referência vai para o OneNote e compromisso para o Google Agenda). Caso eu ainda tenha tempo, abro o Wunderlist e realizo as tarefas que tem lá (durante a realização das atividades de projetos, acesso o Dropbox ou o OneNote para acessar o material de suporte do projeto). Acesso o Google Agenda para verificar os compromissos que eu tenho para o dia seguinte. Tomo banho e vou dormir.

Nesse resumo do meu dia, contei 7 programas que eu utilizo, isso porque não detalhei as atividades da checklist diária, não falei do aplicativo que eu uso para aplicar a técnica do pomodoro e não citei os materiais físicos que auxiliam nessa organização. Mas um ponto importante que eu percebi na minha rotina é que os aplicativos estão no contexto exato do que eu vou fazer no momento e possuem objetivos tão bem definidos que é por isso não perco tempo procurando algo no meu sistema e nem meu foco.

Cada aplicativo que eu uso tem suas particularidades que facilitam a minha vida naquele exato momento em que eu estou utilizando. Frescura? Medo de desapegar dos apps? Não sei, mas tem funcionado para mim (acho que é frescura mesmo hahaha). Não existe quantidade certa de programas para se organizar mas não recomendo fazer o que eu faço, principalmente se tiver no início do processo de se organizar.

Sou uma pessoa que gosta de ler e estudar sobre organização e produtividade, então meu sistema de organização estará sempre em evolução. Quem sabe num futuro próximo, eu reduza ou aumente (a loka hahaha) a quantidade de programas?

--

--

Fabiane Monteiro
2 Minutos!

Ex-futura engenheira de redes, atual analista de sistemas. Apaixonada por T.I., organização e dança de salão. Buscando a minha melhor versão através da escrita.