DESMISTIFICANDO A ADMINISTRAÇÃO: UM CURSO PARA QUEM ESTÁ
PERDIDO?

Eduarda Mendes
Editorial 20 21
Published in
4 min readSep 29, 2021

Oi! Sou Maria Eduarda, tenho 17 anos e vim falar um pouco sobre o meu processo de decisão referente ao curso que hoje faço faculdade.

Desde o meu ensino fundamental eu estava sendo preparada para fazer qualquer vestibular, sempre pressionada a fazer algo que fosse me trazer sucesso e muito dinheiro, já que isso se tornou sinônimo de bem-estar e felicidade.

Imaginem: uma adolescente com poucos conhecimentos e poucos pensamentos formados tendo que decidir logo o que iria definir o seu futuro? Uma coisa absurda, não é? Pois bem, toda essa pressão me causou um posicionamento adiantado causando um estranho sentimento de culpa por não ter escolhido algo que eu me sentia realmente boa fazendo, o curso técnico de mecânica industrial. Nada a ver com administração!

Por motivo de forças maiores larguei o curso e foi aí que descobri o que eu realmente amava fazer: deixar as pessoas felizes e bem consigo mesmas através da área de estética. Hoje sou formada em maquiagem profissional, designer de sobrancelhas e como extensionista de cílios. Porém, a parte empreendedora de mim não ficou satisfeita, eu podia fazer mais por mim e por outras pessoas, e é aí que o curso de administração surge na minha trajetória, eu queria aprender mais e mais sobre como gerir negócios e pessoas para começar a guiar meu sonho de ter um empresa de estética bem estruturada.

Eu fui pesquisando as grades, o que o curso proporcionava e fui me identificando com cada detalhe e relatos de pessoas que estavam extremamente satisfeitas com o curso. Confesso que outras ideias passaram na minha cabeça nesse meio tempo até chegar minha vez de fazer o ENEM. Aí pronto, estava decidida: era administração. De início fui muito julgada, eles queriam que eu me matasse de estudar para fazer um vestibular de medicina ou engenharia (risos) e passasse para uma faculdade renomada, para eles eu não podia fazer “um curso qualquer”. Mas por que tanto incômodo? Vou explicar.

A graduação em administração tem a fama de ser fácil de passar nos vestibulares e/ou por acharem que é um curso que não precisa de matemática, que não tem um nível de dificuldade avançada e que as pessoas não conseguem um emprego através dele. Mas eu posso dar um spoiler? Não é por aí que o caminho segue não. Todo o problema está nas pessoas que pouco procuram se aprofundar e conhecer mais sobre o curso, causando, assim, a romantização do percurso trilhado, baseando-se somente nessas falsas “informações”. E o tema que geralmente não entra em pauta é: isso não é verdade, observamos isso logo nos primeiros períodos do curso. No primeiro período vemos que não é um curso impossível, mas possui o seu nível de dificuldade bem alto!

Primeiro são apresentadas as matérias base do curso, onde conhecemos um pouco mais sobre ele, como as matérias que possuem a matemática “específica” para os assuntos tratados, como a área de finanças. Já na área de gestão são apresentados novos termos, suas especificações, novas formas de gerir um grupo de pessoas ou de números. Tendo que lidar com pessoas diferentes de você, isso faz com que seja preciso ter conhecimento de outras inteligências para chegar finalmente na administração de grandes organizações. E bom, vou percebendo essas necessidades conforme vou estudando cada matéria, porém fui me encantando cada vez mais com cada detalhe do curso. Era exatamente aquilo que eu estava precisando, eu me identifiquei e me apaixonei completamente por tudo de novo que estava tendo conhecimento.

Voltando ao curso, além de tudo, você é ensinado a gerir sua carreira profissional, sua vida financeira pessoal, e tudo exige de você muito tato para saber lidar com todas as diversidades que o curso vai te apresentar.

Entretanto, quando falamos da nossa graduação, é sempre bom obtermos conhecimentos antes de qualquer escolha, principalmente em relação ao curso que você pretende fazer, porque não se trata mais da sua carreira acadêmica, você estará sendo preparado para sua carreira profissional, ou seja, o seu futuro! Por isso é dito que “A busca pelo conhecimento é o abrir de uma porta que nos poderá levar a grandes viagens no futuro.”
— autor desconhecido.

Hoje com o conhecimento passado por todos que cursaram e cursam administração sei que não, não é um curso para quem está perdido. É um curso como qualquer outro, que exige estudo e conhecimento prévio do que ele apresenta e não pode ser resumido a uma prova, nota ou a um vestibular.

E minha dica para você que ainda está em processo de decisão é: escolha sempre o melhor! Mas não o que é melhor para os outros, o melhor para você. Não há nada mais prazeroso do que obter novos conhecimentos sobre algo que você é apaixonado.

--

--