Experiência, profissão &Agronomia

Brena Tavares
Editorial 20 21
Published in
3 min readOct 18, 2021

Durante a nossa infância somos constantemente questionados sobre: o que você quer ser quando crescer? É durante o nosso ensino médio a pergunta volta a se repetir. Muitas pessoas sabem o que quer desde criança, outras descobrem a vocação no decorrer da vida escolar.

Escolher seu futuro não é fácil, e um passo muito importante é o que torna a situação bem estressante e cansativa. A pressão de escolher ainda no período da escola e muito grande, mas não precisa ser de forma tão precoce, está tudo bem se ainda não achou a profissão que te faz sonhar por ela, isso porque nos vivemos em constante mudança, às vezes o que você queria no passado não seja o melhor para a pessoa que se tornou hoje.

Diferente da maioria, eu tive bastante dificuldade para decidir em que caminho tomar, por que sempre tive muita afeição com varias matérias, me trazia grande incerteza sobre qual era a área que me traria mais felicidade. Quando entrei no ensino médio queria cursar arquitetura e urbanismo, depois que terminei procurava um curso na área da saúde, mas as minhas opções sempre foram bem limitadas por não poder fazer uma faculdade particular, o que também não me dava muita abertura. Com isso, acho que deu para perceber o quanto eu estava confusa com o que escolher, e no final de toda essa trajetória, depois de 4 anos seguidos de ENEM, me encontrei na agronomia.

Depois dessa decisão a minha vida mudou, hoje saber que caminho seguir se tornou mais “fácil”, minha maior meta e me formar e ser uma profissional humana, que significa estar muito além do profissional e se comunicar bem, entender as necessidades e passar conhecimento. Isso por que quero que as pessoas consigam enxergar além do diploma, tornar as ideais acessíveis, e tornar as pessoas mais próximas também.

Faculdade de Agronomia

No passado a agronomia estava relacionada apenas aquele trabalho em campo ou até mesmo braçal, mas é totalmente diferente desse ideal. A atuação de um agrônomo está voltada para todas as etapas da agropecuária, do plantio e da criação de rebanhos à comercialização da produção, a sua atuação e muito vasta, entre elas:

  • Administração Rural em empresas, associações e entidades públicas ou privadas;
  • Extensão Rural e Assistência Técnica nas comunidades rurais e municípios;
  • Sanidade Vegetal para controle de pragas e doenças;
  • Meio-ambiente como fiscal da legislação ambiental e atividades correlatas;
  • Suprimentos Agrícolas na rede comercial de produtos agropecuários;
  • Pesquisa e Desenvolvimento para geração de tecnologia agrícola;
  • Engenharia Rural como topografia, irrigação, drenagem, construções e operações com máquinas e implementos agrícolas;
  • Zootecnia com enfoque para nutrição animal, melhoramento genético e produtos pecuários;
  • Agroindústria alimentícia e não alimentícia ligada ao setor primário;
  • Paisagismo e Floricultura especializada em ambientação;
  • Agente ativo nas cadeias produtivas do agronegócio regional e nacional;
  • Ensino em Ciências Agrárias em escolas técnicas e superiores;
  • Entre outras

A faculdade em bacharel, que a que eu faço na Universidade Federal do Agreste Pernambucano-UFAPE, tem a duração de 5 anos com o total de 10 períodos, sendo ao final formado como Engenheiro (a) Agrônomo(a).O curso oferece atividades teóricas e práticas, tais como experimentação em condições de campo ou laboratório, viagens de estudo, visitas técnicas, encontros, congressos, exposições, simpósios, etc. A grade curricular do curso vai depender da instituição, podendo ter algumas modificações.

Minha experiência com o curso até agora

Depois de conquistar a minha vaga com a nota do Enem de 2019, chegou a pandemia o que não permitiu o meu inicio na faculdade, no final do ano de 2020 mais precisamente em dezembro a faculdade deu a oportunidade dos novos alunos cursar duas matérias na modalidade de aluno especial, isso porque o vinculo com a faculdade ainda não foi feita. Porém com o agravamento dos casos de covid-19 , já no ano de 2021, impossibilitou mais uma vez o inicio da minha vida de universitária, onde mais uma vez só posso cursar outras duas matérias.

Apesar de todos os problemas que estamos passando, com distanciamento, cidades em lockdown, me sinto feliz com a oportunidade e que em breve vou poder conhecer o campus, ter aulas dentro de salas, conhecer meus colegas, viver a experiência de uma faculdade. No momento que estamos agora se resguardar e a melhor opção, mas tenho aproveitado cada porta que se abre, fazendo cursos, e me sinto assim cada vez mais conectada com o curso que está trazendo muita felicidade.

--

--