Fira code: Um novo olhar sobre seu código.

Yuri Carvalho
Editorial 20 21
Published in
3 min readJul 12, 2020

Atenção aos detalhes

Algumas vezes nos deparamos com novas descobertas que nem sabíamos que precisávamos até conhecer, e minha última foi sobre uma funcionalidade que alguns tem a preferida e outros nem ligam tanto: a fonte que usamos ao escrever nossos códigos.

Mas o que tem de tão importante nas fontes além da estética?

Talvez seja esse justamente o ponto mais importante e que não prestamos muita atenção, a estética!
Usualmente enquanto programamos, é comum o uso de uma sequência de caracteres que para o nosso cérebro são um símbolo lógico único, como por exemplo: (“ != “, “ == “). Nosso cérebro então, utiliza um tempo de energia diferente de zero (como acontece com caracteres simples como “ = “ ou “+”) para ler e interpretar esses caracteres, por mais que fiquemos habituados com o tempo.

Eis que surge a fonte Fire Code, desenvolvida com a finalidade de proporcionar as chamadas ligaduras para a combinação de vários caracteres de programação comuns. O papel dessas ligaduras é de fazer com que as sequências anteriormente citadas, se tornem um único caractere em nossa tela, facilitando a leitura do código e assimilação do mesmo. Vale lembrar que esse recurso é apenas de renderização da fonte, para os interpretadores de código nada mudará!

Um exemplo de um trecho de código sem Fira Code e com Fira Code:

Código sem Fira Code
Código com Fira Code

Como instalar a fonte

Se ficou interessado ou ao menos curioso, para instalar a fonte basta seguir para o repositório oficial no GitHub por este link e baixar o arquivo zip. Ao descompactá-lo, navegue até a pasta “ttf”, selecione todos os arquivos, clique com o botão direito e selecione instalar como mostra a imagem abaixo:

Pasta de instalação do Fira Code

Configurando Fira Code no Visual Studio Code

Mostrarei como configurar a fonte e suas ligaduras no Visual Studio, porém, para outros ambientes de desenvolvimento, o processo é similar.

  • Com o Visual Studio aberto, pressione “CTRL + ,” para abrir as configurações.
  • Vá até Font Editor > Font > Edit in settings.json, para abrir o arquivo de configuração de fontes.
  • Com o arquivo settings.json aberto, altere os seguintes campos:
"editor.fontFamily": "Fira Code",
"editor.fontLigatures": "Enabled",
  • Após isso reinicie o Visual Studio e experimente! Talvez exista estranhamento inicial mas nos acostumamos ao longo do tempo.

Lembre-se que é apenas uma sugestão e muitas pessoas podem não gostar desse estilo de fonte, é questão de gosto! Busque sempre tornar seu ambiente de desenvolvimento agradável e eficaz de acordo com as suas preferências, para que todo seu fluxo de trabalho seja mais prazeroso.

Por hoje é só, até a próxima!

--

--