Iniciação científica vale a pena?

Júlia Soares
Editorial 20 21
Published in
3 min readOct 1, 2020

Em 2018 iniciei o ensino médio integrado no IFF, o que me encheu de expectativas e motivações, afinal o curso escolhido foi o de automação industrial, no qual caí de paraquedas. No primeiro ano eram apenas duas disciplinas relacionadas ao curso técnico, o que mudou drasticamente no próximo período quando foram inseridas temáticas como programação e eletrônica.

Ao decorrer do ano, muitas informações eram apresentadas e a dificuldade de administrar a rotina com 15 matérias acabou me rendendo a primeira recuperação, o meu maior obstáculo era enxergar e aplicar o que era ensinado nas aulas técnicas; apesar disso consegui melhorar as notas colocando meu foco em exercícios. Contudo após o período de provas a maior parte das informações foram esquecidas e senti que ainda não tinha concluído o objetivo, enxergar a real finalidade e aplicabilidade desses conteúdos.

Ao final do ano letivo fui convidada para participar de um projeto de iniciação científica por uma amiga que participava do mesmo projeto e pelo orientador, que era também meu professor de algoritmos e técnicas de programação. Primeiramente participei de algumas reuniões de apresentação da proposta e ainda tinha dúvidas quanto a entrar, eram relacionadas com eu não dar conta do trabalho que me seria proposto no projeto, estava receosa quanto a minha contribuição no projeto, visto que também participam da iniciativa alguns alunos do ensino superior. Outro aspecto que me assustou foi a minha dificuldade de enxergar as etapas por trás de um resultado, mas por final a resposta foi positiva e ingressei como bolsista voluntária .

O motivo que me fez aceitar a proposta foi que esta iria me permitir aprender com os próprios contextos, o que gera melhor aproveitamento e aquisição de conhecimentos para aproveitar completamente a experiência do ensino médio integrado. Percebi nesse projeto a possibilidade de aplicar e observar diretamente muitos conhecimentos contidos nas matérias técnicas que me deram mais trabalho; ademais a troca de experiências e aprendizados que existe dentro deste tipo de atividade é fantástica, foram propostas várias discussões extras, como o 20 21.

Se você está em dúvida sobre fazer parte de uma atividade como esta, deve primeiramente determinar seus objetivos; se a sua meta for saber trabalhar bem em equipe, observar a teoria a partir da prática, saber analisar, reconhecer o problema e buscar a solução; a participação em projetos de iniciação científica vai te ajudar a adquirir esta experiência que tanto busca.

--

--