Primeiros Passos: Terminal no Linux

Nicole Wirtzbiki
21 Tech
Published in
9 min readDec 16, 2021

Principais Comandos para Navegar pelo seu Computador Diretamente pelo Terminal

Photo by Gabriel Heinzer on Unsplash

Se você é novo no Linux, preciso dizer a você que interagir com o Terminal (também chamado de CMD, CLI, Prompt de Comando ou Console) vai ser uma parte importante dessa nova relação.

Eu comecei a usar o Linux há pouco tempo, quando decidi migrar para a área da tecnologia, por recomendação de 90% dos desenvolvedores que eu conheço (sem exageros!). E foi uma ótima decisão, porque no Linux a CLI (Interface de Linha de Comando) é muito eficiente. Tarefas que exigem um processo de múltiplas etapas feitas pelo processo “tradicional” com GUI (Interface Gráfica de Usuário), podem ser feitas em segundos digitando comandos pela CLI.

Vamos então começar a aprender os comandos básicos para sua utilização!

1. Primeiro, abra o Terminal

Procure por “terminal” na lupa de pesquisa. Essa é bem óbvia, né?
Clique no ícone como esse abaixo:

Ícone do Terminal do Linux

Com o terminal aberto, iremos agora utilizar uma série de comandos para realizar todo tipo de atividade de navegação pelo seu sistema operacional: mudar de pasta, criar pastas e arquivos, modificar arquivos ou até instalar programas, tudo pode ser feito por aqui.

A maioria desses comandos é um acrônimo (uma abreviação) para seu nome completo em inglês, então saber seu significado pode ajudar muito a decorá-los!

2. Vamos começar encontrando o caminho para o diretório atual (a pasta) onde você está.

Digite o comando pwd:

$ pwd

O terminal vai te retornar o caminho completo até a pasta onde você está.
Por exemplo: /home/username/Área de Trabalho

pwd significa print working directory (ou seja, imprimir diretório de trabalho).

*Dica! Para todos os comandos que veremos aqui, você pode digitá-los seguido de -h (de help) para que sejam exibidas todas as opções do comando. O
Exemplo: pwd -h
Também é possível digitar da seguinte forma, com dois traços:

$ pwd --help

3. Mudar de Diretório

O comando cd significa change directory, em português literalmente mudar diretório. Intuitivo, né?

$ cd

Com ele você pode avançar pelas pastas para encontrar um arquivo específico.

Se você estiver em na área de trabalho e quiser acessar uma pasta chamada Escola que está lá, é só digitar cd Escola.

*Dica! Você pode digitar somente cd E e apertar o Tab, que ele vai completar o nome Escola automaticamente para você (Isso se a pasta Escola realmente estiver no diretório onde você está).

Agora se quiser acessar uma pasta que não está na Área de Trabalho (onde você está no momento), é só colocar cd seguido pelo caminho completo do diretório. Por exemplo cd /home/username/Documentos/Notas Finais.

Além disso você pode usar alguns atalhos:

  • Use cd .. (seguido por um espaço e dois pontos) para mover um diretório acima (Por exemplo, sair de Notas Finais e ir para Documentos)
  • Use cd para ir diretamente para a pasta home
  • Use cd – (seguido por um espaço e um hífen) para voltar para os diretórios onde você estava anteriormente.

4. Listar o Conteúdo de um Diretório

Mas e se eu não souber exatamente o nome das pastas que estão no diretório onde eu estou? É fácil, para listar todo o conteúdo do diretório em que você está, é só digitar ls, que é a abreviação de list.

$ ls

Se você quiser listar o conteúdo de outro diretório que não é o que você está, é só digitar ls seguido pelo caminho completo do diretório.

Além disso, existem variações que você pode usar com o comando Is:

  • ls -R vai listar todos os arquivos nos subdiretórios
  • ls -a vai mostrar todos os arquivos ocultos
  • ls -al vai listar todos os arquivos e diretórios com informações detalhadas como permissões, tamanho, proprietário, etc.

5. Visualizar o Conteúdo de um Arquivo

Se você quiser saber o conteúdo de determinado arquivo do diretório onde você está, é só digitar cat (abreviação de concatenar) seguido pelo nome do arquivo com sua extensão. Por exemplo: cat arquivo.txt

$ cat <nome do arquivo>

Visualizar o conteúdo do diretório é extremamente útil na hora de navegar com o cd, para saber o nome exato da pasta para onde você deseja ir.

6. Criar um Novo Arquivo

Para criar um novo arquivo em branco no diretório onde você está, você vai utilizar o comando touch, seguido pelo nome que dará ao arquivo.

$ touch <nome do novo arquivo>

Por exemplo, para criar um arquivo em branco chamado new_file: touch new_file.

Se quiser criar um arquivo em branco em um diretório diferente, é só colocar o endereço completo do diretório de destino, com o nome do arquivo no final. Por exemplo: touch /home/username/Documents/Webfile.html

Uma outra forma de criar um novo arquivo é usando o comando cat. Digamos que você quer criar um novo arquivo de estilo em CSS chamado style, então você digitará:

$ cat > style.css

Mas esse arquivo não será automaticamente em branco. Assim que você pressionar o enter, tudo o que você escrever em seguida entrará como o conteúdo do seu arquivo. Para sair, é só digitar Ctrl + C. Então, você poderá visualizar o conteúdo do arquivo que você criou digitando novamente cat seguido do nome do arquivo.

Se você não colocar nenhuma extensão na hora de criar seu arquivo, ele será será criado como um arquivo de texto.

7. Mover Dados para dentro do Arquivo

Se você quiser mover alguns dados para dentro do arquivo, pode usar o comando echo. Digite o comando seguido pelo texto que deseja adicionar ao final do arquivo (sem aspas!), seguido por dois símbolos maior que (>>) e o nome do arquivo.

$ echo <texto> >> <nome do arquivo>

Por exemplo, se digitarmos: echo Olá, meu nome é Nicole >> new_file.txt, estamos adicionando o texto “Olá, meu nome é Nicole” na última linha do arquivo new_file.txt.

Para complementar seus conhecimentos sobre Manipulação de Arquivos no Linux, dê uma olhada nesse artigo que escrevemos só sobre isso!

8. Compactar ou Descompactar Arquivos

Use o comando zip e unzip para compactar e descompactar seus arquivos.

Muitas vezes eles precisam ser instalados, então você pode verificar se já estão em sua máquina utilizando o comando zip -v. Se não estiver, é só instalar da seguinte forma:

$ sudo apt-get install zip
$ sudo apt-get install unzip

Para compactar arquivos, o comando básico é o seguinte:

$ zip <nome do arquivo zipado.zip> <arquivos para zipar>

Você digita o zip, seguido do nome do futuro arquivo compactado, e por fim o nome do arquivo(s) que serão compactados, que pode ser 1 ou mais.

Você também pode compactar todos os arquivos presentes em uma pasta, digitando: zip Zipado.zip /pasta/* . Isso irá zipar todos os arquivos soltos dentro da pasta, mas não irá englobar subpastas.

Para zipar todos os arquivos e pasta dentro de uma grande pasta, digite: zip -r Zipado.zip /pasta. Esse -r significa recursividade.

Agora para descompactar arquivos, faremos assim:

$ unzip <nome do arquivo zip.zip>

E pronto!

Para ver a saída detalhada de todos os arquivos descompactados, digite: unzip -v arquivo.zip.

Se quiser somente visualizar os arquivos compactados sem extrai-los, use: unzip -l arquivo.zip

9. Apagar um Arquivo

Para apagar somente um arquivo, basta usarmos o comando rm (de remove) seguido pelo nome do arquivo a ser apagado (não esqueça de colocar a extensão!):

$ rm <nome do arquivo>

10. Copiar Arquivos

Para copiar arquivos, use o comando cp (abreviação de copy).

$ cp <nome do arquivo> <endereço de destino>

Use o cp seguido primeiro do nome do arquivo a ser copiado e depois do endereço para onde você quer enviar.

Por exemplo: cp imagem.jpg /home/username/Pictures. Se você quiser copiar o arquivo imagem.txt do diretório onde você está e mandar para a pasta Pictures. Ele não aceitará que você copie para a mesma pasta onde o arquivo original está.

11. Mover Arquivos

Use o comando mv para mover um arquivo de um diretório para outro.

$ mv <nome do arquivo> <endereço de destino>

Ele funciona de forma muito parecida com o cp, digite mv seguido primeiro do nome do arquivo a ser movido e depois do endereço do diretório de destino. Por exemplo: mv file.txt /home/username/Documents.

12. Renomear Arquivos

Com o comando mv, é possível renomear seus arquivos pelo terminal. Por exemplo, se quiser renomear um arquivo chamado filme.txt para serie.txt, é só digitar o mv, seguido primeiro do nome original e depois do novo nome.

$ mv <nome original> <novo nome>

13. Criar um Novo Diretório

Para criar um novo diretório, usamos o comando mkdir (abreviação de make directory).

$ mkdir <nome do novo diretório>

Digite mkdir seguido do nome do diretório a ser criado. Por exemplo: para criar um diretório chamado Praias, digite mkdir Praias.

14. Apagar um Diretório

Apagar um diretório pode ser feito com o comando rmdir (abreviação de remove directory). Mas esse comando só apagará um diretório que esteja vazio.

$ rmdir <nome do diretório vazio>

Digite rmdir seguido pelo nome do diretório vazio a ser apagado. Por exemplo, para apagar um diretório chamado Filmes, digite: rmdir -r Filmes.

Para apagar um diretório que contenha arquivos dentro, use o comando rm seguido por -r e depois o nome do diretório:

$ rm -r <nome do diretório com arquivos>

*Cuidado! Ao apagar um diretório com arquivos dentro, tenha muita atenção para não apagar algo que não gostaria. Esse comando irá deletar tudo e não há como desfazer!

15. Fazer o Download de um Arquivo

Digite o comando wget seguido do endereço URL do arquivo para fazer o download.

$ wget <url>

Você pode digitar -c antes da url para continuar um download que havia sido interrompido. Para ver mais opções, você pode visitar esse artigo ou digitar wget -h.

16. Verificar seu Status de Conexão

O comando ping verifica o status da conexão com seu servidor.

$ ping <url>

Por exemplo, se você digitar ping google.com, o terminal vai checar se você está ou não conectado ao Google e informar o tempo de resposta.

17. Verificar o Nome do Host e IP

Se quiser saber o nome do seu host/network, basta digitar hostname.

$ hostname

E para visualizar o seu IP, basta acrescentar um -I: hostname -I

18. Ver Informações Detalhadas sobre seu Sistema Linux

Digite o comando uname para visualizar informações como o nome da máquina, do sistema operacional, do kernel e assim por diante. Por exemplo: uname -a irá mostrar todas as informações disponíveis, mas elas podem ser vistas separadamente.

Digite help ao lado do comando para ver todas as opções de exibição das informações.

$ uname --help

19. Gerenciar e Encerrar Tarefas

Esse comando é equivalente ao Gerenciador de Tarefas do Windows. Digite top para visualizar uma lista de processos que estão em execução e o quanto de CPU cada processo usa. Para entender detalhamente como esse comando funciona, acesse esse link.

$ top

Essa lista mostra o PID (o identificador) de cada processo, o que é necessário de você desejar encerrá-lo.

Você pode encerrar um processo usando o comando kill. Esse comando manda um sinal para o aplicativo com mau funcionamento e instruir que ele encerre. Você só precisa digitar o comando kill seguido pelo código do sinal desejado e depois pelo identificador PID do processo que deseja encerrar.

$ kill <sinal> <PID>

Existem 64 tipos de sinais que podem ser enviados, como pode ser visto em detalhes nesse artigo. Mas os 2 sinais mais usados são os seguintes:

  • SIGTERM (15) — pede que um programa pare de rodar e dá algum tempo para salvar todo o seu progresso. Se você não especificar o aviso quando executar o comando kill, é este aviso que será usado.
  • SIGKILL (9) — força um programa a parar imediatamente, em que todo o progresso não salvo será perdido.

20. Rever Quais Comandos Você Já Utilizou

Para ver quais comandos foram utilizados no seu bash, digite o comando history. Ele mostrará todos os comandos que foram utilizados nessa sessão do terminal.

$ history

Para mostrar somente os último 50 comandos, por exemplo, é só digitar: history 50.

Se quiser limpar se histórico, digite history -c.

21. Exibir Manual de Instruções de Comandos

Se estiver em dúvida sobre como utilizar algum comando, é só digitar o comando man (abreviação de manual) na frente ele e sejá exibido um manual de instruções.

$ man <comando>

22. Instalar Programas pelo Terminal

Por último, vamos falar sobre o comando sudo, que é usado para a instalação de programas no Linux via terminal.

Você pode notar que já utilizamos ele acima para instalar pacotes de alguns comandos. Isso pode mudar um pouco dependendo da sua distribuição Linux, você pode ler mais a respeito nesse link. Mas aqui mostraremos como se faz nas distribuições Debian, Ubuntu e derivados.

O formato básico do comando é o seguite:

$ sudo apt install nomedopacote

Cada processo de instalação pode variar bastante, mas normalmente no site oficial de cada programa existe um tutorial com os comandos de instalação para cada sistema operacional (e vários tutoriais gratuitos pela internet também!), é só fazer sua pesquisa.

E é isso por hoje! Esses foi o resumo do que aprendi sobre Terminal do Linux até agora, comandos que são muito úteis para mim todos os dias.

Se você quer aprofundar mais seus conhecimentos sobre a CLI, visite esses artigos (1 e 2) da Hostinger Tutoriais, que serviram de referência por aqui :)

Até a próxima!

--

--

Nicole Wirtzbiki
21 Tech
Writer for

Hi, I'm Nicole :) ● Master in Data Science and AI ● Architect and Urbanist ● ’21 Tech’Blog ●