Sobre história e continuidade

Bem vindo 2018: uma nova aventura adiante — ou a seqüência da aventura anterior!

Romulo Matteoni
2mldesign
5 min readJan 31, 2018

--

Cena do nosso promo… Continuamos os mesmos, mudando sempre.

Ano novo, vida nova. Viramos uma página do calendário e uma nova jornada se inicia. Mas essa nova jornada é nova mesmo? É página em branco ou tabula rasa? Ou é um novo capítulo, com personagens e cenários condicionados por suas histórias.

Por incrível que pareça, enquanto no geral se celebra a passagem de ano como possibilidade de renovação — e não estou aqui fazendo um testemunho em contrário, longe de mim — , gosto da perspectiva de que a história tem continuidade. É uma navegação onde o que foi escrito antes nos afeta e impacta no nosso norte. E como não somos deuses, as condições extrínsecas a nossas escolhas também influem. A forma como respondemos a essas condições que se modificam à nossa revelia é que molda a nossa história.

O desgastante dessa visão é o entendimento de que viver é se subordinar a um constante processo de insatisfação, de revisão e de afeto: viver a vida é se afetar, ter sua superfície modificada pelos encontros que travamos todos os dias. E isso é muito bom, pois em cada novo encontro experimentamos coisas novas e saímos diferentes — se a vida é um rio, as águas que tocam nossos pés nunca são as mesmas.

Não espere aqui um artigo acadêmico, um manifesto, ou algo do gênero. Não tenho tanta pretensão. Nem estou fazendo terapia com o leitor. Nem quero palmas — apesar de que fariam bem ao meu ego — ou vaias. Quero compartilhar aqui uma visão. Que é pessoal e intransferível.

O novo capítulo da 2ml começa com chegadas e partidas. Nossa querida Amanda Pierantoni partiu para sua própria aventura em um intercâmbio que, tenho certeza, vai agregar muito à sua jornada. Sua partida obviamente será sentida, pois Mandy trazia um conjunto de qualidades singulares que a fazia única. Mas também traz uma oportunidade. E essa oportunidade nos levou a celebrar duas chegadas. Saudamos, então, as chegadas de Lucas Peçanha e Ana Cardoso.

Não considero ninguém substituível. Mas considero cada pessoa como única e especial. Lucas e Ana, portanto, trazem novos conjuntos de qualidades singulares que permitirão à 2ml alçar novos vôos. Sejam muito bem vindos! Logo, logo, vocês, leitores, lerão as reflexões dos novos membros por aqui. Nesse sentido, uma insubstituível vai se aventurar e dois novos insubstituíveis vêm agregar à nossa aventura.

A quem começou a chorar pela possibilidade de não ler mais os artigos da Amanda, não entre em pânico. Ela voltará como convidada, falando, bem, do que ela bem entender. Assim como outros farão o mesmo: falar do que bem entenderem.

Uma tribuna para refletir e movimentar

Nesse 2018, o blog da 2ml tem a meta de se tornar uma tribuna. Uma tribuna aberta para colegas designers, designers em formação, professores, pessoas que pensam e vivem o campo do Design ou o campo da atividade criativa e desejam nos oferecer um pouco de suas perspectivas para possibilitar novas reflexões, diálogos e movimentos.

Já fizemos uma pesquisa em nosso Instagram (já nos seguiu lá? é bacana!) e alguns interessados já se apresentaram definindo pautas que desejam abordar. É um prazer dizer que já temos pelo menos um texto de convidado para cada mês do ano. Discussões sobre a atuação do designer e a significação dos espaços urbanos, sobre a relação do Design com a Cultura, sobre a relação entre a música e as manifestações visuais das obras e artistas são alguns dos conteúdos que estão no forno, esperando para serem publicados.

Sobre oportunidades (mas não tudo sobre oportunidades…)

As oportunidades estão ao nosso redor, como o Davi esperando ser libertado de seu bloco de mármore. E nesse sentido, entendemos que a 2ml, como rede de seres pensantes e críticos que atuam no campo do Design, na mudança de sua composição tem a possibilidade de desenvolver novos processos, criticando os antigos e articulando as novas potencialidades para melhorar (sempre!). Pois entendemos que:

  1. camarão que dorme, a onda leva!
  2. o encantamento pela vida é movido pela insatisfação constante, pela vontade de aprender, se aperfeiçoar, arriscar e construir — mais e sempre!
  3. "the times, they are a changing" (Bob Dylan)!

“Quanto mais se nasce pronto, mais se é refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.” — Mario Sergio Cortella

Se os tempos mudam, o cenário que nos cerca muda, mas somos agentes dessa mudança também, através de nossas escolhas e ações. A vida nos afeta, apresenta coisas inesperadas e nos modifica. Podemos escolher a indiferença. Ou podemos embarcar nisso com paixão e vontade de nos reconstruir o tempo todo. E de aprender com tudo isso.

Um novo cenário e um horizonte de crescimento do negócio pediram à 2ml que se estruturasse para responder com eficiência aos novos desafios. Assim, implementamos em 2018 um novo fluxo de trabalho, com novas atribuições aos parceiros e com a sempre competente ajuda do Mauricio Melo — nosso sênior que vale uma equipe inteira…

O ano também se inicia com a validação e início de operação da startup por nós mentorada: o OPA! — mais sobre esse processo no futuro. Igor Leão e Reinaldo Nunes comandam esse barco e futuramente compartilharemos mais sobre o case e seu andamento.

Foto de Lucas Peçanha

O gosto pelo que fazemos

Entender nossa atuação presente como resposta a essas condições mutantes leva a uma constante leitura, aprendizado e adaptação. Considerar a mudança como parte integral da vida nos capacita a olhar o mundo com um olhar criativo que permite encontrar lacunas em situações que se repetem a nossa frente todo santo dia. Gostamos do que fazemos e entendemos que aprender a navegar nessas marés é o que faz da aventura de empreender algo tão empolgante e constantemente novo.

E é por isso que revemos processos e buscamos formas melhores de realizar o que realizamos e de prestar novos serviços de qualidade. Somos insatisfeitos constantes, somos um negócio vivo e em construção e nossa única constante é que somos agentes ativos de nossa história: estamos sempre nos fazendo.

“Gente não nasce pronta e vai se gastando (como as coisas); gente nasce não pronta, e vai se fazendo.” — Mario Sergio Cortella

Semana que vem, aqui no Medium, Antonio Salgado traz um artigo com um relato de sua história — cheia de plot twists, tenho que dizer. Vale conferir!

Em meu próximo artigo, no final de fevereiro, falarei sobre a constante busca por excelência!

Curtiu a leitura? Curtiu a ideia de uma revista online que quer divulgar múltiplas perspectivas sobre o campo? Quer falar sobre Design? Deixe seu email abaixo e comece a ser notificado de nossas novidades! Semanalmente temos artigos novinhos por aqui!

Até logo!

--

--

Romulo Matteoni
2mldesign

Gerente de projetos da /2ml design/, ansioso por pensar com a equipe soluções que vão fazer seus clientes alcançarem seus sonhos.