UX, "U" o quê?

Antonio Salgado
2mldesign
Published in
3 min readSep 20, 2017

Não me lembro quando foi a primeira vez que ouvi falar do termo UX, mas tenho certeza de que comecei a trabalhar com "isso" antes de ter ouvido. Nesse artigo vamos simplificar o entendimento do que é, como surgiu e para o que serve .

Afinal, o que diabos significado UX?

Experiência do usuário. É um termo tão simples que se explica, provavelmente houve alguma análise de como seria a experiência de quem o lesse.

Mas o que é essa tal experiência do usuário? Como surgiu?

O primeiro registro de uma preocupação oficial com estudos do uso dos produtos vem de 1957, quando a Wojciech Jastzerbowski criou a ergonomia, visando melhorar a eficiência com que os operários trabalhavam nas fábricas.

Ergonomia: estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.

O termo UX só "surgiu" a partir dos anos 90, "criado" por Don Norman. Mas diversos outros estudiosos se preocupavam com a usabilidade, tais como Jakob Nielsen, criador das 10 heurísticas da usabilidade.

filme "Estrelas além do tempo".

A meta é simplificar ou facilitar.

No filme "Estrelas além do tempo" vemos uma situação real do passado. A IBM entrega um de seus mainframes à NASA, um computador do tamanho de uma sala inteira e que depende de muitas pessoas para ser utilizado.

O primeiro problema de UX apresentado no filme é antes de se instalar o computador. As salas da NASA não foram projetadas para o transporte de objetos de grande porte e por isso é preciso quebrar e atrasar todo o cronograma.

Instalado o mainframe surgiram novos problemas. Falta de pessoas capacitadas, por exemplo. A capacitação em si era dificultada ainda pelas dezenas de botões e funções da máquina. Uma experiência horrível, hoje já sabemos usar um novo eletrônico intuitivamente.

Enfim

UX é se preocupar com o seu usuário e como ele irá interagir com o seu produto. É pensar nas questões que podem ser problemáticas antes que elas surjam e então hierarquizá-las e arquitetá-las.

Não é necessariamente pensar na forma (isso é UI), mas em como o produto funcionará e qual experiência propiciará ao usuário. Vamos nos aprofundar em artigos futuros!

Semana que vem teremos Mauricio Melo escrevendo sobre "Programação orientada ao Design". Leiam, curtam, compartilhem e me procurem para qualquer dúvida ou comentário. Obrigado!

PS — 07/07/2019: Esse foi um artigo escrito quando eu estava aprendendo melhor sobre UX. Na verdade a maior parte do que escrevi aqui se trata de usabilidade, uma das facetas da Experiência do usuário, pretendo em artigos futuros escrever melhor sobre as demais.

--

--

Antonio Salgado
2mldesign

I am a brazilian Designer, graduated at PUC-Rio. I love working with digital media projects, learning new things and meeting new people