3 Filmes / 3 Docs - Episódio 9
Feriadão aí na porta e novas indicações aqui! No episódio de hoje, temos indicações de documentário (duas na verdade) do João Gabriel, um amigo de longa data. Ou seja, até eu tenho indicação pra assistir nesse feriado. Confiram abaixo e mandem suas sugestões também!
3 filmes.
"The Royal Tenenbaums (Os Excêntricos Tenenbaums)"
Na minha opinião, um dos melhores filmes do diretor Wes Anderson, se não o melhor. O filme conta a história de uma família totalmente disfuncional, a mesma que dá o nome ao filme. Por mais que seja um filme com um teor dramático, ele está mais para uma comédia com um senso de humor mais apurado do que um filme de chorar ou gargalhar. Está em um bom meio termo. Foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro em 2001, mas não levou.
Pra mim, 4/5
"The Ghost and The Darkness (A Sombra e A Escuridão)"
Talvez esse seja o filme mais “antigo” até agora dos que eu indiquei aqui. Lançado em 1996, esse filme é baseado na história real da construção de uma ponte na África, que teve certas dificuldades em ser completada pois 2 leões estavam matando e devorando quem estava trabalhando ali. Lembro de assistir esse filme quando era garoto, e sempre prendia minha atenção. Um bom suspense estrelando Val Kilmer e Michael Douglas. O filme também ganhou o Oscar de Melhor Edição de Som em 1996.
Pra mim, 4/5
"The Town (Atração Perigosa)"
Dirigido e estrelado por Ben Affleck, esse filme de ação policial mostra uma gangue de ladrões de banco em Boston, e como um dos seus membros acaba por se envolver com uma refém de um dos assaltos. Com um bom elenco de apoio liderado por Jeremy Renner, Rebeca Hall e John Hamm, vale a pena conferir.
Pra mim, 3.5/5
3 Docs.
"Amy" (por João Gabriel)
Com um rico acervo de vídeos caseiros feitos pela banda de Amy, seus amigos e familiares, o documentário mostra o que todos sabiam: uma personalidade e talento único, mas complicada e auto destrutiva. O que fica claro, e dá ódio, é como a relação com seu namorado/marido foi o caminho para o abuso de heroína e como seu pai ausente se tornou presente após a fama, e desprezivelmente usou a filha, mesmo doente, para desenvolver sua própria “carreira” como sub-celebridade.
Detalhe: Ele tinha um reality show sobre ser o pai da Amy.
Pro João, 4/5
"Going Clear: Scientology and Prison of Belief" (por João Gabriel)
A cientologia é uma seita/religião que se tornou famosa pela excentricidade das suas crenças em deuses alienígenas, mas ficou popular por causa de dois fiéis famosos John Travolta e Tom Cruise. Esse documentário mostra muito bem como esse grupo faz lavagem cerebral e manipula as pessoas de forma imoral, lideradas por um antigo “coroinha” dessa igreja.
Curiosidade: seu criador e maior autoridade foi um escritor de ficção científica frustrado.
Pro João, 5/5
"The Thread"
Esse documentário aborda como as novas mídias, principalmente a internet, reagiu aos atentados da Maratona de Boston, e como canais como o Reddit se tornaram ao mesmo tempo fonte de informação e pré-julgamento, e qual o limite que temos ao buscar apurar fatos não-confirmados. Um documentário curto e interessante.
Pra mim, 3/5
Gostou dos textos? Quer recomendar algum filme que não apareceu aqui ainda? Aperta o coração aqui embaixo, curte, dá um joinha, etc, que aí pode ser que mais gente ache essas recomendações por aqui! E fique a vontade para recomendar também!
Para outras redes sociais, podem me achar no Twitter e no Instagram(@fcam) e no Letterboxd!
Até daqui duas semanas com mais recomendações!