3 Filmes / 3 Docs - Episodio 6

Felipe Câmara
3 Filmes / 3 Docs
Published in
5 min readOct 8, 2015

Primeiras recomendações de Outubro! Muita coisa interessante tem entrado na Netflix, e aqui estão algumas delas. Lembrando que, as recomendações são feitas a cada duas semanas, pelos seguintes motivos:

  1. Pra dar tempo de vocês assistirem aos filmes (Se formos contar com 1 filme por dia de final de semana (sexta, sábado, domingo) a cada 2 semanas, bate certinho com o número de indicações.
  2. Eu preciso de TEMPO pra ver alguns filmes que não vi ainda e que estão lá! Alguns já vi e já estão pré-selecionados pra aparecerem por aqui, mas outros preciso ver. Principalmente os documentários.

Enfim, recomendações da semana!

3 filmes.

"Rush (Rush - No Limite da Emoção)"

Pra quem acompanhou Fórmula 1 no início dos anos 90, o nome Niki Lauda não é estranho. Ele não pilotava mais, porém, sempre esteve envolvido com a modalidade, seja como comentarista nas corridas ou como consultor. Esse filme volta para a década de 70 para mostrar como Niki Lauda se tornou uma lenda das pistas, e como era sua relação com seu principal rival, o inglês James Hunt.

Pra mim, 5/5

"Pain & Gain (Sem Dor, Sem Ganho)"

Esse filme é a (bizarra) história real sobre 3 fisiculturistas que resolvem ganhar dinheiro através de um sequestro. E o que eles sabiam sobre sequestro? Aquilo que tinham aprendido nos filmes. Por incrível que pareça, esse filme não é uma comédia! Ele faz rir com as situações mais do que bizarras que os protagonistas se colocam, mas na verdade é uma mistura de drama/ação, dirigido por ninguém menos que Michael Bay, que precisa avisar, ainda no decorrer do filme, que o filme é baseado em fatos reais.

Pra mim, 5/5

"Invictus"

Como unir um povo que está dividido e que é apaixonado por diferentes esportes? Esse era o principal dilema de Nelson Mandela na África do Sul em 1995. Como sede do torneio, que era visto como um esporte que só era admirado pelos ingleses e descendentes na África do Sul, Mandela viu na conquista da Copa do Mundo, a forma de trazer união a um povo dividido. Mas como o time que era considerado o azarão poderia conquistar esse torneio? É essa a história de Invictus. Aproveitando que o Mundial de Rugby ainda está acontecendo, fica a indicação sobre um dos melhores filmes já feitos sobre o esporte.

Pra mim, 5/5

3 Docs.

"Capital C"

Hoje em dia, muitos já ouviram falar sobre Crowdfunding, um sistema de financiamento coletivo onde qualquer um pode contribuir para uma causa, projeto ou idéia. Abordando o processo de financiamento de 3 projetos distintos, o documentário explica melhor esse fenômeno de fazer parte de algo e como o criador pode ter total controle sobre sua criação, através desse método de financiamento. Eu mesmo não posso ficar entrando em sites de financiamento coletivo pois eu vejo muito projeto interessante e que gostaria de contribuir, mas não dá pra apoiar todos. O bom desse novo sistema é que qualquer pessoa com um projeto, pode tentar o financiamento coletivo. Minha irmã tem feito um, e para quem quiser saber mais, só clicar aqui. Um ótimo documentário pra quem ainda não sabe muito bem como isso funciona, e um ótimo documentário para quem quer saber como funcionam os bastidores.

Pra mim, 4.5/5

"Point and Shoot"

O que acontece com um homem em busca de adrenalina? Esse é o resultado de Point and Shoot. Baseado na experiência de Matthew Vandyke, que quis viver uma vida de aventuras e acabou sendo prisioneiro de guerra e lutando pelas forças rebeldes na Guerra da Líbia, o documentário aborda os motivos e as consequências na vida de Matthew causadas por suas escolhas, e também na vida daqueles ao redor dele. Grande parte das filmagens foi feito pelo próprio Matthew em suas viagens por Marrocos, Iraque, Líbia, entre outros.

Pra mim, 2.5/5

"Living on one dollar"

Dois amigos que estudam economia resolvem fazer exatamente isso que diz no título do filme: viver com 1 dólar. Eles convidam mais dois amigos cineastas para documentar o processo e se mudam para uma pequena vila na Guatemala para experimentar na pele o que é viver como as pessoas daquele local, que muitas vezes tem apenas 1 dólar para viver, outras vezes nem isso. É um filme de baixíssimo orçamento e com curta duração, não chegando a ter 1 hora, porém com uma história bem interessante, mostrando as dificuldades desse grupo em se adaptar a falta de conforto e em sobreviver com tão pouco, tentando trazer a luz a necessidade de uma comunidade que apoia em momentos difíceis.

Pra mim, 2.5/5

Gostou dos textos? Quer recomendar algum filme que não apareceu aqui ainda? Aperta o coração aqui embaixo, curte, dá um joinha, etc, que aí pode ser que mais gente ache essas recomendações por aqui!

Aliás, você pode seguir o “3 Filmes/3 Docs” no Instagram(@3filmes3docs),Twitter (@3filmes3docs) e Facebook(www.facebook.com/3Filmes3Docs)

Para outras redes sociais, podem me achar no Twitter e noInstagram(@fcam) e no Letterboxd!

Até daqui duas semanas com mais recomendações!

--

--