Máquina sonora da destruição

Quando a fábrica vira sinfonia

spicy boogie, o mr. lova lova
300 Noise
2 min readMar 31, 2020

--

A música industrial sempre esteve dentro daquele espectro de “vanguarda” ou para os mais chatos, do “avant-garde”. Flertando constantemente com experimentalismos, bebendo da música concreta (quase um avô do plunderphonics, do nosso post sobre The Avalanches) e até mesmo influenciando bandas de krautrock. Indo contra maioria das tendências populares, o industrial puxa para seu amalgama, dentro dos seus muitos gêneros e subgêneros, a beleza vinda do ruído, do tumulto e da barulheira, propriamente dita.

Tristan Shone ao vivo

Para sair desse modo de composição mais convencional é preciso abranger mais manifestações sonoras, instrumentos, meios de produção e mixagem. Várias bandas e artistas já navegaram por esses mares experimentais, mas o escolhido para o post de hoje conseguiu ir um pouco além.

Banda de um homem só, o Author & Punisher é um projeto bem ambicioso e criativo. Tristan Shone, um cara formado em engenheira mecânica, com interesses em artes, escultura e música. Da junção de seus gostos e, segundo ele, da vontade de ter um contato mais físico com seus instrumentos, Shone fabricou as chamadas “Drone Machines”, máquinas customizadas que servem de controladores eletrônicos para a execução das músicas, em outras palavras, são diversos mecanismos no qual ele consegue controlar qualquer aspecto da música, utilizando movimentos físicos (e aparentemente requerem uma forcinha pra manusear), por exemplo, levantar uma alavanca para aumentar ou abaixar pitch do som.

As “drones machines”

Esse processo mecânico engendrado na sua música faz com que o rótulo de música industrial não seja atoa, mesmo flertando muito com o noise, drone e doom metal. A relação homem-máquina, do ritmo fabril de produção e da automação, faz com que a experiência de escutar e assistir o Author & Punisher hipnotizante, guiando a imaginação do ouvinte a cenários distópicos que remetem a difícil vida nas fábricas durante os séculos XVIII e XIX. Literalmente industrial. Animal.

Para saber mais sobre o processo de criação das maquinas e da música:

--

--