Criando sua carteira virtual

O que é uma carteira?

No mundo físico você possui uma agência , conta e CPF. Qualquer pessoa consegue te enviar dinheiro com essas informações, porém somente você, com sua senha é capaz de transferir dinheiro para outras pessoas. O mesmo ocorre no mundo digital com sua digital wallet ou carteira virtual. Uma ótima analogia do mundo virtual para a carteira é seu email:

Analogia Digital Wallet / Email

Qual carteira escolher?

Cada criptomoeda possui a sua própria carteira, isto é, o seu endereço de carteira de Bitcoin não serve para receber/enviar ethers. Além disso, os softwares criados para abstrair o protocolo da blockchain (como se fosse o Outlook usado para abstrair e organizar o protocolo de email) são diferentes.

Há inúmeras opções desses softwares para o Bitcoin, alguns dos mais conhecidos são: Blockchain.info, Exodus, Trezor. No caso do Ethereum, há alguns mais complexos como o Mist e Parity, e outros mais simples de configurar como o Metamask (uma extensão do chrome que não exige nenhum conhecimento tech).

Para esse artigo, iremos focar no Jaxx, um opção ‘multi-chain’, que já possui carteiras de diversas criptomoedas, e ainda possui versões para desktop, mobile e browser.

Obs: Se você já possui uma conta em alguma exchange (Poloniex, Bitfinex), já deve possuir uma carteira virtual de cada moeda criada por eles. Entretanto não é aconselhado ficar com suas criptomoedas paradas nas exchanges por elas terem um maior histórico de tentativas de roubo/hack e suas taxas de retirada serem altas.

Criando minha carteira no Jaxx

Acesse o site e instale o Jaxx pra plataforma que desejar.

Atenção: guarde a frase de segurança de 12 palavras em um backup offline (pendrive ou papel) e NÃO PERCA. Será necessária caso você precise recuperar seu acesso no futuro.
OCopiando seu endereço de carteira Jaxx e colocando na 314

Pronto! Agora você já possui sua carteira virtual nas criptomoedas que você escolher, e poderá ser acessada a qualquer momento do seu celular, desktop ou navegador.

Irei explicar em um outro post outras formas de guardar seu dinheiro e melhores práticas de segurança. Até lá!

ETH: 0x92edc79b362ec21695b4700fc4999a51e00b4590

BTC: 1J6q5mXSJ94CFKCd8mMuLJp79LhJv7rFur