Leonel Morgado ao vivo e a cores

André Rato
(+351) Bug Report
Published in
7 min readJun 12, 2023

Nesta entrevista, vamos conhecer Leonel Morgado, uma personalidade relevante dos primeiros tempos em que a Internet e a Web começaram a ser desenvolvidas em Portugal.

Leonel Caseiro Morgado — fonte: https://www.inesctec.pt/pt/pessoas/leonel-morgado

Leonel Morgado é um pioneiro na área da informática, tendo-se dedicado desde cedo ao estudo da robótica e da informática. Nos anos 90, começou a interessar-se pela Internet e pela Web, e foi um dos primeiros a explorar as potencialidades desta área em Portugal.

Ao longo da sua carreira, Leonel Morgado foi responsável pelo desenvolvimento de diversas aplicações e sistemas inovadores, que ajudaram a impulsionar o crescimento da Internet em Portugal. Através do seu trabalho, foi possível a muitas organizações e empresas beneficiar das vantagens da Web e das tecnologias associadas.

Nesta entrevista, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e o trabalho de Leonel Morgado, e perceber como é que este pioneiro da informática contribuiu para o desenvolvimento da Internet e da Web em Portugal.

“E afinal, fomos primeiro que o Expresso”

Como referido, Leonel Morgado, como pioneiro da informática, foi responsável pelo desenvolvimento de diversas aplicações e sistemas inovadores que ajudaram a impulsionar o crescimento da Internet no país, um contexto onde todas as profissões eram inexperientes na área. Por exemplo, no projeto em que foi contratado para desenvolver Web sites, foi confrontado com um design gráfico planeado como se uma página Web fosse igual a uma aplicação multimédia para PC (por ex., as distribuídas em CD-ROM), já que não havia designers especializados em web design na altura. O problema foi que o designer, tal como todos os outros designers da altura, não conhecia as limitações e capacidades do que podia ou não ser estilizado na web, o que levou a situações caricatas como tentar eliminar o aspeto gráfico e a funcionalidade das setas de navegação dos browsers, que fazem parte da interface do browser e não da interface da página web.

O projeto em questão consistia na colocação online dos museus, parques naturais e sítios arqueológicos na região Norte de Portugal. Incluiu a transmissão de Fado de Coimbra do concerto de encerramento do IRAC 1998 World Rock Art Congress (uma conferência sobre arte rupestre que ocorreu em Portugal). Esta transmissão aconteceu um dia antes da transmissão da conferência do Expresso, que se anunciava ser a primeira em Portugal. Na altura não era comum a realização de transmissões de áudio e vídeo pela Internet e a largura de banda era muito reduzida, o que tornou este projeto um verdadeiro desafio técnico.

Leonel refere que a transmissão foi um sucesso e abriu caminho para muitas outras transmissões ao vivo pela Internet em Portugal, mesmo com todas as trocas de dados entre canais digitais e analógicos, e mesmo sem terem a certeza de que o sistema iria funcionar e aguentar com todos os utilizadores que tentassem aceder à transmissão.

O episódio caricato da tentativa de personalizar as setas de navegação dos browsers mostra bem a falta de conhecimento que existia sobre web design na altura e como a equipa de Leonel Morgado teve que lidar com as limitações técnicas da época para levar a cabo este projeto inovador (Figura 1).

Figura 1. Representação do sistema utilizado para a transmissão no IRAC 1998

“Assim, os museus ficavam independentes”

Para além desta primeira transmissão ao vivo em Portugal, Leonel Morgado teve um papel importante na implementação do primeiro sistema de backoffices web para páginas dinâmicas em Portugal (Figura 2). Este sistema permitiu que museus, sítios arqueológicos e parques naturais da região de Trás-os-Montes e Alto Douro gerissem o conteúdo dos seus próprios websites sem possuir quaisquer conhecimentos relacionados com programação.

Figura 2— Gestor de conteúdos do backoffice do website Casa de Mateus

Além da sua contribuição para o desenvolvimento dos backoffices web (Figura 3), Leonel Morgado foi um defensor ativo da disseminação da tecnologia e do conhecimento digital nas áreas rurais. Procurava então criar oportunidades para que as comunidades de Trás-os-Montes e Alto Douro pudessem beneficiar ao máximos dos recursos que a Internet proporciona aos seus utilizadores.

Figura 3— Página principal de um dos websites criados cujo conteúdo era gerido através de um backoffice

Este projeto acabou por ter também alguns problemas no que toca à comunicação entre designers e developers, o que levou a que Leonel e mais alguns colegas redigissem o artigo “The specification of geometrical dynamic behaviour in Web page design”, com o objetivo de criar um conjunto de normas que fossem utilizadas para a comunicação entre designers e developers. Estas normas iriam permitir que o tempo de desenvolvimento das páginas web diminuísse e o desempenho dos developers aumentasse.

No entanto, apenas metade do problema estava colmatado. Era necessário que os designers mudassem o seu paradigma e entendessem a diferença de estilizar browsers e estilizar páginas web, mudança essa que só se viu acontecer alguns anos mais tarde. Leonel refere então que, devido à falta de conhecimento por parte dos designers, replicar o conteúdo proposto era quase impossível de ser feito, o que o levou a “montar alguns quebra-cabeças para que os designers ficassem contentes”. Esta analogia refere-se ao facto de as páginas web serem montadas a partir de frames, sendo depois necessário juntá-los pela ordem e posição corretas. Este exemplo pode ser observado no website da Casa de Mateus.

“Elas ameaçaram porrada se o projeto não continuasse”

Leonel Morgado desempenhou ainda um papel fundamental no projeto “Trás-os-Montes Digital”. O objetivo principal desse projeto era familiarizar a população rural com a utilidade da Internet e incentivá-la a utilizar a Web para diversos fins, como o acesso a notícias, o envio de e-mails e outras atividades online (Figura 4). O projeto visava reduzir o desconhecimento da utilizadade da Web e promover a inclusão digital nestas comunidades.

Figura 4 — Projeto “Trás-os-Montes Digital” em ação

Embora tenha havido discussões sobre a possibilidade de dar continuidade ao projeto, o que seria o “Trás-os-Montes Digital 2”, ficou pelo caminho.

Leonel refere ainda que, durante essa fase, quando havia o risco de deixar de existir gabinetes de apoio, a notícia espalhou-se pelas várias freguesias de Trás-os-Montes, chegando até a ocorrer uma situação em que populares, perante um decisor de Lisboa, o “ameaçaram com porrada” se o projeto não continuasse. Assim, é possível ver o impacto que este projeto teve na vida dos habitantes desta região.

No entanto, o trabalho pioneiro realizado por Leonel Morgado e pela sua equipa no projeto original deixou um legado significativo ao demonstrar o potencial da Internet, impulsionando o desenvolvimento e a inclusão digital nas regiões rurais de Portugal.

“Nos dias de correm é tão mais fácil obter conhecimento”

Leonel afirma que, com toda a evolução tecnológica que temos presenciado nos últimos anos, obter conhecimento tornou-se mais fácil. No entanto refere que, para um aluno de mestrado, ou até mesmo no início do seu doutoramento, realizar uma revisão sistemática do estado da arte do trabalho realizado, é algo que “hoje é possível e expectável, ao contrário do que acontecia antes da Internet, onde o acesso à informação era mais limitado”. O objetivo é simples: ambicionar a realização de conteúdo de qualidade e, de facto, atuar com mais consciência de se estar realmente a inovar.

Estas diferenças entre a atualidade e os anos iniciais de crescimento da Internet em Portugal são notórias. Leonel refere que, para adquirir conhecimento, era necessário aprender-se o máximo de conteúdo através de bibliotecas e, quando não existisse mais nenhuma fonte de conhecimento nas proximidades, era necessário viajar e adquirir sabedoria a partir de outras bibliotecas, por exemplo, ir a outras cidades, visitar todas as bibliotecas, e retirar o máximo de conhecimento possível das mesmas.

Desta forma, Leonel afirma que uma característica importante de um aluno de mestrado, como eu, é saber aproveitar o que a Internet oferece e, com isso, conseguir idealizar novos conceitos, tecnologias e pensamentos, dando a possibilidade de produzir cientificamente melhor e de forma mais inovadora.

“Há que apostar no presente, para se chegar ao futuro”

Com todas estas mudanças, e olhando para todo o seu percurso, Leonel acabou então por concluir que, é necessário aceitar as mudanças tecnológicas que testemunhamos no presente, e esperar pelo futuro para ter noção impactos reais delas.

Um exemplo é o facto de, quando a Internet surgiu em Portugal, e o desenvolvimento para a web começou a ganhar “adeptos”, todos tinham receio de que, apostando neste conceito, iriam estar a apostar em algo sem futuro. Mas Leonel sempre acreditou que “as mudanças são imprevisíveis” e que “o que as mudanças no podem oferecer fica no futuro, e só o futuro revela isso com clareza”, sendo então importante que “o nosso foco esteja no presente”, dando-nos oportunidade de nos adaptarmos a elas “refletindo lentamente, à medida que as mudanças vão efetivamente ficando mais claras.”

Referências

https://www.cienciavitae.pt/7119-981F-18A9

https://www.researchgate.net/publication/310323399_O_IRAC'98_na_Internet_-_Sitio_e_transmissao_video_ao_vivo

https://www.researchgate.net/publication/310323643_Actualizacao_remota_de_sitios_Web

https://www.researchgate.net/publication/310322368_A_Web_Site_Engine_for_the_Development_of_Heritage-Related_Sites

https://www.researchgate.net/publication/329921004_Capacitar_os_museus_para_actualizarem_os_proprios_sitios_Web

https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=o-2xDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA129&dq=info:3j_eXj_2stoJ:scholar.google.com&ots=7yy4etQe83&sig=eL6RIYlUjBIZVr0z-Z9K9za0vZw&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

https://web.archive.org/web/20010709154921/http://www.utad.geira.pt/casamateus/

https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/2044/1/TMDAnalysis.pdf

--

--