Por que paramos de olhar nos olhos do outro — e por que precisamos voltar

Uma verdade inconveniente do nosso tempo: passamos mais tempo com os olhos grudados na tela do smartphone do que olhando nos olhos de quem a gente ama. O resultado disso é uma crescente desconexão entre as pessoas, o que pode ter um efeito fatal para os casais. Sim, ao que tudo indica a falta de conexão visual pode acabar com o amor. Mas a boa notícia é que uma boa encarada pode trazê-lo de volta — em menos de 3 dias!
Os olhos são a janela do cérebro
Há mais neurônios relacionados à visão do que a todos os outros sentidos juntos: 80% das informações que o nosso cérebro absorve vem dos olhos. Ou seja, quanto mais prolongado o olhar, mais significativo será aquele contato. É um hábito tão importante que está diretamente associado ao amor: enquanto passamos uma média de 30% olhando nos olhos de um interlocutor comum, é certo que os apaixonados podem até passar de 75%.
Os dados são de uma pesquisa feita por Arthur Aron que buscava descobrir como as pessoas se apaixonam. O momento do contato visual era definitivo. Depois de uma série de perguntas que um voluntário deveria fazer para o outro, cada dupla precisava ficar quatro minutos em silêncio, apenas olhando um para o outro. Era quando a mágica acontecia.
Tão perto e tão longe
Nada é mais triste do que um casal sentado lado a lado, ambos com o celularzinho em mãos. Se é verdade que as redes sociais nos conectam com o mundo lá fora, também é possível dizer que o olho no olho é o que nos aproxima em nossos relacionamentos íntimos. Por isso, se é fácil para você passear pela timeline por quatro minutos, tente exercitar o mesmo tempo nos olhos do seu parceiro. “O contato com os olhos é uma maneira de se sentir conectado”, explica Aron, “sentir que a outra pessoa está interessada em você tem um impacto enorme no amor que sentimos por ela”.
Inspirado por este estudo, o canal SoulPancake convidou seis casais (antigos, recentes e até alguns desconhecidos) para experimentarem olhar fixamente um para o outro por quatro minutos. Depois do momento inicial, que é bem embaraçoso, os participantes começam a relaxar. “Quando eu olho para você de perto, percebo o quanto preciso de você e o quanto você significa para mim”, diz um senhor para a mulher com quem é casado há 55 anos.
Assista. É de aquecer o coração:

