Customizando o Gnome Shell

Ismael Moura
3linux
Published in
4 min readJul 5, 2020

Eu uso linux como meu sistema principal há pelo menos 5 anos, mas desde antes disso já tive contato com várias distros e D.E’s (Desktop Environment), já usei unity, e apesar de muita gente achar que era feio eu gostava bastante hehe, usei KDE, cinnamon, XFCE, LXDE e Deepin, mas o ambiente que usei por mais tempo sem dúvidas foi o Gnome.

Sou um usuário de Fedora desde a versão 22 (embora tenha testado algumas anteriores), e como sabemos o Fedora traz uma experiência pura do Gnome. Eu gosto bastante do Gnome do jeito que ele vem, mas sei que muitas pessoas não se acostumam com a filosofia de trabalho do sistema.

A cara do Gnome é essa:

Fedora 32 Gnome 3.36.3

Não tem dock, não tem ícones na área de trabalho, só uma barra com o Activities, um menu de calendário, relógio e notificações e um status de áudio rede e opções para gerenciar e desligar o pc.

Agrada muito aos olhos ver um desktop tão clean, chega a dar paz rsrsrs. Olhando de maneira superficial parece ter pouca coisa na barra, mas como descrevi anteriormente ela tem tudo que você precisa para trabahar.

Abaixo vou deixar imagens do que acontece ao clicar em cada menu:

Activities
Calendário, Relógio e Central de notificações
Menus de rede, configurações e para desligar ou reiniciar

Como mencionei anteriormente, está tudo aí! A filosofia de trabalho é essa: manter a organização através das multiplas áreas de trabalho e ter um desktop clean focando em produtividade.

Mas a verdade é que a nossa produtividade depende muito do que já estamos acostumados a usar então, quem trabalha com docks vai ser mais produtivo com elas, quem se acostumou a trabalhar minimizando e maximizando aplicações vai ser mais produtivo desta maneira. Então qual a solução? Usar outra DE? Não! A solução é costumização!

Eu sou entusiasta com costumização de linux. Então sempre vai ter um post meu falando sobre como costumizar interface X e etc. Hoje vamos costumizar o Gnome-Shell!

O primeiro passo que devemos fazer é baixar o Gnome Tweak:

Esse software nos permitirá fazer diversas alterações no Gnome. Abaixo vou deixar o conjunto que estou usando no meu Fedora:

Na parte de Appearance estou usando o Ant-Dracula e o Candy-Icons para dar essa cara ao sistema mas, você pode usar a combinação que desejar, basta baixar o pacote e colocar na sua /home nas pastas .themes para temas ou .icons para ícones, reiniciar o Gnome Tweak e selecionar os temas desejados.

E então? Acabou?

Não, o Gnome ainda te permite mais liberdade de personalização com as poderosas Extensions (Extensões). Basta acessar o https://extensions.gnome.org/ . Você precisará habilitar o drive e a extensão no navegador mas é simples e intuitivo basta seguir as instruções. Após isso basta selecionar as extensões que deseja utilizar.

Na minha instalação eu uso o Activities Configurator para colocar o logo do fedora no menu Activities e mudar o nome do menu para Fedora, uso o Dash To Dock para ativar uma dock e personalizar da forma que eu quero no quesito cor e transparência, e uso o Tray Icons para gerenciar aplicações que ficam em segundo plano pela própria barra do Gnome.

Na parte de Windows Titlebar no Gnome Tweak você pode adicionar os botões de minizar e de maximizar se desejar.

Fazendo isso basta selecionar aquele wallpaper que você ama e seu desktop Gnome costumizado estará prontinho!

Vou deixar aqui embaixo algumas imagens do resultado final. Caso tenha alguma dúvida, só deixar nos comentários! Até mais e obrigado pelos peixes!.

--

--

Ismael Moura
3linux
Editor for

Eu sou apaixonado por T.I, sempre fui curioso sobre como as coisas funcionam e, minha paixão por computadores veio daí.