Minha migração para o linux

Ismael Moura
3linux
Published in
2 min readDec 14, 2019

Sou Ismael, desenvolvedor, sempre fui usuário do Windows, desde que escrevi meu primeiro hello world. Nunca havia pensando em migrar de SO, para mim não fazia sentido algum pois meu sistema sempre funcionou. Pois bem, após inúmeras recomendações de amigos e também algumas telas azuis tomei a decisão: “Partiu Linux!”, então fui pesquisar sobre esse universo que é o software livre, com inúmeras distribuições e vi que precisaria de ajuda para fazer a migração.

Se você é um usuário do Windows como eu e já não aguenta mais os travamentos, e a tela azul da morte, vem comigo monxstro!

O primeiro passo para alguém que desconhece o sistema migrar é conhecer quem entende do assunto e conseguir dicas sobre qual a melhor maneira de trocar de SO, vou deixar aqui algumas dicas:

1. É preciso ter paciência — Como se trata de um SO completamente novo, independente da distribuição que você escolher, você precisará ser paciente para aprender o funcionamento e se acostumar com a dinâmica do SO.

2. Escolher uma distribuição — Você deve escolher para onde quer ir, no meu caso escolhi o Ubuntu, mas existem inúmeras opções.

3. Dual Boot — Se você como eu depende do PC para ganhar seu pão de cada dia, o ideal é particionar seu HD, e instalar o linux ao lado do windows, para que você possa continuar trabalhando nos seus projetos enquanto prepara o ambiente de desenvolvimento no linux. O ubuntu oferece a opção de instalar ao lado do windows sem precisar de uma partição previamente preparada.

Conclusão:

Migrar para um novo sistema exige muita paciência e disposição para aprender, como tivemos quando aprendemos a utilizar nosso sistema materno. Mas, os benefícios do uso do linux são indiscutíveis, principalmente quando levamos em conta a questão do desempenho. Se você pensa em fazer essa migração mas tem receio, vem comigo, vou postar cada experiência nova aqui e tentar ajudar sempre que possível além disso a comunidade está sempre disposta para ajudar!

--

--

Ismael Moura
3linux
Editor for

Eu sou apaixonado por T.I, sempre fui curioso sobre como as coisas funcionam e, minha paixão por computadores veio daí.