Personalizando o KDE Neon

Ismael Moura
3linux
Published in
4 min readApr 21, 2020

O KDE é uma das DE (Desktop Environments) mais costumizáveis, se não a mais costumizável, do mundo do pinguim. Eu resolvi experimentar o KDE na sua forma mais pura que é a utilizada na distro KDE Neon.

O ambiente gráfico já é bem bonito da forma como ele vem, mas não existe nada melhor que poder personalizar a sua distro e deixar ela a sua cara e, o KDE é totalmente aberto a isso.

A imagem abaixo é como vemos o KDE assim que instalamos:

A primeira coisa que eu fiz foi remover esse panel padrão e adicionar um novo panel de Application Menu Bar, clique com o botão direito na área de trabalho e adicione um panel de application menu bar. Assim quando você abrir suas aplicações um menu simples de cada aplicação vai aparecer lá em cima um comportamento semelhante ao encontrado no macOS. Para remover um panel é bem intuitivo, basta clicar com o botão direito em cima do panel ir em edit panel e removê-lo em seguida.

O KDE tem uma filosofia de desing e personalização meio que baseada em widgets, e nós vamos adicioná-los em nosso panel recém criado.

Clicando no panel com o botão direito adicione alguns widgets. No meu caso adicionei: digital clock, system tray, application menu, memory status e show desktop. Depois no modo de edição do panel você pode mover os widgets posicionando da forma como desejar como mostra a imagem abaixo:

Já que vou usar um desktop sem ícones gosto de instalar uma dock para acessar os principais programas do dia a dia. Nesse caso vamos utilizar a latte-dock. Para instalar você pode usar o discover do próprio KDE Neon que é uma loja de software.

Após instalar é só chamar no menu e configurá-la a minha configuração é essa da imagem

Após isso vamos costumizar o tema do nosso sistema acessando as configurações em system settings. Nessa parte eu adicionei o tema Glassy basta clicar em Get New Global Themes pesquisar por Glassy intalar e aplicar.

Em Plasma Style mantenha o Glassy selecionado, em Colors eu isntalei o tema Materia Manjaro Dark e usei ele como tema de cores porque gosto do verde desse tema. Em Fonts eu deixei padrão mas, fiz alterações em ícones instalando o candy-icons e estou usando o cursor do breeze light mas você pode instalar o do tema Mojave que também fica bem bonito.

Encerrando essas configurações você já vai ter um belo sistema em mãos e com o consumo de RAM não tão alto se pesar tudo o que está rodando.

Mas eu ainda resolvi personalizar mais um pouco baixando um tema para o meu bash, vocẽ pode personalizar o bash clicando com o botão direito nele e clicando em Edit Current Profile depois é só ir em Appearence onde você pode montar um tema ou baixar um pronto, no meu caso optei por baixar o Amethyst que fica combinando com o resto do tema.

Rufem os tambores… Aí vai o resultado de como ficou o meu KDE Neon….

Esse é o menu que eu colquei na dock o nome desse widger é Application Dashboard
Assim ficou o meu desktop
Agora um pouco do terminal

Se tiver alguma dúvida ou sugestão posta um comentário aí! Até mais e obrigado pelos peixes!

--

--

Ismael Moura
3linux
Editor for

Eu sou apaixonado por T.I, sempre fui curioso sobre como as coisas funcionam e, minha paixão por computadores veio daí.