5 qualidades interpessoais importantes para desenvolvedores

Rafael Pelli
4LAB
Published in
3 min readNov 13, 2018

Convivo com desenvolvedores há anos e cada vez mais fico impressionado como desenvolvedores não são bons em soft skills . Esse tipo de perfil, pensa na maioria do tempo em desenvolver suas hard skills e “manjar” de todas as linguagens do mercado ao invés de se comunicar melhor, trabalhar bem em equipe entre outros.

O que são Soft Skills e Hard Skills?

  • Soft Skills: São as qualidades interpessoais ou como definido por Faheem são o conjunto de traços de personalidade, capacidades sociais, habilidades linguísticas, simpatia e otimismo que marcam cada um de nós em graus variados
  • Hard Skills: São as qualidades técnicas que conseguem ser definidas e mensuradas como escrever, ler, ser bom em matemática e ser um excelente programador por exemplo.

Mas Rafael, por quê isso é um problema ? Hoje com o crescimento das culturas colaborativas é necessário que os desenvolvedores interajam com a empresa da mesma forma que outras áreas colaborando e liderando equipes e para isso as qualidades interpessoais são fundamentais.
O que prova isso são as reclamações sobre desenvolvedores que escuto sempre como “O desenvolvedor(a) da empresa não consegue entregar o software a tempo”, “ È muito difícil de encontrar desenvolvedores no mercado que saibam vender seu peixe.”, “Eu realmente não consigo conversar com meu desenvolvedor” entre várias outras.

Dado minha experiência as 5 habilidades interpessoais que todo desenvolvedor precisa desenvolver para se destacar no mercado de trabalho são:

  • Comunicação
  • Trabalho em Equipe
  • Liderança
  • Organização
  • Empatia

Comunicação: A qualidade de comunicação é saber tanto passar uma mensagem com clareza para outras pessoas e também saber ouvir quando outro está expressando sua opinião. È uma via de mão dupla, segue uma frase que eu gosto muito sobre comunicação: “Um gênio desconhecido é um gênio sem sucesso”, não adianta você saber demais, se você não souber comunicar bem, provavelmente as outras pessoas não vão saber disso. Creio que essa qualidade é uma das menos presentes entre os desenvolvedores (a) e uma das mais importantes.

Trabalho em Equipe: Essa qualidade permite que a pessoa possa trabalhar melhor em equipe, entender as diferenças e gerenciar conflitos. “Reconhecer que os outros que trabalham com você não são somente extensões ou duplicações da sua mente e corpo”. São raros os casos onde um dev em empresa média\grande vá trabalhar sozinho, as equipes são naturalmente formadas pois softwares produzidos por maiores organização, necessitam de equipes para desenvolver as features. Trabalho em equipe é primordial para um desenvolvedor (a) de sucesso.

Liderança: Existem várias definições para a qualidade de liderança, mas a que eu mais gosto é “Um líder tem o papel de levar pessoas a lugares que elas não conseguiriam ir sozinhas”. Se você quer assumir cargos estratégico a qualidade de liderança é um fator chave. Já vi várias vezes desenvolvedores extremamente bons tecnicamente, mas que são desenvolvedores sênior a 10 anos, e outros nem tão bons que virão engenheiros de software, gestor de projeto, diretor de t.i entre outros rápido, por que têm melhor desenvolvida a qualidade de liderança.

Organização: A qualidade de organização é definida por que a pessoa consiga realizar tarefas dentro de um tempo proposto e com limitação de recurso efetiva. Essa qualidade é muito importante para um desenvolvedor (a) pois, 90% das reclamações que eu escuto por aí sobre dev’s é que não conseguem entregar o projeto no prazo, sei que muitas vezes a culpa não está só no dev, mas definitivamente se você como desenvolvedor conseguir entregar tudo no tempo, esse será um diferencial competitivo enorme!

Empatia: A qualidade de empatia permite que a pessoa possa consiga se colocar no lugar do outro e pensar nas próximas ações, baseando-se no que o outro possa estar sentindo ou passando. A empatia real é muito difícil de existir, mas uma equipe onde os colaboradores tem empatia para entender o outro De Verdade, funciona muito bem. Para o desenvolvedor não seria diferente.

Um bom desenvolvedor na minha visão é aquele que mescla as qualidades técnicas com as humanas para implementar um projeto. Esse consegue não só se destacar, como levar seu time a um nível maior. Se você é dev e está lendo este artigo faça um questionamento para si mesmo: Será que eu sou bom com pessoas do mesmo jeito que sou bom com o computador?

Obrigado e qualquer dúvida só entrar em contato
rafael.pelli@4lab.org.br

--

--