Educação Maker: O Perfil de um facilitador de atividades maker

Gabriella Sant'Anna
4LAB
Published in
3 min readSep 19, 2018

Um elemento fundamental de um laboratório maker ou de uma escola que que trabalha atividades de educação maker é o facilitador: pessoa que irá conduzir as atividades no dia a dia para os participantes.

O papel do facilitador é fundamental para engajar, empoderar e atrair novas pessoas para as atividades. Com isso é necessário escolher com calma um perfil ideal para a condução das atividades.

Para auxiliar os gestores de espaços e instituições que lidam com atividades maker vou descrever abaixo o perfil, os conhecimentos e as habilidades e considero serem básicas e fundamentais em um facilitador.

Perfil:

Um facilitador é uma pessoa que acima de tudo gosta de pessoas e de compartilhar conhecimento. Além disso um bom facilitador é parte artista, parte instrutor, parte colaborador mas no geral essa pessoa ama construir coisas e ajudar pessoas.

Esse perfil pode ser encontrado em diversas tribos, desde artistas, cientistas, hobbistas, engenheiros, educadores entre outras diversas classes de profissionais, a escolha de um facilitador deve ser tão democrática e aberta quanto um espaço maker é para receber novas pessoas.

É possível encontrar o perfil de um facilitador em estudantes, graduados ou não, aposentados, não importa a formação ou o que faz. Essa não é a parte mais importante ao buscar por um facilitador. O mais importante a notar ao buscar um facilitador para projetos maker é identificar se a pessoa tem o desejo de incentivar pessoas de diferentes idades, formações e culturas a criar, construir e inventar.

Portanto, para escolher um facilitador é necessário estar aberto a ouvir e conhecer mais das pessoas e se permitir ser surpreendido. Os melhores makers estão escondidos por ai e precisamos achá-los para agregar ao movimento maker.

Conhecimento e Habilidades

  • Conhecimento prático em diferentes áreas como eletrônica, robótica, impressão 3D, design, materiais artesanais como madeira, metal e plástico ou curiosidade e compromisso em aprender tais habilidades;
  • Conhecimento prático de ferramentas e equipamentos específicos para programar projetos e auxiliar participantes;
  • Boa comunicação e habilidades interpessoais para trabalhar com pessoas diferentes e gerenciar projetos;
  • Experiência na condução de workshops, atividades e projetos para grupos de no mínimo 10 pessoas é um diferencial;
  • Conhecimentos básicos de processos artesanais e/ou engenharia e/ou design;

Responsabilidades e Deveres:

  • Promover um ambiente aberto, criativo e favorável aos participantes exercitarem o máximo da sua criatividade e chegarem em suas próprias conclusões;
  • Incentivar nas atividades a resolução de problemas, colaboração, trabalho em equipe para o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos;
  • Criar, desenvolver e ajustar as atividades de acordo com o perfil dos participantes e seu nível de conhecimento;
  • Gerenciar tempo e recurso das atividades;
  • Supervisionar e gerenciar monitores da atividade (caso houver) — Pessoas que dão suporte ao facilitador nas atividades.
  • Treinar novos facilitadores;
  • Avaliar as atividades e preparar relatórios.
  • Monitorar o programa de atividades do laboratório junto aos demais facilitadores (se houver) para garantir o sucesso do programa de Educação Maker do espaço.
  • Gerenciar as instalações para garantir um ambiente de aprendizagem seguro e saudável para os participantes.
  • Cuidar das ferramentas e dos equipamentos;

Encontrar esse profissional é difícil, muitas vezes temos que formá-lo para desempenhar as atividades.

Dessa forma é fundamental para o desenvolvimento do Movimento Maker no Brasil que cada vez mais tenhamos facilitadores e pessoas apitas para lidar com educação maker no nosso país.

Nossa missão na 4LAB é educar talentos, empreendedores e corporações em tecnologias do futuro para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Somos fãs e acreditamos incrivelmente no movimento maker e para isso apoiamos diversas instituições a criarem seus laboratórios e formarem profissionais qualificados. Quer saber mais? Entre em contato: gabriella@4lab.org.br

Esse artigo foi escrito com base em nossa experiência auxiliando instituições construir e gerir laboratórios maker e no documento A Blueprint: Maker Programs for youth (que super recomendamos a leitura).

--

--

Gabriella Sant'Anna
4LAB
Editor for

Tech-Girl, acredita no movimento maker, em tecnologias de alto impacto e que empreendedorismo é uma habilidade para a vida. Seguimos juntos na missão!