#4TheWin — Divisão Pacífico da NBA 18–19

Rodrigo da Costa
4theWin
Published in
6 min readOct 16, 2018

A NBA está, finalmente, de volta! Com ela, chega também o 4TheWin, novo projeto que será inaugurado com seis guias separados sobre cada divisão da maior liga de basquete do mundo, mostrando o contexto e os destaques de cada equipe.

Aqui, o assunto é a Divisão Pacífico, que faz parte da Conferência Oeste e conta com o Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Sacramento Kings, Los Angeles Clippers e Phoenix Suns.

Golden State Warriors

Atual campeão da NBA, o Golden State Warriors chega para a temporada 2018–19 com o favoritismo para conquistar o three-peat. Além de manter a base com Stephen Curry, Kevin Durant, Klay Thompson, Draymond Green e Andre Iguodala, a franquia de Oakland se reforçou com a aquisição do pivô DeMarcus Cousins durante a free-agency.

(Foto: Divulgação/NBA)

Destaques:

  • Stephen Curry (armador): depois de perder 31 jogos em 2017–18 por conta de lesões, o camisa 30 dos Warriors teve grande desempenho nas finais e, por muito pouco, não roubou o MVP de Kevin Durant. A expectativa para esta temporada é que, se saudável, brigue pelo prêmio de melhor jogador e se aproxime do topo da lista de maiores cestinhas de três pontos da história da liga.
  • Klay Thompson (ala-armador): um dos melhores shooters da liga, o camisa 11 dos Warriors tem tudo para fazer uma grande temporada e anotar uma média acima de 20 pontos por jogo. Além de um exímio arremessador, Thompson também é peça defensiva importante no perímetro.
  • Kevin Durant (ala): MVP das últimas duas finais, Kevin Durant chega para a terceira temporada em Oakland com a expectativa de liderar os Warriors na conquista do tão sonhado three-peat. Além disso, o ala é um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador da temporada.
  • Draymond Green (ala-pivô): um dos melhores marcadores da liga, Green é peça importante na defesa e no ataque dos Warriors, mesmo pontuando pouco. A expectativa é que lidere a equipe defensivamente outra vez e dispute o prêmio de Defensive Player of The Year.
  • DeMarcus Cousins (pivô): recuperando-se de uma lesão no tendão de Aquiles, Cousins assinou com os Warriors por apenas $5,3 milhões de dólares. Espera-se que o pivô tenha um bom desempenho após retornar as quadras para tentar um grande contrato na free-agency de 2019. Saudável, tem tudo para transformar o atual bicampeão em uma equipe imbatível.

Los Angeles Lakers

Depois de cinco anos longe dos playoffs, os Lakers emergem como um dos favoritos a conquistar uma vaga na pós-temporada de 2018–19. A franquia de Los Angeles assinou com LeBron James na free-agency e foi da água para o vinho. Com o melhor jogador da liga no roster, a tendência é que conquistem 15 vitórias a mais do que em 2017–18.

Além de LeBron James, os Lakers assinaram com o armador Rajon Rondo, o ala-armador Lance Stephenson, o ala Michael Beasley e o pivô JaVale McGee. As novas aquisições, embora polêmicas, chegam para fortalecer o elenco e ajudar no desenvolvimento do talentoso young core que conta com Lonzo Ball, Brandon Ingram, Kyle Kuzma e Josh Hart.

LeBron James está de casa nova na NBA (Foto: Divulgação/NBA)

Destaques:

  • LeBron James (ala): um dos melhores jogadores da história, LeBron James jogará na Conferência Oeste pela primeira vez na carreira. Em 2017–18, o ‘Rei’ teve um desempenho espetacular e uma das maiores performances individuais da história dos playoffs. A expectativa é que conquiste o MVP da temporada e lidere os Lakers de volta aos playoffs.
  • Brandon Ingram (ala/ala-pivô): depois de mostrar um desenvolvimento acima das expectativas em 2017–18, espera-se que o ala de apenas 21 anos tenha uma temporada saudável e seja um dos destaques da equipe, além de disputar o prêmio de Most Improved Player.
  • Kyle Kuzma (ala-pivô): após uma surpreendente temporada de calouro com média de 16 pontos, sendo um dos destaques da classe 2017 junto com Donovan Mitchell e Jayson Tatum, a expectativa é que o ala-pivô lidere a segunda unidade dos Lakers e continue tendo protagonismo.

Sacramento Kings

Com uma das piores campanhas da liga na temporada passada, o Sacramento Kings não deve ir muito longe em 2018–19. Apesar de possuir alguns nomes de muito potencial, tais como D’Aaron Fox, Bogdan Bogdanovic e Marvin Bagley III, a expectativa é que a franquia tenha um leve desenvolvimento, mas permaneça entre os últimos.

Marvin Bagley III foi a segunda escolha do Draft 2018 (Foto: Divulgação/NBA)

Destaques:

  • D’Aaron Fox (armador): apesar das expectativas, D’Aaron Fox não teve uma primeira temporada brilhante, porém, em alguns momentos mostrou que possui muito potencial para ser desenvolvido. Agora, espera-se que em 2018–19 o armador dos Kings mostre mais seus talentos e seja um dos destaques da equipe.
  • Bogdan Bogdanovic (ala-armador): destaque dos Kings em 2017–18, a expectativa é que Bogdanovic continue liderando a franquia da capital da Califórnia e desenvolva ainda mais dentro da liga. O ala-armador se destaca pela capacidade nos arremessos, especialmente de três pontos.
  • Marvin Bagley III (ala-pivô/pivô): segunda escolha do NBA Draft 2018, o ala-pivô dos Kings é versátil ofensivamente e tem capacidade para pontuar dentro e fora do garrafão, além de ser rápido e explosivo. Bagley era o destaque de Duke e tem potencial para disputar o Rookie of the Year.

Los Angeles Clippers

Pouco badalado após as saídas de Chris Paul, Blake Griffin e DeAndre Jordan, o Los Angeles Clippers continua com um roster com potencial para brigar por uma vaga nos playoffs. Comandado por Doc Rivers, o “primo pobre” dos Lakers conta com Lou Williams, eleito o melhor sexto jogador da temporada 2017–18, além de Tobias Harris, Danilo Gallinari, Patrick Beverley, Avery Bradley e Shai Gilgeous-Alexander — 11ª escolha do NBA Draft 2018.

Na temporada passada, os Clippers ficaram de fora da pós-temporada após anos sendo um dos favoritos às finais da Conferência Oeste. Além disso, com o alto nível das equipes rivais, incluindo os Lakers que adquiriram LeBron James, a missão será mais difícil.

Danilo Gallinari, Lou Williams e Tobias Harris terão a missão de liderar os Clippers (Foto: Divulgação/NBA)

Destaques:

  • Lou Williams (ala-armador): eleito o melhor sexto jogador da temporada 2017–18, a tendência é que Lou Williams dispute novamente o prêmio e continue liderando a segunda unidade dos Clippers. Mesmo reserva, o ala-armador é um dos protagonistas da equipe.
  • Tobias Harris (ala): depois de trocar os Pistons pelos Clippers em 2017–18, o ala terá a oportunidade de jogar uma temporada completa pela franquia de Los Angeles e mostrar ainda mais o seu potencial. A expectativa é que Tobias Harris seja o destaque da equipe.

Phoenix Suns

Depois de muitos anos entre os piores times da liga, o Phoenix Suns começa a enxergar uma luz no fim do túnel e aposta no futuro. Mesmo com chances mínimas de playoffs, a expectativa é que tenha um leve desenvolvimento e suba algumas posições na tabela da Conferência Oeste. Liderados por Devin Booker, a franquia do Arizona se reforçou com DeAndre Ayton, a primeira escolha do Draft 2018, e com Trevor Ariza na free-agency.

No Draft, os Suns ainda adquiriram Mikal Bridges, campeão da NCAA com Villanova, em troca com os Sixers. Já na free-agency, Jamal Crawford foi outra novidade. A franquia do Arizona ainda aposta na evolução de Josh Jackson e, além disso, ainda conta com nomes como Tyson Chandler, Ryan Anderson e TJ Warren.

DeAndre Ayton, Josh Jackson e Devin Booker são as apostas do Suns para o futuro (Foto: Divulgação/NBA)

Destaques:

  • Devin Booker (ala-armador): depois de perder 28 jogos por conta de lesão na temporada 2017–18, espera-se que o ala-armador chegue saudável para 2018–19 e lidere os Suns com média acima de 20 pontos por jogo, além de se tornar um All-Star.
  • DeAndre Ayton (pivô): praticamente completo dos dois lados da quadra, a primeira escolha do Draft 2018 se destaca pela altura elevada, levando vantagem para defender o aro. Além disso, possui um físico avançado e tem uma grande envergadura, sendo assim quase impossível de ser marcado dentro do garrafão.

--

--