A loucura vai começar: conheça os dez favoritos no March Madness

Rodrigo da Costa
4theWin
Published in
4 min readMar 20, 2019

A loucura vai começar! Principal torneio do basquete universitário norte-americano, o March Madness começa nesta terça-feira (19) e promete muitas emoções para os fãs do esporte, que poderão acompanhar mais de perto as futuras estrelas da NBA. Nesta temporada, Duke Blue Devils, Gonzaga Bulldogs, North Carolina Tar Heels e Virginia Cavaliers são os cabeças de chave da competição.

Ao todo, são 68 equipes disputando o título em jogos únicos e em formato mata-mata. Cinco vezes campeão da competição e uma das universidades mais tradicionais, Duke chega como o grande favorito na competição. Os Blue Devils conquistaram a ACC e são liderados pela sensação Zion Williamson, provável primeira escolha do NBA Draft 2019.

March Madness promete muitas loucuras em 2019 (Foto: Divulgação/NCAA)

Duke Blue Devils

Comandados pelo técnico Mike Krzyzewski, ex-treinador da seleção dos Estados Unidos e que ganhou dois ouros olímpicos (2008 e 2012), os Blue Devils são a grande sensação do torneio. A grande estrela do time é o pivô Zion Williamson, provável primeira escolha do NBA Draft 2019, que tem médias de 22.1 pontos, 8.9 rebotes, 1.8 tocos e 2.2 roubos por jogo.

Duke conquistou o título da ACC e chega ao March Madness como o grande favorito. Além de Zion Williamson, os Blue Devils ainda contam com os alas RJ Barrett (22.9 PPG, 7.5 RPG e 4.1 APG) e Cam Reddish (13.7 PPG), que são candidatos para as dez primeiras escolhas do NBA Draft 2019, e o armador Tre Jones (9.3 PPG e 5.3 APG), potencial escolha de primeira rodada.

North Carolina Tar Heels

Campeão em 2017 e um dos maiores vencedores do torneio com seis títulos, o North Carolina aposta no talento do armador Coby White (16.3 PPG e 4.2 APG) e do ala Nassir Little (9.4 PPG e 4.6 RPG), possíveis candidatos para as dez primeiras escolhas do NBA Draft 2019, para retornar ao Final Four. Nos últimos três anos, a equipe comandada pelo técnico Roy Williams esteve presente em duas ocasiões.

Gonzaga Bulldogs

Entre as cinco melhores equipes da temporada, o Gonzaga chega ao March Madness sonhando com uma vaga no Final Four. Vice-campeão em 2017, os Bulldogs apostam no talentoso ala japonês Rui Hachimura, dono de médias de 20.1 PPG, 6.6 RPG e um incrível aproveitamento de 60.9% nos arremessos. Hachimura é cotado para ser uma das primeiras escolhas do NBA Draft 2019 e é uma das sensações do basquete universitário em 2018–19.

Virginia Cavaliers

Dono da melhor defesa do basquete universitário na temporada e com um coletivo muito forte, o Virginia chega ao March Madness como um dos favoritos ao Final Four e em busca do inédito título. Os Cavaliers apostam no talento do armador De’Andre Hunter (15.1 PPG e 5.0 RPG), que é um dos melhores prospectos do NBA Draft 2019 e deve estar presente entre as dez primeiras escolhas.

Kentucky Wildcats

Segundo maior campeão do torneio da NCAA, Kentucky é uma das universidades mais tradicionais, mas chega com pouco prestígio nesta temporada. Embora esteja entre as dez melhores da competição, a tendência é brigar por um lugar no Elite 8. O ala PJ Washington (14.8 PPG e 7.5 RPG) e o armador Keldon Johnson (13.4 PPG) são os destaques da equipe e são candidatos de primeira rodada do NBA Draft 2019.

Michigan State Spartans

Uma das cinco melhores equipes do March Madness, o Michigan State chega com grande expectativa por uma vaga no Final Four. Comandado pelos armadores Cassius Winston (18.9 PPG e 7.6 APG) e Joshua Langford (15 PPG), os Spartans apostam no coletivo, na eficiência nos arremessos e na intensidade nos dois lados da quadra.

Tennessee Volunteers

Entre as dez melhores equipes do March Madness, o Tennessee se destaca por ter um ataque dinâmico. A equipe comandada pelo técnico Rick Barnes trabalha muito bem a bola e tem como principal destaque o ala Grant Williams (19 PPG e 7.6 RPG), que é uma provável escolha de primeira rodada do NBA Draft 2019 e um dos prospectos mais interessantes da divisão South Regional.

Texas Tech Red Raiders

Uma das grandes surpresas da temporada, o Texas Tech se destaca pela defesa. É uma equipe que protege bem o aro e pega muitos rebotes. Além disso, os Red Raiders possuem um dos prospectos mais talentosos da classe do NBA Draft 2019: o armador Jarrett Culver, que tem médias de 18.5 PPG, 6.3 RPG e 3.7 APG, e que deve ser uma das dez primeiras escolhas.

Michigan Wolverines

Vice-campeão no ano passado, o Michigan chega mais uma vez ao March Madness entre os favoritos e entre os dez melhores. Com uma das melhores defesas do torneio e um time versátil, os Wolverines possuem grandes chances de retornar ao Final Four e apostam em Ignas Brazdeikis (15.1 PPG e 5.1 RPG), da Lituânia.

--

--