Joe Ingles: subestimado e fundamental

Pedro Henrique Quiste
4theWin
Published in
3 min readOct 22, 2018

Um nome que tem ganhado destaque na NBA é Joe Ingles — familiar para quem já acompanha a liga por algum tempo. O fato é que, apesar de seu importantíssimo papel no Utah Jazz, sendo um dos pilares da equipe, o australiano ainda não é tão apreciado. Mas deveria ser.

A trajetória de Ingles foi certamente incomum. Chegou do basquete europeu já com 27 anos, idade em que muitos atletas já atingiram o ápice e tendem a começar a cair de rendimento. Mas o extremo oposto aconteceu: se tornou um dos role players mais importantes e tem crescido como protagonista em diversas oportunidades.

Defesa

Talvez esse seja o ponto menos famoso de Joe Ingles e por isso será o primeiro destacado aqui. Pessoas influentes no mundo do esporte já chegaram a chamá-lo de péssimo defensor, principalmente pela falta de atleticismo.

No entanto, isso é compensado por sua inteligência em ler as jogadas e movimentações adversárias. Na NBA, é praticamente impossível determinar a qualidade de um jogador apenas por suas estatísticas, mas associadas a um contexto, elas podem sim ajudar a provar pontos.

Na temporada passada, Joe Ingles foi o 14º melhor de sua posição em Defensive Real Plus-Minus (impacto do atleta na performance defensiva a cada cem posses). Além disso, foi o 24º colocado, considerando a liga inteira, em Defensive Win Shares per 48 (estimativa do número de vitórias de seu time graças à performance defensiva). Não é pouca coisa.

Obviamente, números puros em algo tão complicado de se analisar não são sempre críveis. Por isso, um youtuber também montou um compilado de bons momentos do camisa 2 desde que entrou na liga:

Fonte: YouTube / Evin Gualberto

Ataque

Até o mais novo fã de NBA deve ter notado quão eficiente o australiano é, principalmente após o começo de temporada sensacional que teve com o Jazz. É claro que seu desempenho tende a cair com o passar dos jogos, mas ainda terá papel fundamental para o time.

São poucos os atletas que acertam 44% de seus arremessos de três pontos por um ano inteiro. E só um conseguiu esse feito por dois anos consecutivos: Joe Ingles. Apenas essas estatísticas já permitem medir sua qualidade, mas suas habilidades não são apenas os arremessos de longa distância.

Conferindo o true shooting (estatística que leva em consideração os arremessos de quadra em todos os locais e os lances livres), o australiano fica na 15ª posição — na frente de LeBron James e James Harden, por exemplo. Extremamente eficiente.

Além disso, o papel do camisa 2 como um construtor de jogadas tem sido explorado cada vez mais pelo técnico Quin Snyder, e isso pode ser conferido no maior número de assistências em 2017–18 em relação às temporadas passadas.

Fonte: Youtube / Utah Jazz

É só o começo da temporada de um ótimo Jazz

Essa equipe ainda tem muito a evoluir para conquistar algo, mas há muitas razões para ser otimista. E a sincronia entre seus jogadores, algo promovido pela ótimo treinador, tende a ser fundamental para um eventual sucesso.

O fato é que cada atleta tem seu papel no time, e eles têm cumprido isso de forma quase perfeita. Principalmente Joe Ingles. Não dá para subestimar.

--

--

Pedro Henrique Quiste
4theWin
Editor for

Estudante de jornalismo, amante de esporte e política. Twitter: @ph_quiste