Reprovação ou informação?

Tiago Leal
4virtudes
Published in
6 min readMay 12, 2020
Photo by Ben Mullins on Unsplash

Eu gosto de assistir vídeos motivacionais no Youtube, isso mesmo, pode me julgar. Acabou? Ok, haha. Vamos ao que interessa. Em uma das minhas surfadas encontrei o vídeo com um personagem inusitado, nomeadamente, Evandro, dono de um cursinho focado na aprovação em concurso público chamado alfacon. Não sei se esse preparatório para concursos é bom, e nem o estou recomendando, mas achei a história de vida de seu dono chamativa.

O Evandro não é o tipo de pessoa que aparenta ter sucesso no mundo dos concursos públicos, quem dirá ser dono de um cursinho amplamente bem-sucedido. Claramente um adepto de academia por seu porte atlético, com os braços fechados de tatuagens e um jeito de falar cheio de gírias, ele parece um playboy carioca riquinho que teve tudo de mão beijada na vida, porém a realidade é completamente outra.

Esse dono de cursinho tem de uma origem pobre. Para passar em seu primeiro concurso estudou por oito anos seguidos. Espantoso, certo? A vida de quem estuda para concursos não é fácil. Exige muito foco e determinação. Sacrifício dos fins de semana, menos tempo investido em outra carreira, menos tempo com os amigos, menos tempo com namoradas. Passei um ano e seis meses estudando para o vestibular de medicina e faço ideia do que ele passou. É um estilo de vida desgastante e amargo. Agora, pense na sensação de passar por todo esse sacrifício, ano após ano, e ser reprovado, outra e outra vez. Ouvir de seus familiares e amigos que você não leva jeito para estudar, que está agindo como um louco e que deveria desistir, e mesmo assim seguir em frente, não por oito meses, mas por oito anos. Eu admiro a determinação desse homem.

Nada obstante, quando paramos para pensar o fracasso é uma constante na vida das pessoas bem-sucedidas. Na verdade, o fracasso é a regra quando entramos em uma empreitada difícil. A exceção são as pessoas que continuam em frente. Agora, para continuar em frente precisamos de estratégia. Se falharmos e não mudarmos, continuaremos parados no mesmo lugar, cada falha precisa ser, uma oportunidade para mudança e crescimento. Deixe-me contar rapidamente, como uma série de reprovações no sétimo semestre do curso de medicina me transformou em um aluno melhor.

Na minha faculdade, UniCEUB, o sétimo semestre é o mais difícil. Eu estava assustado. E como já vinha apresentando dificuldades com o curso nos semestre anteriores, não me sentia nem um pouco preparado para enfrentar o obstáculo mais íngreme da minha formação acadêmica. Resolvi estudar nas férias, acontece que uma pessoa a qual eu amo muito caiu gravemente doente nesse período. Esse evento foi o gatilho para bater no fundo do poço de uma crise mista de depressão com ansiedade.

Ao longo do semestre fui para a recuperação em todas as matérias, chegando inclusive a reprovar em uma delas. Naquele momento, sozinho e derrotado, comecei a ler sobre a neurociência da aprendizagem e métodos de estudos, para tentar me reinventar. O resultado? Na última matéria do sétimo semestre eu já estava me recuperando e aprendendo melhor os conteúdos. Mesmo indo para a recuperação mais uma vez, foi por apenas uma questão.

No semestre seguinte — o oitavo — enfrentei uma matéria difícil, chamada endocrinologia. Não apenas passei nas duas provas exigidas pela matéria, como na segunda obtive um dos melhores resultados da turma. A reprovação me tornou um aluno melhor, porquanto me permitiu uma reinvenção da minha forma de estudar. Hoje mesmo, dia 10/05/2020, estou me preparando para uma nova prova, desta vez em neurologia, e ouvi de um amigo íntimo, que acompanha minha jornada de perto: “nesse semestre você está bem melhor”. Esse elogio já foi em si mesmo, um prêmio.

Não quer dizer que eu encontrei a formula do sucesso, e que eu nunca mais irei falhar. Pode ser inclusive que eu venha a ficar em recuperação outra vez, que eu venha a reprovar outra vez, mas não vou desistir do meu sonho de ser médico, eu não vim até aqui para desistir agora.

Seja como for, além de ter me tornado um aluno melhor, eu também tenho mais tempo para meus amigos, e paixões — como escrever para nesse blog. Essa nova forma de estudar que melhorou substancialmente minha vida acadêmica possui vários pilares diferentes, mas o mais importante deles é a chave heurística de que as derrotas não são pontos finais, mas sim vírgulas.

Na vida, cada erro seu, ou de outras pessoas, são professores. Vale muito a pena prestar atenção nesses professores. Cada falha é um convite para você meditar, se reinventar e tentar outra vez. Assim como cada acerto deve ser guardado com carinho porque ações certas advêm de muito suor, dor e tentativas.

Por essa razão, se você quer se tornar um aluno melhor, você precisa da seguinte premissa em sua mente: “no meu caminho como estudante não existe erros, ou reprovações. O que existe são informações. Informações que eu usarei para melhorar”. Tente melhorar a cada dia. Em cada prova. Em cada questão. Em cada palavra, ou você acerta ou você aprende. Entendeu?

É uma mentalidade científica. Na ciência os pesquisadores não começam seus estudos sabendo toda a verdade, se não, para que fazer a pesquisa? Tudo o que eles possuem é uma hipótese, depois seguem os experimentos com seus resultados, e por fim, surge o conhecimento. Esse processo é cíclico e infinito, porquanto existe mais conhecimento no mundo do que a humanidade é capaz de entender. Assim também será com o seu método de estudo e aprendizagem.

Você não sabe tudo, nem o jeito perfeito de estudar, tudo o que você tem são suposições, teorias e objetivos. Talvez você deseje um método mais eficiente de estudos para conseguir equilibrar sua vida universitária com sua vida pessoal, como é meu caso. Talvez você deseje apenas ser o melhor aluno da sua sala. Ou sua motivação para subir de nível nos estudos seja para passar em um concurso. Seja qual for sua meta, você possui talentos únicos, e fraquezas únicas. Com toda certeza seu método não é o melhor possível. Há espaço para melhora dentro das suas características singulares.

Se você estudar como todo mundo estuda, vai conseguir um resultado médio, porque estará fazendo o que a média das pessoas faz. Então, para melhorar, você precisa dar um passo além, criar uma forma de estudar única e adequada a você.

Uma dica como ponto inicial é ler sobre as ciências da aprendizagem. As neurociências de como o cérebro e a mente funcionam e aprendem. Procure também experts na área de conhecimento que você quer dominar e aprenda com eles. Por exemplo, se você quer passar em uma residência médica difícil, procure na internet, por pessoas que já passaram nesse mesmo concurso ou similares e que estejam ensinando os caminhos das pedras. Deixo a aqui uma recomendação especial para todos os que procuram melhorar como estudantes universitários. É o livro, How to become a straight-A student, do autor Cal Newport, um livro que mudou minha rotina de estudos da água para o vinho.

Outra dica importante é um caderno para anotar seu progresso. Você pode querer confiar na sua memória, mas a memória humana não é confiável. Quer ver? O que você almoçou há dois meses? Muito provavelmente você não faz ideia nenhuma — exceto, caso tenha acontecido um dos eventos mais emocionalmente marcantes da sua vida neste dia. Se esse é o caso, como você pode confiar na sua memória para registrar seus progressos nos estudos? Há dois meses, você estava estudando mais? Era um aluno pior, ou melhor? Qual é a sua maior fraqueza como estudante? Qual sua maior força? Onde você precisa melhorar?

Você não precisa de nada sofisticado para acompanhar essas perguntas e propor respostas, apenas de um caderno onde você anotará o seguinte: i) horas de estudos por dia; ii) número de acertos e erros em determinados tipos de matérias; iii) motivos pelos quais foi bem ou mal em uma determinada matéria, situação ou prova; iv) pensamento com possíveis soluções para os seus problemas enquanto estudante. Não é necessário mais de 10 minutos de dedicação diária ao caderno. Com um diário você entenderá onde está, para onde deseja ir, e como está sendo o seu progresso.

A ativa busca por melhora é o verdadeiro segredo para melhorar. Essas minhas duas dicas simples, foram apenas nortes que facilitaram minha vida. Lembre-se, Para um aprendiz não existem erros, apenas informação nova sobre o que não fazer. Não existem resultados verdadeiramente negativos. Reprovar não é necessariamente ruim, é uma chance que a vida lhe deu de aperfeiçoar suas habilidades naquilo que você se propôs a aprender.

Aprofunde sua leitura

1) Cal Newport. How to become a straight-A student: the unconventional strategies real college students use to score high while studying less

--

--

Tiago Leal
4virtudes

A Brazilian philosopher who also is in the fourth year of medical school. I believe that science and intuition can be combined to dream the most truthful words