#12 Romance Moderno

Autor: Aziz Ansari
Páginas: 293
País de Origem: Estados Unidos
Editora: Paralela
Compre: Amazon

1. Por quê escolheu ler este livro?
Eu sou apaixonada pelo Aziz Ansari. Sua série, Master of None, é, provavelmente, uma das minhas favoritas da vida. Eu soube que ele havia escrito um livro em uma palestra sobre dating + tech que assisti em San Francisco e o desafio foi o momento perfeito para ler o livro até o fim.

2. O quê valeu a pena nesse livro?
O livro é bastante fundamentado em pesquisa, então, tem informação quanti/quali suficiente para você entender melhor como a tecnologia tem influenciado a mudança de comportamento nos relacionamentos. Sendo parte dessa estatística (conheci meu marido no Twitter), foi bem relevador poder enxergar o cenário inteiro.

3. Para quem indicaria esse livro?
Estudiosos do comportamento humano, fãs da série ou dos stand-ups do Aziz Ansari ou pessoas que já tiveram relacionamentos iniciados por meio de qualquer plataforma.

4. Qual é a dica de escrita que você tira desse livro?
As tiradas humorísticas do Aziz no meio do texto são muito bem colocadas. Me fizeram ter vontade de escrever uma tese de mestrado com a mesma pegada good vibes/sarcasmo ativada.

Alguns dos problemas de relacionamento que temos hoje são bem específicos da nossa era: “Por que esse cara me mandou um emoji de pizza?”; “Devo sair com essa menina apesar de ela dizer que Torcida é seu petisco preferido? Torcida, jura?!”; “Minha namorada acabou de receber uma mensagem de um fulano chamado Daniel. Quem é Daniel? Será que ele mandou uma foto do pau dele? Devo olhar só para garantir?”.
No entanto, a transformação da nossa vida amorosa não se resume à tecnologia. Em um curto período de tempo, as formas de se buscar o amor mudaram drasticamente.
Algumas décadas atrás, os casamentos aconteciam entre pessoas que moravam no mesmo bairro. Suas famílias se encontravam e, depois de constatar que nenhuma das partes era um assassino em potencial, os pretendentes se casavam e tinham filhos. Tudo antes de completar 24 anos. Hoje, as pessoas se casam mais tarde do que nunca e passam anos à procurado par perfeito. Aziz Ansari tem discutido os romances modernos há tempos em suas apresentações de stand-up e no seriado “Master of None”, escrito, dirigido e protagonizado por ele. Mas agora, em “Romance Moderno”, decidiu levar o assunto a outro nível. Aziz se juntou ao sociólogo Eric Klinenberg para desenvolver um projeto de pesquisa que se estendeu de Tóquio a Buenos Aires, passando por Paris, Doha e Wichita. Com o auxílio dos mais renomados pesquisadores, a dupla analisou dados comportamentais, entrevistou centenas de pessoas e criou um fórum no site Reddit, obtendo milhares de respostas. O resultado é um livro único, em que o humor irreverente de Aziz é veículo para pesquisas sociais inovadoras. Um tour pelo nosso universo romântico como nunca visto antes.
Show your support

Clapping shows how much you appreciated Leca’s story.