Ep. 02 — Discordia

the seventh cat
7cats // stories
Published in
4 min readNov 23, 2015

--

A Cidade é Nossa

o Ato

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas
- http://www.intervencaourbana.org/

a Busca

Discórdia deve ter sido o aspecto visual mais visto atualmente na cidade. No centro é incrível a quantidade de vezes que se presta atenção direta ou indiretamente nos lambes que o Pedro Caboatan espalhou por ali.

E não foi só o centro, todo o caminho casa-trabalho, bares, grandes avenidas, estradas, está lá, e de diversas maneiras, formas e formatos.

Provocativo, forte, as vezes angustiante, mas nunca passa batido. O mais “clássico” (se é que se pode dizer que Discórdia já é um clássico contemporâneo local) é a arte do rosto agonizante gritando, ou digamos, discordando.

A ideia de filmá-lo partiu da busca de exibir na série parte do cenário local e contemporâneo de intervenção urbana. Impossível procurar outra pessoa desse contexto que não fosse ele. E no contato direto com a Walls Graffiti (apoiadora do projeto) pudemos conhecer o criador da criatura e o processo aconteceu.

a Discórdia e o Pedro Caboatan

Ao fuçar, avaliar e contar essa história chegamos ao Pedro Caboatan, que podemos dizer como uma mente inquieta, de alguém que não consegue ficar na dele observando “isso tudo aí fora”.

Pedro conhece a cidade e região esmiuçadamente de cabo a rabo de tanto que já andou espalhando seus lambes, stickers, intervenções e se fazendo presente.

Faz tudo sozinho.

Desde a concepção, produção e manufatura de stencils na sua casa, localizada em um sítio onde reside nos arredores da cidade.

E é sozinho e solitário também seu caminho quando sai espalhando os lambes pelos mais diversos pontos da cidade, geralmente a noite. O que ele descreve como sua terapia. E deve ser mesmo. Observar a cidade como ele observa o coloca em um ponto de vista inusitado e questionador.

E como definir o que é discórdia?

Discórdia é mais conhecido como o substantivo do ato de discordar, mas como ele próprio diz no vídeo, Discórdia não é ele querer causar algo “ruim” pra sociedade, como pode ser comumente visto o tipo de intervenção feita por ele. Mas sim incomodar, questionar e porque não provocar.

Se ele está conseguindo não importa, o que importa aqui é e nesse contexto todo é que ele faz. E não é pouco.

o Episódio

O episódio foi escrito contando todo o processo de um dia de trabalho do Pedro. Desde a criação dos lambes em sua casa, até sair de casa, o transporte coletivo e sua caminhada pelo centro da cidade.

A câmera e os planos cenas foram pensados para se tornarem como um mero observador, não interfere, nem altera seus passos. Apenas observa.

Gravado tudo em 1 diária, iniciando em um domingo as 16h e finalizado as 02h com um cachorro quente e cerveja.

O equipamento utilizado foi 1 câmera Canon 7D e 1 câmera Canon T3i, além de iluminação e captação de áudio.

Trilha sonora: BADBADNOTGOOD — Limit to Your Love

Obrigado :)

“A Cidade é Nossa” — Sorocaba 2015

direção de cenas, captação e edição por Felipe Botti
roteiro, fotografia e produção por Vinícius Vidal
legendas e tradução por Rodrigo Constant e Gabriel Cocenza

https://www.youtube.com/watch?v=oFI8xLGDF3w&list=PLVPyFCev4WfozG41cXaD5psIen9N9EGrV
https://vimeo.com/channels/acidadeenossa2015

produzida pela Seven Cats Filmes em colab com a Walls Graffiti & Urban Shop

sevencatsfilmes.com / facebook.com/sevencatsfilmes

--

--