MCU Rankeado com comentários.

João Pedro Mendes Pereira
9quadros
Published in
11 min readApr 16, 2019

21 filmes e 11 anos de histórias incríveis.

Vingadores: Ultimato está quase chegando, então, resolvi pegar todos os filmes lançados e rankea-los do pior ao melhor. Além de rankear, vou comentar um por um para justificar o motivo pelo qual o filme está naquela posição. Lembrando: é um rank pessoal e meu intuito não é ditar regras, cada pessoa tem sua preferência e ranking diferentes. Sem mais delongas, vamos lá.

21- Iron Man 3

Esse era um filme muito aguardado para todos os fãs do personagem e do MCU de uma maneira geral. Ele contaria mais uma história do Tony Stark e ia se aprofundar nas questões dramáticas do personagem, como o seu vício por álcool, vício esse que foi brilhantemente abordado no quadrinho Homem de Ferro – O demônio na garrafa. Além da responsabilidade de acompanhar a qualidade dos dois primeiros filmes, esse filme contava com a direção de um cara interessante: Shane Black. O resultado disso tudo foi o pior filme do MCU, abordando com certa qualidade as questões do personagem, mas derrapando feio no resto. Esse filme tem um dos piores vilões, motivações fracas, resoluções ridículas e ele era uma peça fundamental no filme. Creio é por isso que o filme é tão ruim.

20- O Incrível Hulk

Quando assisti pela primeira vez esse filme, eu juro que curti muito. Achava muito bom e achava que o Edward Norton era a escolha perfeita para o papel. O Hulk dele era bem legal, achava melhor que o do Ang Lee, inclusive. Mas revendo ele… que filmeco! As motivações são péssimas e toda a construção do personagem é bem ruim. Acho que esse filme é ainda pior para nós brasileiros, o nosso país é mostrado de uma forma que é simplesmente irreal. Sem contar com a fábrica de refrigerante no meio da favela e o senso de geografia inexistente do filme. O CGI é datado, mas acho que as cenas do final são legais. O vilão é qualquer coisa. Enfim, prefiro nunca mais ver esse filme.

19- Thor: O Mundo Sombrio

Assim como Homem de Ferro 3, esse filme tem partes boas que são ofuscadas pela parte podre. Todo o arco que envolvem os humanos é terrível, sem contar no vilão que quase ninguém mais lembra o nome. As partes de Asgard são interessantes e a atuação de Tom Hiddleston é a melhor coisa do filme.

18- Thor

Chamar Kenneth Branagh para dirigir o deus do trovão não é uma má ideia, mas ele teve que seguir as diretrizes da Marvel e esse filme acaba sendo um pouco sem graça. O diretor é um grande amante das obras de Shakespeare e creio que se ele tivesse total controle sobre a obra, o resultado seria diferente. Gosto muito da concepção de Asgard, gosto das atuações do Anthony Hopkins e Tom Hiddleston, mas novamente colocaram uma trama com humanos na história. Demoraram a perceber que não funciona, mas felizmente perceberam.

17- Capitã Marvel

Esse filme é odiado pelos motivos errados e por conta disso gerou aquele burburinho antes mesmo do filme chegar no cinema. Acho também que qualquer forma de ódio pelo filme é injustificável, tivemos filmes piores com protagonistas homens dentro do MCU e nenhum deles sofreu tanto com os fãs babacas. Eu comentei sobre ele lá no instagram do 9 quadros, mas vou falar um pouco sobre ele aqui. Ele está longe de ser o pior filme da Marvel, como muitos portais grandes colocaram, acho ele divertido, com uma personagem muito carismática, interessante e emponderada. Alguns problemas são incompreensíveis do ponto de vista técnico, principalmente da parte estética do filme. Por mais que a história seja um pouco zoneada, ainda assim acho um belo filme na sua segunda metade para o final, eu realmente quero ver mais sobre a personagem, mas ela necessita de uma história melhor que essa. Acesse o link e leia meu comentário na íntegra.

16~15- Homem Formiga e Homem Formiga e a Vespa

Estou fazendo um comentário só para os dois filmes que, ao meu ver, são muito parecidos. Ambos os filmes são despretensiosos e cumprem aquilo que eles se propuseram: entreter. Nesses filmes temos algum dos melhores, e mais improváveis, personagens dentro do MCU. Paul Rudd como Homem Formiga é muito bom e carismático. Michael Peña é uma das melhores coisas do MCU, ele e suas piadas são perfeitas. Evangeline Lilly como Vespa é muito boa. A história dos filmes são simples porém efetivas e o primeiro filme poderia ficar melhor se o Edgar Wright continuasse na direção do filme. Até hoje eu não supero a saída dele, sinceramente.

14- Doutor Estranho

Muito se esperava do Benedict Cumberbatch interpretando o personagem e acho que ele é muito competente, inclusive, acho que ele está para Doutor Estranho assim como o Robert Downey Jr. está para Tony Stark. A origem dele é muito boa e bem dirigida, mas a história perto do fim dá algumas derrapadas. Todo o visual psicodélico é perfeito e reverencia muito ao legado do Jack Kirby. Os efeitos do filme são impressionantes e a comparação mais lógica seria com o A Origem, que tem efeitos semelhantes. O Núcleo dos atores é impecável e eu ainda anseio ver o Doutor como o líder dos vingadores.

13- Homem de Ferro 2

Esse filme é muito bom, mas ele se sustenta muito no legado do primeiro e traz pouca coisa nova. Eu não desgosto completamente do vilão, acho ele legal e caricato, sem ser de uma maneira forçada. A atuação do Robert Downey Jr. continua impecável aqui e é perceptível o quanto ele está a vontade no personagem. É um bom filme, mas arrisca pouco.

12- Capitão América: O Primeiro Vingador

Esse filme é muito bom e, eu acho, que foi o primeiro que assisti no cinema. Aqui vemos muito da essência do personagem dos quadrinhos, é muito parecido e ficou ótimo. Lembro que critiquei muito o uniforme dele por não ter uma asinha no capacete, mas hoje acho genial como eles conseguiram incorporar um elemento importante na história do personagem de uma maneira tão inteligente. Acho todo o arco do Capitão~Bucky sensacional e nos próximos filmes fica melhor ainda. A única coisa que não é muito boa no filme é o vilão. Acho ele bem medíocre, mas não é ofensivo tipo um Malekith. Poderia ser melhor. Esse, de fato, é um dos melhores filmes de origem.

11- Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Eu gosto desse filme, acho ele bem dirigido, acho as atuações muito boas, principalmente do Michael Keaton como Abutre. De fato ele é um dos melhores vilões do MCU e a motivação dele é plausível. O meu maior problema com o filme é o próprio Homem Aranha. Acho o Tom Holland um acerto, mas o personagem não me desceu muito (ainda). Todos os problemas do filme é culpa do próprio herói, ele basicamente não tem responsabilidade alguma e um dos pilares do personagem é: Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Acho que isso é uma lacuna à ser preenchida no personagem, isso se dá pela falta de um Tio Ben, se apoiaram muito na relação Tony~Pete, como que se o Homem Aranha fosse completamente dependente dele. Um bom filme, mas o personagem ainda não me desceu.

10- Vingadores: A Era de Ultron

Desconheço o motivo de tento ódio por esse filme. Acho ele bom, com algumas ressalvas. Muito da bagunça do filme foi por conta do problema que o Joss Whedon teve com a Marvel e isso afetou diretamente o desenvolvimento do filme. Algumas das melhores cenas do MCU estão aqui. Aquela sequência do delírio do Tony é muito linda, visualmente falando. Toda a primeira cena dos vingadores unidos também, sem contar com aquela cena em 360º que é simplesmente perfeita. Gosto muito do Ultron, um dos grandes vilões do MCU. Esse filme deveria ter mais respeitos com os fãs mais exigentes.

09- Thor: Ragnarok

Outro filme que eu não entendo o motivo de tanto ódio. Talvez seja por conta do excesso de piadas ou da morte prematura de quase todos o hall de personagens do Thor, mas vimos que é muito difícil de fazer algo de interessante com eles. Acho toda a parte estética simplesmente perfeita. Todo o arco do Planeta Hulk, ou o que era pra ser, muito competente. Gosto muito da direção do Taika Waititi e de toda sua marca registrada, acho ele um dos grandes diretores da atualidade. Muitas composições de cena são dignas de nota, principalmente dos flashbacks da Hella. Um ótimo filme.

08- Guardiões da Galáxia: Vol.2

Filme que entra no mesmo patamar de Thor: Ragnarok, é muito odiado pelos fãs. Ele faz uma bela ponte de desenvolvimento entre os personagens e ao invés de ser tudo maximizado, James Gunn optou por deixar tudo com um ar familiar e trabalhar mais no desenvolvimento dos personagens. Não é atoa que nesse filme nós temos uma das mortes mais doloridas de todo MCU. Estamos falando de um grupo desconhecido com a morte de um personagem quase esquecido, até pelos fãs mais hardcore de quadrinhos. Toda concepção de mundo é muito linda, adição de personagens que seriam importantes para o futuro da Marvel, só de pensar nele dá vontade de colocar em um lugar mais alto nessa lista. Algum dos problemas, para algumas pessoas, é novamente o excesso de piadas. Eu, sinceramente, adoro.

07- Capitão América: Guerra Civil

Segunda contribuição para o MCU que os irmãos Russo conseguiram fazer. Esse filme é um protótipo de como seria o Guerra Infinita, claro, nas devidas proporções. As ações são setorizadas para não parecer algo confuso, os personagens tem motivações fortes e eu lembro até hoje do trailer que apresentou o Homem-Aranha, personagem esse que foi introduzido nos 45 minutos dentro do MCU. O meu maior problema com o filme é o senso de que nada aconteceu, apenas uma briga setorizada e depois tudo fica bem (ou quase tudo). Adoro muito as sequências de ação, adoro as piadas e definitivamente amo o aranha nesse filme.

06- Vingadores: Guerra Infinita

Como disse, Guerra Civil foi um perfeito laboratório para esse filme. A magnitude desse filme é absurda, pode ter alguns erros bobos, mas tudo pode ser relevado por conta do seu todo. Nunca antes tinha visto um evento tão grande como esse filme e eu tinha medos reais dele dar errado, afinal, ele tinha tudo pra dar errado. Felizmente os irmãos Russo souberam conduzir o filme e gerou isso aí. Um vilão pra ficar na história do cinema, bem construído, com um CGI perfeito e motivações plausíveis. O meu único problema com o filme é o arco do Thor, mas isso gera uma das melhores entradas de personagens do cinema como um todo. O final desse filme foi um choque absurdo para todo mundo, nunca vou me esquecer o que esse filme me proporcionou.

05- Homem de Ferro

O que seria de 11 anos de MCU se não tivesse esse pontapé inicial? Não é fácil você começar um universo tão grande, e ainda mais com um personagem que não era líder de vendas. Robert Downey Jr. encarna o melhor papel de sua vida e até o momento é o melhor filme que ele participa, dentro do MCU. Amo a origem que é contada aqui e toda a discussão armamentista com um vilão que é uma antítese do herói. Gosto da trilha sonora, gosto dos diálogos e principalmente da direção do Jon Fraveau.

04- Vingadores

Esse filme é simplesmente perfeito, sem exageros. Acho que ele tem um papel definitivo no cinema de heróis como um todo, tendo em mente que ele já foi copiado em outros filmes. Ele estabelece de uma maneira muito boa todos os personagens, inclusive os secundários. Na verdade, de um ponto de vista de popularidade, todos os personagens ali são secundários. A casa da ideias nunca teve eles como seu cargo chefe, então o filme tinha vários desafios, entre eles: ser bom e saber mostrar a interação de todos aqueles personagens ali. A direção do Joss Whedon é muito boa, roteiro afiado e tem um dos melhores vilões dentro de todos filmes. Outro filme que não esqueço da experiência no cinema, foi simplesmente incrível.

03- Capitão América: Soldado Invernal

Esse é o filme que a Marvel que assumiu pela primeira vez outro patamar dentro dos filmes de heróis. Junto com O Cavaleiro das Trevas, Soldado Invernal traz uma abordagem mais séria e real para os filmes de heróis. Esse filme funciona como vários tipos em um só: ação, thriller, fantasia, conspiração. Muito dos irmãos Russo terem carta branca na Marvel hoje em dia, é por causa desse filme. Eles provaram que é possível trazer um filme sério em um universo que quase sempre é leve e engraçado.

02- Pantera Negra

Como o texto já está gigantesco, vou deixar linkado aqui um texto que escrevi sobre o personagem na semana de lançamento. Não deixem de conferir.

01- Guardiões da Galáxia: Vol.1

Se Vingadores teve uma tarefa árdua em reapresentar para o público personagens que não estavam mais no inconsciente popular, imagina a tarefa de James Gunn ao assumir a direção de um filme sobre os Guardiões da Galáxia. Eu sou fanático por quadrinhos, passei minha vida lendo e eu não sabia da existência desse grupo. Se não fosse o filme, talvez, eu não saberia até hoje. Guardiões traz um grupo que tem uma química incrível, com uma trilha sonora perfeita e uma ambientação absurda. Esse filme foi tão importante para o MCU que todos os filmes tentaram copiar sua estética, sem esse filme Doutor Estranho, Thor Ragnarok, Capitão Marvel e outros não teriam o mesmo desempenho. Além disso, o filme criou uma demanda implícita nos filmes de heróis, muito filmes tentaram copiar sua métrica, como é o exemplo de Esquadrão Suicida. O desenvolvimento dos personagens é perfeito e eu considero esse filme impecável, inclusive a dancinha do final. Como isso é só um comentário sobre o filme, vou deixar linkado aqui um vídeo muito bom sobre os filmes dos Guardiões. Inclusive, acessem o Primeiro Contato, só conteúdo fino.

Ufa! Cheguei ao final desse texto gigantesco. Agora é só esperar por Vingadores: Ultimato e torcer para ele não ser ruim, por favor Marvel, nunca te pedi nada! Ultimato estréia aqui no Brasil dia 25 de Abril, fiquem ligados que aqui vai ter crítica sobre o filme.

--

--

João Pedro Mendes Pereira
9quadros

Leitor compulsivo de quadrinhos, amante de filmes, louco por música e ainda escrevo esses textos aí.