Mercosul fragilizado e Brasil em plena crise econômica dificultam ainda mais o cenário, segundo professor

Saiba como eleição de Trump pode afetar agronegócio brasileiro

O Brasil Rural desta quinta-feira (10) entrevista o professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Argemiro Brum, que faz uma análise do que vem por aí, com a eleição do novo presidente dos EUA, Donald Trump, e sobre os impactos dos próximos 4 anos para o agronegócio brasileiro.
 
“No discurso da vitória, Trump já foi mais ameno. Já mudou o tom em relação ao que ele vinha fazendo durante a campanha. Não é fácil governar um país do tamanho dos EUA e pela importância mundial que tem, somente com um discurso truculento. Então, talvez isso acalme o mercado. Mas é verdade que ele sempre defendeu uma posição mais protecionista em termos comerciais internacionais. Agora, fica aquela expectiva se ele vai praticar um comércio mais fechado, o que pode nos atrapalhar bastante. Podemos sentir até um aperto em áreas que estavam mais tranquilas”, opina o professor. 
 
Mercosul fragilizado e Brasil em plena crise econômica dificultam ainda mais o cenário. O jeito, por enquanto, segundo ele, é esperar pela reação do mercado. A posse do 45º presidente norte-americano está marcada para o dia 20 de janeiro de 2017.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

Fonte: Brasil Rural

Like what you read? Give 062 Digital a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.