TV para tempos de entretenimento

Paula Costa
Sep 2 · 4 min read

Atualmente, a Netflix ( NFLX ) ao contrário da NET TV, é a empresa dominante no setor de mídia sob demanda relativamente jovem.

Ao fornecer conteúdo sob demanda, criar programas originais atraentes, usar dados do usuário para melhor atender os clientes e permitir que eles consumam o conteúdo da maneira que preferirem, a Netflix é a primeira grande interrupção da televisão, forçando as empresas de cabo a mudar a maneira de fazer negócios. está até tornando obsoleto o sistema de classificação televisiva da Nielsen .

A longo prazo, o sucesso da Netflix pode ser visto como o primeiro passo na separação do cabo.

Esmagando a competição

A Netflix é essencialmente um depósito de conteúdo, incluindo filmes, documentários, séries de TV (tanto pré-existentes quanto próprias). Por uma taxa mensal fixa, os assinantes podem consumir qualquer programa a qualquer momento, da plataforma que preferirem.

Está muito longe do começo humilde da empresa. A Netflix começou em 1997 como um serviço de site, permitindo que as pessoas alugassem DVDs on-line e os recebessem pelo correio.

Enquanto ele competiu em certa medida com TV para o tempo de entretenimento das pessoas, ele estava competindo mais diretamente com estabelecida tijolo e argamassa locadoras de vídeo.

Em 2007, a Netflix lançou serviços de streaming. Os clientes podem assistir a um programa de TV ou filme em um computador, tela de TV, tablet, telefone ou dispositivo de jogo.

A oferta de programação sob demanda a tornou superior às lojas físicas e à televisão de várias maneiras, pois os consumidores puderam assistir o que queriam, quando e como queriam — sem se limitar a um determinado período de tempo ou até mesmo para devolver um DVD. o Correio.

Essa inovação ajudou a encerrar o negócio de aluguel de vídeo (RIP, Blockbuster) e tornou mais importante para as empresas de cabo e redes de TV começarem a oferecer seus próprios conteúdos sob demanda.

Em 2013, a Netflix começou a competir com redes de TV e cabo diretamente pelo conteúdo original. Seus termos foram generosos.

Enquanto a maioria das redes aprovava apenas programas baseados em pilotos que atingiam determinadas métricas, a Netflix ofereceu aos produtores de séries e showrunners contratos iniciais para criar uma ou duas temporadas inteiras.

Além disso, os showrunners receberam uma margem criativa para desenvolver seus programas sem anotações ou aprovação da Netflix.

Como resultado, muitas das novas séries mais aclamadas pela crítica e populares foram lançadas na Netflix, e não nas redes estabelecidas, incluindo “House of Cards”, “Orange Is the New Black” e “The Crown”.

Leia também: confira tudo sobre a Claro TV, GVT e Minha NET.

Ao criar uma base de usuários fiéis, esse conteúdo original foi uma fonte essencial do sucesso da Netflix e da valorização de seu estoque.

Na mesma época, a Netflix também começou a enviar temporadas inteiras de séries de TV estabelecidas de uma só vez, criando essencialmente a atmosfera de assistir compulsivamente, em contraste com o modelo de programação uma vez por semana da transmissão e da TV a cabo.

Agora, muitas redes de TV estão experimentando esse modelo, mesmo que isso signifique sacrificar a receita com anúncios.

Os métodos de produção da Netflix forçaram as redes de TV a serem mais agressivas no recrutamento e retenção de talentos, pagando com mais generosidade e oferecendo mais liberdade criativa.

Inovando para permanecer no topo

Outra inovação da Netflix foi buscar dados de usuários de forma agressiva. Esses dados foram inicialmente procurados para atender os clientes e ajudá-los a encontrar o conteúdo que mais lhes agrada.

No entanto, a Netflix também usa esses dados para determinar que tipo de conteúdo original a empresa deve criar e que gêneros e talentos ela deve buscar. Isso levou a Netflix a ter uma alta taxa de sucesso em hits de fabricação.

A Netflix também forçou o setor de TV a mudar seus caminhos, dando aos clientes a flexibilidade de consumir conteúdo da maneira exata que desejam, com base em suas necessidades

Conclusão

Apenas alguns anos atrás, a maioria das programações de televisão só podia ser consumida na televisão. Isso mudou em grande parte devido à Netflix, cujo sucesso foi considerado uma ameaça existencial para a indústria de TV entrincheirada.

Muitos consumidores já cortaram o cabo do cabo existente, já que o custo de uma assinatura Netflix é de cerca de 20% do custo da maioria dos pacotes de cabos.

Além disso, não há anúncios irritantes. A desagregação dos serviços a cabo é o pior medo das redes de TV; eles não receberiam mais receita regular por fazer parte de um pacote a cabo.

Muitos estão trabalhando para ultrapassar a Netflix, e a empresa enfrenta a concorrência de outras operadoras digitais como Amazon e Google.

Mas isso é mais uma prova de que a Netflix quebrou o molde de como a televisão é feita, assistida, classificada — e como as classificações influenciam o conteúdo futuro.

Para saber mais sobre a NET e outras TV por assinaturas acesso o site: www.0800bancos.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade