5 livros para desvendar o comportamento humano

Você gostaria de saber tudo sobre o comportamento humano? Essa é uma habilidade bastante útil no mundo dos negócios.

No post de hoje, trouxemos 5 livros que vão te ajudar a desvendar o comportamento humano para que você tome melhores decisões, saiba negociar, persuadir e muito mais.

os-segredos-da-mente-milionaria-comportamento-humano-12-minutos

Os Segredos da Mente Milionária — T. Harv Eker

Eker desvenda neste livro o motivo pelo qual algumas pessoas estão sempre acumulando riquezas e sendo bem sucedidas enquanto outras estão sempre quebradas.

Muitos pensam que a resposta é ter bons hábitos, habilidades, inteligência ou fazer boas escolhas. Mas não é só isso. Faz muita diferença você mudar seus modelos mentais.

O autor ensina um modelo para as pessoas se basearem, aumentarem seus ganhos e acumular riquezas. Todos os conceitos foram criados com base na experiência própria dele: começou do zero e tornou-se milionário em apenas 2 anos.

Todos nós temos pensamentos programados sobre como lidar com o dinheiro. A primeira coisa que você tem que fazer para ser mais bem sucedido é mudar esses padrões.

Exemplos clássicos de como somos ensinados a ter uma postura negativa com relação ao dinheiro é a forma como nossos pais nos criam. Sabe aquela frase clássica “Dinheiro não dá em árvore”? É uma abordagem negativa.

Outro exemplo é a relação entre o homem e mulher na casa. Se quando você era criança e pedia dinheiro à sua mãe ela respondia “pede para o seu pai” isso pode ter ensinado a você que mulheres não sabem lidar bem com questões financeiras. Mas não é verdade.

Os Segredos da Mente Milionária vai fazer você reconfigurar a sua mente e reaprender tudo sobre dinheiro a fim de conquistar outro patamar na vida.

O Ponto da Virada — Malcolm Gladwell

Malcolm é colunista da New Yorker desde 1996. Ele escreveu este livro para explicar o momento da virada, que é quando uma tendência chega a um patamar e se espalha em uma velocidade assustadora.

Ele analisou os padrões repetidos por coisas que se espalham e chegam à massa. Todos os conceitos podem ser usados por você para fazer suas ideias conquistarem o grande público.

No livro, ele faz uma analogia entre as tendências e os vírus (de doenças mesmo, como o da gripe). Da mesma forma como a estação do ano faz a doença se espalhar mais fácil, certas características do ambiente fazem uma tendência explodir.

O autor explica ainda a atuação dos influenciadores. Malcolm diz que apenas uma pequena porcentagem dos infectados são responsáveis pela maior parte das transmissões do vírus.

Assim, existem grandes responsáveis por uma ideia chegar ao ponto da virada. Quer saber mais sobre como fazer seu produto ou serviço cair no gosto das pessoas? Não deixe de ler.

blink-comportamento-humano-12-minutos

Blink — Malcolm Gladwell

Esta obra, também de autoria de Malcolm Gladwell, foi publicada na sequência do livro anterior e teve grande sucesso.

Neste caso, ele procura entender a intuição humana. É uma grande ajuda para quem se vê perdido em meio a tantas informações e não sabe muito bem porque toma certas decisões.

Malcolm mostra que, mesmo quando analisamos algo logicamente, estamos usando nossa intuição de alguma forma. Mas isso nem sempre é ruim.

Na verdade, nossa intuição pode tomar decisões melhores do que a razão em alguns casos. Só é preciso evitar que ela seja influenciada por fatores negativos, como o preconceito, por exemplo.

Ele resume o nosso processo de decisão em duas estratégias distintas. Uma é mais demorada e requer mais energia: é quando analisamos algo logicamente e exaustivamente até chegar à decisão mais racional.

A outra é mais rápida. É a da intuição, que consome menos energia e por isso é usada em situações que requerem uma atitude imediata. Ela é feita com base em muitos fatores que nem percebemos racionalmente.

Com base em pesquisas ele explica como somos capazes de adivinhar o melhor caminho sem entender muito bem porquê.

Quer desvendar este mistério? Leia Blink — a decisão num piscar de olhos.

as-armas-da-persuasão-comportamento-humano-12-minutos-21-anos

As Armas da Persuasão — Robert Cialdini

A persuasão é uma habilidade extremamente necessária no mundo dos negócios.

Robert é PhD em Psicologia e esse livro é uma referência para as áreas de marketing e vendas.

Resultado de um estudo de 35 anos, a obra se aprofunda no entendimento do motivo pelo qual as pessoas mudam de comportamento.

São 6 princípios fundamentais que causam mudança: reciprocidade, comprometimento e consistência, prova social, apreciação, autoridade e escassez.

Todos os dias, de garçons a consultores praticam esses princípios a fim de fazer você dizer sim para o que eles querem. Tudo é baseado em encontrar um padrão de pensamento e trabalhar para alterá-lo. Quem tem percepção aguçada identifica isso sem nem perceber.

Ele cita, por exemplo, um caso em que um e-mail com cupons de desconto foram enviados sem o desconto de fato. Mesmo assim, a taxa de compra foi a mesma de mensagens anteriores com o desconto real.

Se você deseja saber porque isso acontece, não deixe de ler.

never-split-the-difference-12-minutos

Never Split the Difference — Chris Voss

Chris dedicou a carreira toda à arte de negociar. Foi agente do FBI e da e agência da polícia federal americana, construindo sua carreira negociando sequestros e outros crimes. No livro, ele compartilha tudo o que aprendeu nas mais diversas situações.

É útil não só para casos extremos, como os que ele viveu com criminosos. É preciso negociar no dia a dia, no trabalho, na família, comprando uma casa, etc.

Sequestros acontecem há milhares de anos. São mencionados desde o Velho Testamento da Bíblia, onde os reféns eram sequestrados durante guerras e então utilizados para manipular o inimigo.

Acontece que antes as pessoas lidavam com isso utilizando a força bruta. A ordem era atirar até que os reféns estivessem a salvo. Muitas mortes acontecem por causa disso, até mesmo de inocentes.

Foi então que percebeu-se uma necessidade de utilizar técnicas de negociação. Nasceu assim o Projeto Harvard Negotiations. Os estudos concluíram que o processo de negociação deve utilizar a tendência humana de pensar com a intuição para convencer.

Se o que você quer é desenvolver a sua inteligência emocional para negociar melhor, precisa ler esse livro.

Gostou desse post?

Se você curtiu esse post, eu agradeceria muito se você pudesse deixar um comentário, marcar aquele seu amigo que pode se interessar ou mesmo compartilhá-lo!

PS: No 12minutos, temos microbooks de todos os livros que citamos, em um formato super fácil de consumir, em texto e áudio. Baixe o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Happy reading!

Like what you read? Give 12 Minutos a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.