Melhores do Mundo Fifa— Sem CR7 e Messi

Nessa Eurocopa Iniesta esta jogando muita bola e fui conferir a lista dos Melhores do Mundo da Fifa pra ver como ele havia se saído nos últimos tempos. Então me veio aquela famosa ideia do “E se… Cristiano Ronaldo e Messi não participassem do Prêmio?”

Peguei os selecionados pela Fifa como os 10 melhores do mundo e retirei os dois craques. Como CR7 e o 10 argentino revezam o primeiro e segundo lugar desde 2008 (a exceção foi 2010, quando Cristiano ficou em sexto) basicamente o terceiro virou primeiro, o quarto segundo e o quinto terceiro.

Além de uma lista muito mais equilibrada, é possível concluir que:

- Assim como dominou as seleções nos gramados, a Espanha também dominaria o prêmio de Melhor do Mundo entre 2008 e 2012, com Xavi e Iniesta com merecidos dois prêmios cada cada.

- Copa do Mundo e Eurocopa fazem diferença sim. Torres bateu uma bola em 2008 e decidiu a Euro; Iniesta fez o gol do título Mundial e foi o melhor jogador da Eurocopa 2012; Neuer foi o símbolo do time da Alemanha campeã em 2014. Todos teriam uma bola de ouro.

- Demoraria apenas três anos para um brasileiro voltar ao top 3 do mundo, Neymar já teria sua bola de ouro e Kaká teria mais dois prêmios de segundo lugar.

- Mesmo sem Messi, o Barcelona teria cinco prêmios com três jogadores diferentes e o Real Madrid com todo investimento do mundo não tem nenhum. Ou seja, se o CR7 quiser ganhar um zilhão de Euros, paga porque vale.

- Falcao jogou a carreira no lixo ao ir para o Mônaco. Se escondeu do mundo, estourou o joelho e hoje não consegue ser reserva em um clube europeu.

- Ibra, Robben, Müller, Lewandowski… grandes jogadores teriam o devido reconhecimento pelas grandes temporadas que fizeram.

*BÔNUS — Em 2007, Kaká foi eleito o Melhor do Mundo, com Messi em Segundo e Cristiano Ronaldo em terceiro. Sem os dois, o segundo seria Drogba e o terceiro Ronaldinho.

Fernando Torres

Fez 81 gols com a camisa dos Reds e em 2008 garantiu o título da Espanha sobre a Alemanha. Um melhor do mundo discutível, afinal depois da passagem pelo time inglês a carreira do atacante caiu absurdamente.

Todos os gols do atacante pelo Liverpool

Melhores momentos da final da Euro

Xavi

Seria duas vezes melhor do mundo com justiça. Pelo Barcelona, tem mais troféus que muito time e dava o ritmo da seleção espanhola que dominou o mundo entre 2008 e 2012.

Vídeo só com aqueles lançamentos que dá pra fazer com o triângulo e L1 bolinha no controle

Iniesta

O cara nasceu com uma coisa que não se ensina: culhão para decidir. Podem falar o que quiser do Pep Guardiola, melhor treinador etc e tal, mas ele nunca seria nada sem o gol do Iniesta contra o Chelsea no último minuto. Fora o gol decisivo contra a Holanda. Respeito máximo e dois prêmios pra ele.

Ribery

Melhor jogador da Europa em 2013, Ribery ganhou literalmente tudo com o Bayern de Munique naquele ano. Símbolo e líder do time, teria também o Melhor do Mundo na prateleira.

Neuer

Foi o representante da Alemanha na festa do Melhor do Mundo. Jogar com os pés se tornou uma obrigação graças ao goleiro, que funciona como um líbero e em baixo das traves é um monstro.

Neymar

Um terceiro lugar e um Melhor do Mundo. Melhor jogador do Brasil disparado, o craque teria conquistado a honraria de Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Romário e Rivaldo.

Like what you read? Give Fábio Gomes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.