5 bons restaurantes em Lisboa, para 5 dias de férias.

Largo 31
5 min readJul 30, 2018

To read this article in English, click here.

Petit Gateau de Caramelo, do Restaurante 31 d’Armada

É impossível visitar Lisboa sem regressar de barriga cheia. Dos Pasteis de Bacalhau ao Polvo à Lagareiro, da Cozinha Portuguesa aos sabores do mundo, temos uma lista variada mas para começar selecionámos 5 dos restaurantes novos de Lisboa . Nas próximas semanas partilhamos mais.

Está a pensar visitar Lisboa? Leia também este artigo.

Sentámo-nos à mesa para eleger os melhores restaurantes em Lisboa. Não foi uma tarefa fácil uma vez que, de há uns anos para cá, todas as semanas se inauguram excelentes restaurantes na cidade. Começámos por partilhar as nossas preferências e rapidamente surgiram nomes de restaurantes top, restaurantes da moda, restaurantes saudáveis, restaurantes fine dinning, casual dining, étnicos, portugueses, etc..
Trocaram-se experiências, tentámos definir um critério mas tudo falhou. Quando a oferta abundante de restaurantes em Lisboa se junta à mesa com o prazer de comer em espaços charmosos e com um serviço de exceção, o resultado é uma seleção muito diversificada. Optámos então por lhe servir um menu degustação selecionado com 5 opções, mas muito bem recheadas.

Conheça a lista daqueles que consideramos ser os 5 mais recentes e bons restaurantes de Lisboa. Bom apetite!

1. TAPISCO — Princípe Real

Estofado de Lentejas com embutidos ibéricos e Ervilhas com Chouriço de Porco Alentejano_Fotografia do website©

Petiscos e tapas para partilhar, acompanhados de vermutes à hora da refeição. Esta é a promessa do Tapisco, um projeto do premiado chef Henrique Sá Pessoa, que promete preparar o melhor das Cozinhas Portuguesa e Espanhola de forma mais informal. Huevos Rotos com Paletilla Ibérica, Bacalhau à Brás com Gema Confitada ou Ervilhas com Chouriço de Porco Alentejano e ovo a baixa temperatura são as nossas sugestões. Experimente e conte-nos como foi.

2. 31 D’ARMADA — Alcântara

Sala principal do restaurante 31 d’Armada

Para nós, este é só um dos melhores restaurantes em Lisboa. O espaço foi recuperado mas a sua história está bem visível nos murais em azulejo pintado do séc. XVIII. A nova decoração com apontamentos de Art Déco acentuou-lhe o charme e a deliciosa Cozinha Portuguesa Contemporânea, com um toque mediterrânico, fazem as delícias de quem por aqui passa. Com duas salas cheias de requinte e uma encantadora esplanada, este é um dos melhores restaurantes em Lisboa para almoçar, jantar ou petiscar. Do saboroso menu destacamos o Carpaccio de Bacalhau Fresco com azeitona, limão e tomate; a Dourada com Amêndoa acompanhada de Risotto de Lima e a Vitela Branca Maturada com Linguini de Trufa. Ah! E não se esqueça da atração da casa, no final — o famoso Petit Gateau de Caramelo.
Aberto de segunda a domingo, 12:30–2:00 da manhã.

3. PRADO — zona da Sé de Lisboa

Ouriços marinhos da costa portuguesa_Fotografia do website©

“O Prado celebra o melhor que Portugal tem para oferecer, da terra ao mar….ingredientes nacionais, sazonais e frescos. Basicamente, se não for da época, não vai à mesa.”. As palavras não são nossas mas assinamos por baixo. Esta é uma opção saudável e consciente para quem procura almoçar ou jantar num dos poucos restaurantes em Lisboa que aposta em produtos realmente frescos. O espaço decorado de forma contemporânea a destacar a ideia de prado é cenário para o desfile de pratos de um menu que vai variando e criando água na boca: Caldo de Porco Preto, cenoura e cevada, Tártaro de Vaca Barrosã e couve galega grelhada ou até invulgares Ouriços marinhos da costa portuguesa, são apenas alguns exemplos do que o espera. Os vinhos biológicos têm aqui também o seu grande destaque.
Serve das 12:00 à meia-noite.

4. VALDO GATTI — Bairro Alto

Restaurante Valdo Gatti_Fotografia do website©

Se lhe apetecer variar um pouco da comida portuguesa e lhe faltar ideias sobre onde comer em Lisboa, temos mais uma sugestão a sair do forno, ali para os lados do Bairro Alto. Debaixo da promessa “Genuíno. Simples. Bom.” prepare-se para se sentar à mesa com uma pizza artesanal italiana elaborada unicamente com produtos biológicos e com uma massa fermentada bem ao jeito da nona (palavra italiana para se referir à avó).
Obrigatório e nada caro. Ciao!
Aberto de segunda a domingo, 12:00–23:00.

5. O MARISCADOR — Campo Pequeno

O Mariscador_Fotografia do website©

O que não faltam são restaurantes em Lisboa, mas marisqueiras como esta há poucas!
Liderado pelo chef Rodrigo Castelo esta marisqueira de autor inova pelo facto de servir também marisco de rio, como a camarinha, o lagostim ou o caranguejo.
Rodrigo Castelo, também chef da Taberna Ó Balcão, em Santarém, estreia-se em Lisboa, na Praça de Touros do Campo Pequeno.
Para além da aposta em petiscos que poderão ser surpresa até para os portugueses (não vamos revelar mais) pode sempre contar com a companhia do pão tradicional e da manteiga caseira.
Este é um espaço que se quer informal, animado e com uma rica oferta do peixe e mariscos mais frescos, servidos com um toque especial. Fica o desafio.

E agora que já conhece 5 dos restaurantes novos de lisboa só nos resta fazer uma última pergunta: vai marcar mesa para quais?

Nas próximas semanas, vamos partilhar mais da nossa lista dos melhores restaurante em Lisboa. Por isso, não deixe de acompanhar tudo, a cada duas semanas, no mais apetitoso blog de Lisboa.

Quer visitar Lisboa? Leia também aqui.

Siga-nos todos os 15 dias. Será um prazer partilhar as nossas paixões.

* * * * * A Equipa do 31
Nós somos a equipa do restaurante 31 d’Armada e de duas em duas semanas convidamo-lo para a nossa mesa, onde vamos partilhar as novidades na vida de uma cidade e de um país que não param de lançar charme.
Bem-vindo a Lisboa. Bem-vindo a Portugal.

--

--

Largo 31

Aqui come-se, bebe-se e partilha-se o melhor de Lisboa e Portugal. Porque é à mesa que tudo acontece. Nós somos a equipa do restaurante 31 d'Armada. Bem-vindos!